Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. Curso sobre carros elétricos e híbridos acontece em São Paulo

Curso sobre carros elétricos e híbridos acontece em São Paulo

MEC-TEC, escola profissionalizante automotiva há um ano no mercado, fornece aulas práticas sobre reparo automotivo em veículos movidos a energia elétrica

Everton Pires
26 de março de 2019

Aconteceu neste início de ano a inauguração do curso de carros elétricos e híbridos da escola MEC-TEC, localizada na Vila Carrão, zona leste de São Paulo. 

O curso é destinado para reparadores e interessados no funcionamento de veículos movidos a energia elétrica. As aulas teóricas e práticas abrangem desde conceitos históricos até a parte técnica do motor. 

Fábio Alves Pereira, diretor e fundador da MEC TEC, escola para formação e capacitação de profissionais automotivos, explica o objetivo do curso. “O objetivo da MEC TEC é começar a preparar os reparadores para quando esse tipo de veículo chegar nas oficinas, eles não sofrerem nenhum impacto”.  

O curso possui muita dinâmica e permite que o aluno tenha bastante contato com a prática. Segundo Fábio, são 70% de aulas práticas e 30% de teoria. O reparador irá receber uma grande quantidade de conteúdo técnico. 

Emerson Ventura, 45 anos, é um dos alunos do curso. Reparador, já entrou em contato com veículos de motorização elétrica, por exemplo o Toyota Prius e o BYD e5 (modelo analisado durante o curso). A tendência do mercado foi um dos fatores para procurar a MEC-TEC e se especializar. “O motivo de eu participar é justamente por enxergar que há muitos veículos elétricos e híbridos rodando em São Paulo. Quero me antecipar para estar a par do que está acontecendo no mercado e não ficar ultrapassado”, explica. 

Sobre a parte técnica, Emerson acredita que deverá aprender novos recursos para reparar um modelo eletrificado com tranquilidade. “Vamos ter que adquirir outras ferramentas, que não são as mesmas da oficina, e o conhecimento. A mecânica é a mesma. É mais questão de equipamentos e ferramentas”, analisa. 

Além de reparadores, outros profissionais, como o metalúrgico Fabiano Araújo, de 34 anos, marcaram presença. Fabiano participa do seu segundo curso na escola, o primeiro foi de auxiliar de mecânica automotiva, e justifica a escolha: “a MEC-TEC foi uma boa escolha de escola para eu me profissionalizar. Agora, fazendo mais cursos, vai agregar mais conhecimento.”  

O metalúrgico aplica os conhecimentos obtidos em seu próprio carro e, com o curso de carros elétricos, espera aumentar o seu conhecimento automotivo. “O curso está sendo uma ideia nova que está no mercado. Ser logo um dos primeiros para agregar conhecimento”. 

O professor de motores Ciclo-Otto da MEC-TEC, Clóvis Takigami, aproveitou a oportunidade e se sentou junto aos alunos para aprender sobre carros elétricos. “Hoje é futuro. Na Europa já estão eliminando todas as partes poluentes. Estão aparecendo muitas tecnologias novas”. 

Um ponto a pensar é o custo de reparo desses veículos. Sabemos do preço exorbitante de um modelo elétrico, porém o seu reparo não assusta tanto por enquanto. “Hoje, uma pastilha de freio para carro elétrico custa 120 reais, quase o preço de uma pastilha de um carro popular. O sistema elétrico acaba sendo uma coisa diferenciada no valor, mas o custo de reparo mecânico é a mesma coisa”, esclarece o diretor da MEC-TEC. 

O veículo disponível nas aulas práticas é o sedã chinês e5. Produzido pela montadora chinesa BYD (Build Your Dreams), o veículo tem motor elétrico com 217,5 cv de potência e 31,6 kgfm de torque.  

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
ZF Aftermarket amplia portifólio e lança novos amortecedores de cabine SACHS para linha pesada.
Em Foco
Em Foco
Jovens brasileiros disputam vagas na WorldSkills, o maior campeonato de educação profissional do mundo
Em Foco
Em Foco
Ram 3500 e 1500 registram alta nos emplacamentos em agosto