Comportamento
Nos primeiros quilômetros rodados já se pode perceber que o carro esta mais esperto que os outros modelos da marca que utilizam a mesma motorização, devido ao escalonamento mais curto das duas primeiras marchas e do diferencial, o que da disposição extra para carregar os 650kg de carga útil que tem capacidade nos 1151 litros da maior caçamba da categoria.
Mesmo sem nenhuma carga o rodar é confortável graças ao bom acerto da suspensão e aos altos pneus 185/ 65 R15 H de uso misto, que devem ser calibrados com 262kpa (38psi). Apesar de precisar de um curso longo do pedal, a frenagem é bem eficiente, e possui duas válvulas reguladoras de pressão na traseira, uma para cada roda, distribuindo bem a pressão hidráulica e evitando o travamento das rodas quando a traseira estiver leve.
O acionamento da embreagem é por cabo auto-ajustável e deixa o pedal alto. Aliando isto a rápida subida de giro do motor que é bem sensível ao toque do acelerador, torna a adaptação do modo de dirigir, mesmo dos mais experientes, um pouco mais lenta.
A direção hidráulica se mostrou um pouco pesada com o carro parado, herança dos modelos anteriores da Peugeot, gerando até a dúvida de alguns reparadores se era ou não hidráulica. Por não ser progressiva, recebeu um acerto intermediário, que não a deixasse muito pesada nas manobras e nem muito leve em velocidade. Outra má herança constatada foi o sensor de pressão hidráulica do sistema de direção, que aos 10 mil km, já apresenta vazamento.
Suspensão
Apesar de a suspensão dianteira ser derivada do 207, a Peugeot informa que nem todas as peças são intercambiáveis, pois devido a maior capacidade de carga útil e diferentes condições de utilização, recebeu nova calibração, porém visualmente não apresenta diferenças, mantendo as longas bieletas e as frágeis buchas de bandeja, que Carlos Bernardo recomenda, em caso de manutenção, instalar uma bandeja completa original.
A suspensão traseira, derivada da Partner, tem funcionamento independente nas duas rodas, utilizando barras de torção transversais e barra estabilizadora. Traz como principal diferença o amortecedor, que trabalha praticamente na horizontal, com o intuito de não ocupar espaço na caixa de roda, proporcionando maior espaço na caçamba.
Transmissão
O escalonamento das marchas está muito bem equilibrado e mantém o motor trabalhando na faixa de rotação onde desfruta de torque abundante nas acelerações e retomadas, e ao mesmo tempo, permite viajar a uma velocidade constante com rotações baixas, que gera um baixo nível de ruído e consumo de combustível, veja o quadro abaixo. Aproveitamos os testes no dinamômetro para aferir o velocímetro e constatamos um grande erro, de 8km/h. A velocidade final real medida foi 212km/h.
O óleo recomendado para esta caixa é o Esso ou Total de viscosidade 75w80.
Parametros do sistema de injeção
A partir desta edição vamos coletar os parâmetros mais relevantes dos sensores e atuadores nos veículos testados para essa coluna, como são veículos praticamente novos e em perfeito funcionamento, servirá como uma base mais realista para comparação nos serviços de manutenção, já que os valores indicados como parâmetros nos scanners, tem uma faixa muito grande e nem sempre dão a certeza de o valor lido estar ou não dentro do ideal.
Motor
O motor 1.6 de 16v com duplo comando no cabeçote já é bem conhecido e tem boa fama entre os reparadores por ter boa durabilidade e potência. Possui bobina de ignição integrada em uma única peça localizada logo acima das velas, dispensando o uso de cabos.
O filtro de óleo do motor é do tipo ecológico, substituindo apenas o refil e fica localizado bem ao lado do coletor de escapamento, exigindo atenção para evitar queimaduras quando for fazer a substituição com o motor quente. Os coxins, superior e inferior, devem sempre ser analisados nas revisões, pois não costumam ter boa durabilidade.
A Peugeot recomenda dois tipos de óleo para este motor, o Toatl Quartz 7000 de viscosidade 15w40 para regiões de clima predominante quente, e Total Quartz 9000 de viscosidade 5w40 para regiões de clima misto. O prazo de troca é 12 meses ou 10.000 km, devendo ser reduzido pela metade quando utilizado em condições extremas.
No dinamômetro
A potência de 113cv a 5600rpm, e o torque de 15,5kgf.m declarados pela montadora foram superados, 115,2cv a 5425rpm e torque de 16,2kgf.m, disponível quase integralmente desde as baixas 3400rpm, que para um motor de 16 valvulas fica bastante interessante.
As medições foram feitas em 4ª marcha, por ser a mais próxima da relação de 1 para 1 que diminui a margem de erro. Foram feitas três puxadas seguidas para analisar se há queda de potência e torque em maiores solicitações, e os resultados foram praticamente os mesmos, sem nenhuma variação relevante.
Nas diversas medições que já fizemos em nosso dinamômetro, percebemos que é uma característica dos motores multivalvulas, apresentarem uma potencia maior que a declarada e em rotações mais baixas, principalmente depois de aquecido.
Sistema de Injeção
Este veículo é equipado com o sistema de injeção Bosch 7.4.9, que utiliza os mesmos sensores dos demais modelos da marca que utilizam o sistema Bosch 7.4.4 assim como a sonda Planar, que proporciona um controle mais rápido do aquecimento da mesma, emitindo menos poluentes na fase fria.
A novidade neste sistema fica por conta da adaptação de combustível, que não era disponibilizada no sistema 7.4.4. A adaptação de combustível inicia-se no valor de 20% de Álcool, sendo incrementada de 5% em 5%, até o valor total de 100%, existindo assim, 17 possibilidades de incrementos.