Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em breve na sua oficina
  4. /
  5. Crônica de uma consumidora na oficina

Crônica de uma consumidora na oficina

Ao entrar no carro pela primeira vez, tive uma confortável surpresa: senti-me mais alta que o normal (o que era de esperar para uma perua cross)

Vivian Martins Rodrigues
18 de janeiro de 2012

Foi à primeira situação que me agradou, já que o regulador de altura me foi útil. Os comandos são fáceis de manusear, o volante confortável e o câmbio, manual, responde rápido e macio.  Notei todos os detalhes, inconscientemente, como consumidora e lembro-me de ter pensado que era um carro que compraria. Externamente os faróis, com máscara negra, chamam atenção. Internamente, espaçoso, bancos com tecido Malharia Sound e com acabamento interno que aprovei. Ao guiá-lo, senti estabilidade nas curvas, o que pode ser efeito dos pneus mais largos. O destino era o bairro Chácara Santo Antônio, em São Paulo. No caminho, fui surpreendida por um Honda Civic que comportava um motorista nada habilidoso. Freei bruscamente, pois o individuo parou de repente na minha frente e, em plena marginal, senti o poder do ABS. Agradeci pela resolução que exige, a partir de 2014, a obrigatoriedade deste item de segurança. No asfalto, o Space Cross desempenha seu papel com desenvoltura, espero um dia testá-lo na terra.

Chegando à oficina, o grande desafio estava por vir: desvendar o que o Space Cross oferecia de vantagens e desvantagens ao reparador que, em breve, verá esse modelo em sua oficina. Após analisar o carro de todos os ângulos, inclusive ao ser erguido no elevador, tive a experiência que todo consumidor deveria ter.

Análise do reparador

O reparador afirmou que a suspensão dianteira aumentou 33 mm, a traseira aumentou 35 mm, sendo 5mm em ambas apenas pelo novo perfil dos pneus aro 15, que agora são 205/55.

O motor, EA 111 VHT, com 1.6 L e 104 CV (quando abastecido com etanol), possui o sistema drive-by-wire, eletrônica aplicada ao acelerador, que é a tendência dos carros flex. Os bicos injetores estão posicionados como no modelo anterior e o sensor de temperatura encontra-se no cabeçote, que continua sendo de alumínio.

Também alerta que, para reparar este carro, é necessário entender de injeção eletrônica e possuir scanner atualizado. O espaço do motor permanece igual, assim como alguns componentes: vaso do reservatório, sensor de pressão do coletor, modo de ignição localizado na própria bobina, sensor de fase, cabos de vela e correia dentada. O veículo possui 2 sondas lambdas: a primeira diz respeito à eficiência do motor conforme a queima; a segunda, mede a eficiência do catalisador.

Normalmente, quando este veículo passa por um buraco grande ou uma lombada capaz de danificar a roda, a bandeja entorta. O reparador, quando troca a bandeja, não consegue enquadrar a geometria do veículo. O reparador indica trocar o quadro completo, as buchas, mangas e rolamento.

Dica: O lubrificante correto a ser utilizado e a quantidade estão especificados no manual do proprietário.

A classificação adequada é a que vem descrita e vai atingir o torque sugerido.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em breve na sua oficina
Em breve na sua oficina
Ford Maverick 2022 desperta a curiosidade dos reparadores por ser a nova picape
Em breve na sua oficina
Em breve na sua oficina
ZOE é o carro elétrico fabricado pela Renault que representa a sua terceira geração
Em breve na sua oficina
Em breve na sua oficina
VW Nivus no Brasil, Taigo na Europa - é o carro brasileiro avaliado por nossos reparadores