Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em breve na sua oficina
  4. /
  5. Avaliação Tiguan 2.0 TSI. Turbocompressor e injeção direta geram desempenho e economia

Avaliação Tiguan 2.0 TSI. Turbocompressor e injeção direta geram desempenho e economia

Testamos o modelo Tiguan 2.0 TSI 16V 4Motion. Entenda mais no decorrer da matéria as nomenclaturas deste modelo surpreendente, com recursos tecnológicos que otimizam a potência e diminuem a emissão de poluentes.

Da Redação
16 de maio de 2012

Lançado mundialmente em 2007, o Volkswagen Tiguan recebeu uma reestilização no final do ano passado e chega, em detalhes, para o leitor do Jornal Oficina Brasil. O modelo testado vem equipado com teto solar panorâmico, Park Assist II (assistente de estacionamento em vagas paralelas e também transversais), sistema KESSY (abertura, fechamento e partida do veículo sem uso de chave), freio de estacionamento com acionamento eletrônico e sistema auto-hold (mantém o veículo parado em aclives por alguns segundos, depois de tirar o pé do pedal do freio).

Fomos à Auto Mecânica Scopino, na zona norte de São Paulo e o consultor técnico Roberto Passos de Almeida Jr. nos apresentou as principais características técnicas.

2.0 TSI

O motor 2.0 Turbo TSI 16 válvulas do Tiguan, (TSI: Turbo Fuel Stratified Injection, em português, injeção estratificada de combustível com turbo) nada mais é que um motor FSI (o mesmo do Passat), somado a um turbocompressor (foto 2), que eleva a potência em cerca de 50 cv. Em nossa avaliação, notamos uma reação extremamente forte e imediata do motor quando se pisa fundo no acelerador eletrônico, graças aos 200 cv de potência a 5.100 rpm e 28 kgfm de torque, entre 1.700 e 5.100 rpm. Com peso do Tiguan de 1.585 quilos, temos uma relação peso/potência de 7,92 kg por cv.

INJEÇÃO DIRETA

Em motores de sistema indireto, a injeção de combustível é feita no coletor de admissão, durante a descida do pistão, onde a válvula abre e injeta o combustível, trabalhando com uma pressão entre 2,5 e 3,0 bar. No sistema TSI, a injeção da gasolina também pode ocorrer diretamente na câmara de combustão, mesmo durante a fase de compressão. Para isso, possui duas bombas de combustível: uma elétrica principal, de baixa pressão (localizada dentro do tanque) e uma mecânica de alta pressão (foto 3) e ativada pelo came do comando de válvulas. Este sistema de injeção direta trabalha com uma pressão maior (50 bar em marcha lenta e 110 bar em exigência total), oferecendo uma maior quebra de moléculas e melhorando a mistura ar/combustível. Resultado: maior potência e torque (desde as baixas rotações), economia de combustível e redução de emissão de poluentes. Na foto 4 temos: 1) Alimentação da bomba mecânica; 2) Retorno; 3) Canister. Na foto 5, a entrada do canister.

Estas linhas, de baixa e alta pressão, são monitoradas pela unidade de controle do motor.
Os vapores residuais do óleo formados pelo calor são enviados, através de um respiro, voltam para o coletor de admissão e são queimados novamente na mistura com o combustível. Na foto 6, o sensor de pressão do óleo.

A montadora informa que para realizar qualquer manutenção, é preciso conhecer os procedimentos corretos, de acordo com a literatura técnica Volkswagen ou Audi.

Leia mais sobre “Injeção Direta” na matéria exclusiva do site Oficina Brasil.

HOMOGÊNEA X ESTRATIFICADA

Na injeção homogênea, o combustível se mistura ao ar de forma uniforme pela câmara de combustão e entra em combustão com a centelha da vela. Na estratificada, formam-se áreas com diferentes proporções da mistura de ar e combustível.

TRAÇÃO E TRANSMISSÃO

O VW Tiguan é um SUV (Sport Utility Vehicle) médio que utiliza a plataforma do Golf. A versão 2.0 TSI 16V (única disponível no Brasil) tem sistema de tração integral permanente “4Motion”, que distribui a força do motor para as quatro rodas e se adapta às condições de uso, garantindo melhor tração e mais segurança. Dispõe de transmissão automática tiptronic de 6 velocidades (caixa de câmbio de embreagem dupla DSG) e shift paddles atrás do volante.

Avaliação

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em breve na sua oficina
Em breve na sua oficina
Ford Maverick 2022 desperta a curiosidade dos reparadores por ser a nova picape
Em breve na sua oficina
Em breve na sua oficina
ZOE é o carro elétrico fabricado pela Renault que representa a sua terceira geração
Em breve na sua oficina
Em breve na sua oficina
VW Nivus no Brasil, Taigo na Europa - é o carro brasileiro avaliado por nossos reparadores