Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Editorial
  4. /
  5. O Mercado somos nós!

O Mercado somos nós!

Quando Luiz XIV (o Rei Sol) declarou o “L’Étatc’est moi” (o Estado sou Eu) num arroubo típico do auge do absolutismo, na prática se referia a uma realidade fruto de seu poder sobre todas as esferas políticas daqueles longínquos séculos XVII e XVIII.

Cássio Hervé
13 de abril de 2015

Deixando a História de lado por um momento e focalizando nosso mercado de reposição, uma notícia recente reforçou a situação privilegiada do jornal Oficina Brasil como o caminho mais eficiente para atingir este segmento.

Sustenta esta realidade um trabalho recentemente divulgado pelo SINDIREPA-NACIONAL, dando conta que o número de oficinas independentes (dedicadas ao reparo mecânico de automóveis e comerciais leves) é de 76.429 estabelecimentos conforme os dados relativos ao ano de 2014. (Para maiores esclarecimentos sobre estes números veja a matéria especial na página 34).

Por outo lado, quando confrontamos o número de 43.000 oficinas que – comprovadamente – recebem o jornal Oficina Brasil, e fruto de um rigoroso processo de seleção que exige além do CNPJ e foto com geoposicionamento pelo Google, fica claro que nossa publicação cobre 56% deste universo.

Os números atuais do SINDIREPA-NACIONAL jogam luz numa antiga discussão do nosso mercado que começava pelo seu dimensionamento, ou seja, ninguém sabia exatamente o tamanho deste mercado. Sem dados exatos ficava difícil mensurar a demanda de peças em nosso aftermarket, pois como sabemos ela nasce na oficina mecânica e a ausência deste dado primordial, inviabilizava uma conta definitiva.

Inúmeras vezes a equipe da CINAU – como num desafio de solucionar uma equação do segundo grau – chegou a estimar o número de estabelecimentos de reparo a partir de dados da frota (este disponível), do número médio de passagens das oficinas (o tal número “PI” sintetizado pela CINAU), entre outros dados, chegando a uma quantidade muito próxima a esta que agora é confirmada como oficial. Porém, ainda que muito bem fundamentada, tratava-se de mais uma estimativa.

A partir de agora não temos mais a necessidades de desenvolver cálculos e modelos estatísticos complexos para estimar: simplesmente passamos a trabalhar em cima de números oficiais, e neste sentido nós do Oficina Brasil ficamos muito satisfeitos pois a partir de nossa estimativa, divulgamos na capa de nossa publicação um selo que indicava que atingíamos 54% do mercado, em verdade – e agora de forma comprovada – atingimos 56%!

Isso prova que a CINAU conhece profundamente o mercado de reposição e seus estudos, guardam muita acuidade, e no nosso caso – apesar do inequívoco apelo de marketing desta informação – fomos conservadores em nossa estimativa.

Em uma análise minuciosa e acurada do estudo sobre os números de oficinas no Brasil divulgado pelo SINDIREPA-NACIONAL, encontramos ainda um percentual relevante de estabelecimentos operando na condição de Micro Empreendedores Individuais - MEI (empresas não assinantes do jornal Oficina Brasil). Podemos deduzir que graças ao criterioso sistema de concessão de assinatura “nossas” 43.000 oficinas (ou 56% do mercado) compõem um grupo diferenciado e com maior capacidade de gerar demanda de peças (um pouco do princípio 80/20).

Neste novo cenário, agora oficial, do número de oficinas podemos fugir um pouquinho da tradicional parcimônia, cautela e precisão da CINAU e parafraseando o Rei Sol, dizer: “O Mercado somos nós!”!

Aproveite mais esta edição do Jornal Oficina Brasil para compartilhar com quase 60% do mercado de reposição as preciosas informações que chegam hoje às suas mãos.

Cássio Hervé
Diretor

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Editorial
Editorial
UMA PROFISSÃO
Editorial
Editorial
2023, um ano com o dobro de oportunidades
Editorial
Editorial
O Novo Normal