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O desafio do labirinto...


Nos últimos anos a cadeia comercial do mercado de reposição de veículos leves e comerciais leves sofreu mutações radicais com o surgimento de novos players

Por: Da Redação - 01 de maio de 2021

Nos últimos anos a cadeia comercial do mercado de reposição de veículos leves e comerciais leves sofreu mutações radicais com o surgimento de novos players.

Apareceram outros modelos de negócios com diferentes graus de eficiência, mas com o mesmo desafio, abastecer a origem da demanda - a oficina. E tal realidade se faz mais crítica em um país continental como o Brasil, esta situação fica mais desafiadora quando temos que considerar os hábitos de compra das oficinas, que dependem diretamente de seu porte. 

Neste cenário enxergamos as indústrias numa posição de fragilidade, pois seus parceiros comerciais podem não ser ou estar sendo os mais eficientes para fazer seu produto chegar na região certa, para a frota certa, na oficina certa, no momento certo, compondo um conjunto de valores muito mais significativos do que o famigerado preço.

Diante dessa realidade só há uma saída, entender a formação da demanda. Há quem entenda que estes estudos são supérfluos e desnecessários, mas para outros tornou-se uma questão de sobrevivência no aftermarket automotivo. O investimento em área de pesquisa e BI (Business Intelligence) como foco no “hot spot” do mercado de reposição, ou seja, a oficina mecânica independente, é o que garantirá a sustentabilidade da operação no médio e longo prazo.

Observando esta realidade e refletindo sobre o tema, o Grupo Oficina Brasil, que ao longo de 30 anos construiu a mais eficiente plataforma de interação com mais de 53 mil oficinas mecânicas, recentemente desenvolveu o conceito de serviços de Consultoria de Negócios (BUSINESS) denominado DEMAND DRIVEN COMPANY.

Como o nome já esclarece esta é uma consultoria especializada na avaliação da supply chain para o mercado de reposição, que oferece às empresas uma nova forma de atuar no aftermarket orientando a operação não apenas pela força PUSH (junto aos parceiros comerciais) mas pela vital força PULL, que parte de quem decide a aplicação de seu produto, ou seja, a oficina mecânica.

Este inédito serviço é oferecido pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva) área de pesquisa e BI do Grupo Oficina Brasil e trabalha em sintonia com a consagrada área de comunicação do Grupo (BRANDING).

E se por acaso sua empresa esteja sofrendo na operação de aftermarket com os efeitos negativos da “síndrome do labirinto” da supply chain como perda de market share, queda na rentabilidade, giro de estoque, a eterna pressão sobre o preço e outras mazelas que se repetem quem sabe não é hora de agregar a cultura DEMAND DRIVEN COMPANY à sua estratégia e virar este jogo? 

Afinal o sucesso no mercado de reposição não depende apenas das estratégias e esforços de OFERTA,  mas também do novo “divisor de águas” entre as empresas que investirão no entendimento da DEMANDA e as outras que farão as coisas da mesma forma esperando resultados diferentes. Ou seja, perder-se ou superar o desafio labirinto.

Grupo Oficina Brasil