Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A razão desta relevância é simples, a origem da demanda no mercado de reposição nasce da frota circulante e a Fraga Inteligência de Mercado há 35 anos vêm estudando a indústria automotiva e é reconhecida como a principal autoridade desse assunto.
Além do comportamento da frota, neste conteúdo, a equipe da Fraga avalia outras questões que estão impactando o aftermarket como a nova composição da cadeia comercial, que hoje abriga novos players, mas com o foco comum em aumentar a eficiência no atendimento do principal cliente: a oficina mecânica independente.
Outro assunto importante diz respeito ao trabalho desenvolvido pela Fraga na elaboração de catálogos de aplicação. Este trabalho é considerado crucial para a eficiência da cadeia de reposição independente, pois a pluralidade de modelos de veículos e fornecedores de autopeças só faz aumentar, e as chances de comprar peças erradas crescem na mesma proporção. Também a ausência de um catálogo “interativo” e “amigável” é um dos principais gargalos do comércio eletrônico de autopeças por parte do principal consumidor: a oficina mecânica. Neste sentido a equipe da Fraga esclarece que já dispõe da “Master Auto” e “Intelli Auto”, duas poderosas ferramentas para sobrepujar este gargalo de nossa indústria.
A importância dessas ferramentas fica mais evidente quando a própria Fraga projeta para 2025 que os 10 modelos mais vendidos representarão apenas 32% da demanda de peças de reposição, invertendo um jogo de décadas no qual o dimensionamento de estoque dos distribuidores podia ser feito pela “histórico de vendas”.
Outro ponto interessantíssimo levantado pela equipe da Fraga é que a frota circulante no Brasil pode ser considerada a mais “limpa” do mundo. Um fato altamente positivo num momento mundial de preocupação com o meio ambiente, mas este fato que traria orgulho para nós brasileiros certamente não ganhará publicidade, pois a campanha “anti-Brasil” promovida pela maior parte da mídia nacional não terá interesse em registrar. Lamentável.
Há muito mais coisas interessantes para conferir na matéria da equipe da Fraga, mas um fato em especial anima muito a “turma” do aftermarket e diz respeito ao envelhecimento de nossa frota circulante que deverá bater 11,25 anos de idade média em 2025. Considerando que há questão de uns seis anos tínhamos uma das frotas mais jovens do mundo este é um fato positivo que acelera a demanda por peças de reposição.
É nossa frota na “melhor idade”!
No mais aproveite esta edição do Oficina Brasil recheada de informações de mercado (PULSO DO AFTERMARKET) e muito conteúdo técnico. Por último e não menos importante confira os anúncios (produto, institucionais e Call to Action) , pois numa mala direta, com público altamente qualificado, a mensagem publicitária é tão apreciada e consumida quando o conteúdo editorial.
Grupo Oficina Brasil