Mais um ano termina, e um ano muito desafiador, de aprendizados e lições da pandemia em que fica claro que a prevenção são os melhores e mais eficientes remédios, que a vacinação e o uso de máscaras e protocolos de limpeza e distanciamento social são o verdadeiro efeito preventivo do ser humano. E de manutenção preventiva, nosso setor, é craque há décadas.
Na última edição do ano, sempre lembramos do dia 20 de dezembro, Dia do Reparador Automotivo, nada como ter um editorial diferente, com um colunista que há décadas escreve, faz parte do time, veste a camisa e transmite conteúdo pelas páginas do Jornal Oficina Brasil e pelas aulas do Notícias da Oficina VW, e que está sempre envolvido na mecânica, às vezes com as mãos sujas de graxa, ou no computador, muitas vezes lecionando, ou utilizando scanners e osciloscópios, ou falando sobre o atendimento ao cliente e administração na oficina.
E pensando no universo que cuida de 80% da frota reparável brasileira, o que podemos comemorar? Se no biênio 2020/21 houve o fechamento de milhares de empresas do setor, algumas para cumprir as normas regionais, outras, infelizmente, em definitivo, pois não suportaram tantas pressões externas ou internas e não se adaptaram, este período após o início do uso das máscaras e da agora tão popular higienização ou oxi-sanitização, da vacinação, prestes a dar o seu adeus para alguns e um graças a Deus a outros, podemos afirmar, para quem se adaptou às novas circunstâncias, que 2021 foi um ano excelente, podemos ver isso nos números da matéria de mercado, na qual acompanhamos de perto o movimento das oficinas, e podemos comemorar que estamos vencendo os desafios.
Talvez a palavra “adaptação” defina muito bem a necessidade de mudar antes que o mercado te force a mudar. Mas voltando para o dia 20 de Dezembro, dia internacional da solidariedade humana, é dia de compartilhar ações de ajuda ao próximo, como foram, apenas para citar duas, fortes campanhas do setor neste ano, de doação de sangue com centenas de bolsas do tão precioso sangue humano e a arrecadação de fundos através de um curso solidário para pessoas carentes do norte de MG. Mas nesse dia 20 do último mês do ano, temos o dia de quem cuida muito bem dos carros, de quem não deixa nenhum carro parado no Brasil por falta de capacidade ou conhecimento técnico, podemos até ter carros parados por falta de peças ou de informação, mas por falta de capacidade técnica e de gestão não!
Com montadoras paradas e a falta de produção, reduziu-se de forma significativa a disponibilidade de carros novos e fez seus preços dispararem, o que logo aumentou o investimento em veículos seminovos, ou seja, já que não é possível comprar um carro zero km, o mercado decidiu investir na correta manutenção do carro seminovo!
E neste aumento na busca por manutenção automotiva, entra o tão sonhado ticket médio alto, alta produtividade e eficiência nas oficinas em geral, aquecendo muito o mercado da reparação automotiva. Afinal de contas, surgiu um verdadeiro “Grand Canyon” entre o valor do carro seminovo e o do sonhado zero quilômetro, e quanto maior esta distância maior será o investimento a ser feito na manutenção automotiva.
E para quem acredita em milagres, poucos poderiam imaginar comprar um carro seminovo, usar o carro por um ou dois anos, e vender esse “seminovo” mais caro do que pagara! Mais um efeito da pandemia e do mercado em adaptação.
E por falar em adaptação, temos muito conteúdo, nas redes sociais e na própria Mala Direta Oficina Brasil, são exemplos do poder da adaptação e da informação. E não deixem de ler e aprender com as informações e dicas de nossos colunistas, companheiros do time Oficina Brasil, sempre com muito conteúdo para todos do aftermarket automotivo.
Na matéria de gestão, vamos falar sobre o Termo de uso de imagem, uma dica valiosa de gestão de uma oficina que está em constante desenvolvimento.
Conteúdo e informação, no seu melhor meio de comunicação!
Boa leitura e até a próxima edição.