DIAGNÓSTICO:
O veículo chegou à oficina com a luz de anomalia acesa e ao passar o scaner para checar o que estava ocorrendo, foi verificado o cód. de falha P0132, que se refere a tensão alta na sonda lambda.
Ao analisar o valor de tensão da sonda, viu-se que ela estava travada em 449 milivolts. As 2 sondas (pré- e pós-catalisador) são novas da marca MTE
Com base nesses primeiros testes, foram consultados os colegas do Fórum OB a fim de obter um norte para o diagnóstico e reparo final.
Após postar o caso em pouco tempo as primeiras dicas começaram a aparecer:
O primeiro amigo reparador orientou medir com multímetro a tensão que chega nos pinos, pois poderia ser um curto no chicote, ou bicos injetores gotejando.
O segundo reparador orientou trocar a marca da sonda lambida pois pode estar acontecendo incompatibilidade.
O terceiro reparador informou que a Bosch disponibilizou no YouTube um vídeo detalhado sobre sonda de banda larga e sua leitura. Informou que é bem diferente da sonda de banda estreita convencional.
O quarto reparador indicou um tipo de teste no qual é pulverizado um desingripante no coletor de admissão e simultaneamente verificar o comportamento da sonda.
SOLUÇÃO:
Seguindo as orientações dos amigos do Fórum OB o reparador começou alguns testes pontuais no veículo para tentar solucionar o problema.
Analisou todos os pontos indicados pelos colegas contribuintes do Fórum e por fim descobriu que o diafragma da tampa de válvulas estava furado, e após a troca o veículo voltou ao funcionamento normal.
Logo o reparador voltou ao Fórum para agradecer as sugestões.