Notícias
Vídeos

VW Tiguan 2013 apresentando código de falha código P0132


O SUV da montadora alemã, equipado com o motor EA888, de 200cv quando abastecido com gasolina, estava apresentando código de falha código P0132 - tensão alta sonda lambda

Por: Da redação - 13 de agosto de 2023

DIAGNÓSTICO:

O veículo chegou à oficina com a luz de anomalia acesa e ao passar o scaner para checar o que estava ocorrendo, foi verificado o cód. de falha P0132, que se refere a tensão alta na sonda lambda.  
Ao analisar o valor de tensão da sonda, viu-se que ela estava travada em 449 milivolts. As 2 sondas (pré- e pós-catalisador) são novas da marca MTE 
Com base nesses primeiros testes, foram consultados os colegas do Fórum OB a fim de obter um norte para o diagnóstico e reparo final. 
Após postar o caso em pouco tempo as primeiras dicas começaram a aparecer: 
O primeiro amigo reparador orientou medir com multímetro a tensão que chega nos pinos, pois poderia ser um curto no chicote, ou bicos injetores gotejando. 
O segundo reparador orientou trocar a marca da sonda lambida pois pode estar acontecendo incompatibilidade. 
O terceiro reparador informou que a Bosch disponibilizou no YouTube um vídeo detalhado sobre sonda de banda larga e sua leitura. Informou que é bem diferente da sonda de banda estreita convencional. 
O quarto reparador indicou um tipo de teste no qual é pulverizado um desingripante no coletor de admissão e simultaneamente verificar o comportamento da sonda.   

SOLUÇÃO:

Seguindo as orientações dos amigos do Fórum OB o reparador começou alguns testes pontuais no veículo para tentar solucionar o problema. 
Analisou todos os pontos indicados pelos colegas contribuintes do Fórum e por fim descobriu que o diafragma da tampa de válvulas estava furado, e após a troca o veículo voltou ao funcionamento normal. 
Logo o reparador voltou ao Fórum para agradecer as sugestões.