Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Virtus 2019 apresentando falha no sensor de fase

Virtus 2019 apresentando falha no sensor de fase

O sedan equipado com o motor EA211 (MSI), de 117cv quando abastecido com etanol, apresentando falha no sensor de fase.

Da redação
09 de outubro de 2023

DIAGNÓSTICO

O veículo chegou à oficina após apresentar, falha no sensor de fase.

A princípio o reparador foi conferir o ponto da correia dentada e percebeu que o eixo do comando de admissão havia se deslocado mais para dentro, o que impossibilitava a montagem da ferramenta de trava.

Sem nunca ter visto algo parecido, o reparador optou por compartilhar o caso no Fórum e ver se algum colega já havia presenciado esse deslocamento do comando. Após relatar o caso, em pouco tempo as primeiras dicas começaram a aparecer:

A primeira dica orientou analisar se a “gaiola” que contêm os comandos de válvulas não apresentava nenhuma avaria no mancal final.

As próximas dicas indicaram e explicaram que a gaiola suporte dos comandos de válvulas do motor E211 não é desmontável.

Explicaram que no processo de fabricação, os cames são segurados por um equipamento, e então é introduzido na gaiola um tubo de aço por interferência, atravessando os cames que possuem furos vazados, o que impossibilita a desmontagem.

Devido a esse modo de fabricação, o cabeçote dispensa os tradicionais mancais, tendo que ser substituído por completo.

Esse tipo de construção permite uma maior rigidez da peça e menos pontos de fragilidade.

Então por unanimidade, todos os reparadores sugeriram que o fosse substituído o comando de válvulas junto com a gaiola.

SOLUÇÃO

Baseando-se nas dicas dos colegas, o reparador removeu o cabeçote com a gaiola e percebeu que na peça realmente havia um dano e que não era possível desmontar os comandos de válvulas. Ele então comprou uma nova gaiola completa com comandos e substituiu a peça velha, assim sanando o problema do veículo.O reparador voltou ao Fórum OB para agradecer a dica dada pelos reparadores.   

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força