Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
DIAGNÓSTICO: A primeira providência tomada pelo reparador foi acessar a ECU do veículo, a fim de detectar algum DTC que pudesse lhe nortear a origem do defeito, assim constatou gravada na memória a falha B1313-15, referente a sinal interrompido/curto ao positivo no interruptor da luz de freio.
Partindo então para uma análise dos componentes que integram o sistema de iluminação do veículo, verificou as lâmpadas, fusíveis, relês e continuidade no chicote, além de verificar se possuía algum equipamento não original instalado, como alarmes, sistema de som, ou lâmpadas diferentes, confirmando que estava totalmente original e funcional.
Dando sequência, o profissional substituiu o interruptor da luz de freio por outro original, apenas como teste definitivo que o defeito não era físico, porém mesmo com o novo componente instalado, o problema persistiu.
Desconfiado de se tratar de uma falha de software, visto que tudo no veículo funcionava perfeitamente, mas não era possível apagar o DTC da central, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil para compartilhar o caso com os colegas de profissão, que logo contribuíram com seus conhecimentos para a resolução do problema.
Os primeiros colegas a contribuir com suas experiências concordaram que fosse provável o defeito estar no módulo, e afirmaram ver com muita frequência falhas relacionadas à luz de freio.
Outro profissional informou já ter substituído diversas placas de lanterna traseira desse modelo de veículo, e sugeriu se atentar a este componente. O reparador então o respondeu que a falha só está presente no módulo, e que as lanternas funcionam normalmente.
Dando sequência aos seus testes e estudos do caso, o reparador encontrou a informação que além do interruptor da luz de freio, o código B1313-15 também está relacionado a falha na iluminação interna, proveniente de um curto-circuito na luz de teto.
O terceiro colega a opinar sobre o caso afirmou que já pegou um caso igual, apagou a falha via scanner, ligou e desligou a chave do veículo, mas a DTC retornou, mesmo com tudo funcionando perfeitamente, confirmando ser um defeito crônico do modelo.
SOLUÇÃO: Após realizar suas pesquisas e testes sobre a falha B1313-15, o reparador confirmou que estava relacionada à luz interna do veículo, e não ao interruptor do freio, como constava no scanner pelo padrão OBD geral, pois o DTC só grava na memória quando a lâmpada de teto está na posição off, acreditando se tratar de um bug do sistema, ou uma má interpretação do arquivo, e que inclusive mesmo mudando as posições da luz interna, a falha não apaga automaticamente, sendo necessário utilizar o scanner para isso.