Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Cursos EAD
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner Oficina Brasil Conecta 2026Banner Oficina Brasil Conecta 2026

Oficina Brasil

NotíciasFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2026. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Fiat Strada 1.3 2021 com a luz do airbag acesa

Fiat Strada 1.3 2021 com a luz do airbag acesa

O utilitário da montadora italiana, equipado com o motor Firefly 1.3 8v flex de 109cv, abastecido com etanol, chegou à oficina com a reclamação de estar com a luz de airbag acesa no painel

Da Redação
29 de janeiro de 2023

DIAGNÓSTICO

Para iniciar o processo de diagnóstico, o reparador acessou a ECU do veículo via scanner, e confirmou que havia um DTC gravado na memória, falha B012E 2F referente a circuito aberto no sensor de impacto do lado direito.

Com esta informação importante para nortear seu plano de ação, o reparador começou os testes medindo a continuidade do chicote que alimenta o módulo de ABS, além de verificar os terminais da unidade de comando, e assim evitar mau contato nos conectores.

Estudando o esquema elétrico do modelo, descobriu que ele possui quatro sensores laterais, porém só conseguiu localizar os das colunas B. Com isso, instalou dois sensores originais, mas o defeito persistiu.

Em consulta na internet, descobriu que existem reclamações de mau funcionamento do airbag deste veículo, e com isto resolveu ir mais a fundo em seu diagnóstico, visto que se trata de um sistema de segurança, então acessou o Fórum Oficina Brasil e compartilhou o caso com os colegas reparadores.

Leia também

  • Erro comum na oficina pode comprometer o sistema de freios, alerta Fórum Oficina Brasil
  • Hyundai HB20 apresentava corte na aceleração na primeira marcha: Fórum Oficina Brasil apontou a solução
  • Perda de Aceleração e Código de Erro DF623 em um Renault Megane 2007
  • Hyundai HB20 corte na aceleração em primeira marcha

O primeiro profissional a contribuir informou que já viu um veículo deste modelo desmontado, e ele possui sensores de impacto nas portas, perguntou ao reparador se foi este que ele substituiu. 

O reparador informou que havia substituído os de coluna, mas já havia localizados os sensores das portas, mas iria verificar também o sensor traseiro, mesmo com a falha acusando sensor lateral, pois este veículo havia sido batido recentemente, mas em uma manutenção anterior ao acidente, já constava esta falha na ECU, porém não conseguiu acesso devido ao security gateway.

Outro colega sugeriu verificar em um concessionário se não existe nenhum recall ou boletim para este caso, visto que o veículo é de 2021/22, e ainda não existem muitas informações fora da rede autorizada.

SOLUÇÃO

Em mais uma análise da falha junto com sua equipe na oficina, o reparador se atentou que não haviam verificado o valor de resistência do chicote, apenas sua continuidade pelo bip do equipamento de diagnose, com este teste percebeu que um dos cabos estava com o valor fora do especificado, e ao movimentar o chicote com a mão, enquanto testava continuidade, o sinal era perdido, determinando que a falha era mau contato no chicote do sensor. 

Acessar Manuais Técnicos

Conteúdo
útil?

Faça login para avaliar

Foi útil?

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Erro comum na oficina pode comprometer o sistema de freios, alerta Fórum Oficina Brasil
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Hyundai HB20 apresentava corte na aceleração na primeira marcha: Fórum Oficina Brasil apontou a solução
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Perda de Aceleração e Código de Erro DF623 em um Renault Megane 2007