Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. DIRETO DO FÓRUM - GM Sonic 1.6 falha, perde força e catalisador fica incandescente

DIRETO DO FÓRUM - GM Sonic 1.6 falha, perde força e catalisador fica incandescente


O hatch da montadora norte americana, equipado com o motor Ecotec C16XE, apresentada uma redução progressiva de potência acompanhada do superaquecimento do catalisador, que se torna incandescente.

Da redação
03 de dezembro de 2023

DIAGNÓSTICO:

O carro chegou com um problema, o dono do veículo estava visivelmente preocupado, descrevendo os sintomas: o motor falhava, a potência diminuía e, surpreendentemente, o catalisador ficava incandescente, como se estivesse prestes a superaquecer.

Foram realizados todos os procedimentos padrão de diagnóstico, mas a incógnita persistia. O motor do Sonic apresentava falhas intermitentes, a potência diminuía e o catalisador, em vez de reduzir emissões, apresentava uma coloração incandescente preocupante.

Os códigos de erro do sistema eletrônico não forneciam pistas claras sobre a origem do problema, aumentando o desafio. Uma inspeção inicial do sistema de escapamento não revelou obstruções visíveis, aprofundando a questão.

Diante da persistente complexidade do problema, o técnico optou por buscar direcionamento na comunidade do Fórum Oficina Brasil. Foi então que as recomendações começaram a ser apresentadas:

  • Bico Injetor Travado: Um reparador parceiro sugeriu que a questão poderia ser causada por um bico injetor travado.
  • Verificação do Sincronismo da Correia: Um membro do fórum recomendou verificar o sincronismo da correia, pois isso pode estar relacionado ao problema.
  • Possibilidade de Problema no Catalisador: Alguém compartilhou uma experiência anterior na qual o próprio catalisador estava causando sintomas semelhantes.
  • Excesso de Temperatura no Catalisador: Um usuário sugeriu que o aumento da temperatura no catalisador poderia estar relacionado a uma falha no sistema de ignição, ponto morto superior (PMS) e bicos injetores.
  • Teste da Junta do Cabeçote: Foi recomendado realizar um teste para verificar a integridade da junta do cabeçote, a fim de descartar essa possibilidade.
  • Uso de Osciloscópio para Precisão: Um membro destacou a importância do uso de um osciloscópio para diagnósticos mais precisos, observando que uma mistura pobre pode ser causada por falta de combustível ou falha na centelha. Também foi sugerido verificar a pressão do catalisador e a pressão do coletor, especialmente em veículos da GM.
  • Possibilidade de Falha de Ignição: Finalmente, foi mencionada a hipótese de uma falha de ignição como uma possível causa do problema.

SOLUÇÃO:

Após uma investigação aprofundada e seguir as dicas dos colegas, o reparador identificou que o problema estava relacionado aos bicos injetores e à sonda lambda.

Além disso, constatou que o sincronismo da correia dentada estava incorreto, resultando nos sintomas relatados. Essa combinação de problemas foi responsável pela complexa questão que estava enfrentando.

O reparador deseja expressar sua sincera gratidão a todos pela valiosa orientação e sugestões fornecidas. Com a ajuda da comunidade, foi possível resolver esse desafio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225