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DIAGNÓSTICO:
Uma oficina mecânica enfrenta um desafio técnico com uma Jeep Grand Cherokee 4.7 V8 2006.
O problema em questão ocorre quando o veículo é iniciado em um estado quente e, após um curto período de funcionamento, uma falha elétrica no sistema de transmissão se manifesta.
Isso resulta na perda de comunicação entre o TCM (Transmission Control Module) e os demais módulos de controle eletrônico do veículo, acionando as luzes de advertência do sistema de injeção, ABS e controle de estabilidade. Adicionalmente, ao selecionar a posição "Drive" (D) na alavanca de câmbio, o painel de instrumentos indica "3" em vez do "D", indicando que o veículo está operando em terceira marcha.
A equipe técnica iniciou uma investigação minuciosa e abrangente do problema.
Inicialmente, uma análise detalhada dos aterramentos do veículo foi realizada, incluindo a instalação de uma cordoalha adicional para melhorar a condutividade entre o bloco do motor e o chassi.
A bateria foi substituída por uma nova com capacidade de 90 amperes, e todos os cabos elétricos que conectam o terminal positivo da bateria às caixas de fusíveis foram inspecionados e, se necessário, substituídos para garantir a integridade elétrica.
Os conectores elétricos do sistema de transmissão foram minuciosamente examinados, desconectados individualmente para inspeção quanto a possíveis anomalias elétricas, e passaram por procedimentos de limpeza com solvente adequado e limpeza de contatos com ar comprimido. Contudo, essas ações não proporcionaram uma solução definitiva para o problema.
Os códigos de falha registrados incluem:
O diagnóstico desta falha intermitente persistia como um desafio técnico.
A ocorrência da falha não está associada à condução do veículo, sendo observada apenas durante a partida quando o motor está quente ou em condições de não total resfriamento.
Mesmo após a manutenção do óleo de transmissão e a verificação criteriosa de todos os componentes elétricos e aterramentos, a falha persiste.
A equipe técnica dessa oficina busca orientação e insights adicionais da comunidade técnica do Fórum para desvendar a origem dessa falha intermitente. Em poucos minutos após o relato do problema no Fórum OB as primeiras dicas começaram a aparecer, abaixo podemos conferir algumas delas:
SOLUÇÃO:
Finalmente, a solução para o problema da Cherokee foi alcançada, após muita troca de ideia com o pessoal do Fórum
A solução eficaz para o problema foi a aplicação de uma manta de feltro ao redor do módulo. Precisamente, o módulo foi envolvido com uma manta de feltro, e desde então, o problema nunca mais se manifestou.
Essa estratégia foi sugerida por um proprietário de um veículo do mesmo modelo, que também enfrentou a mesma situação. Embora não haja informações detalhadas sobre como ele chegou a essa solução, ele relatou que aplicou essa abordagem ao seu veículo e obteve sucesso.
Ao que tudo indica, devido à localização do módulo no compartimento do motor, o calor gerado pelo motor estava interferindo no funcionamento do módulo. No entanto, ao envolvê-lo com a manta de feltro, o calor transmitido do motor para o módulo deixou de afetá-lo.
Embora possa parecer surpreendente, esta solução tem se mostrado eficaz nas últimas semanas, com o veículo operando sem apresentar mais defeitos.