Notícias
Vídeos

DIRETO DO FÓRUM - Código de Falha Intermitente na Jeep Grand Cherokee 4.7 V8 2006


O SUV da montadora norte americana, equipado com o motor V8 de 231cv, apresenta uma falha intermitente do câmbio automático quando é iniciado em um estado quente e após um curto período de funcionamento

Por: Da redação - 04 de dezembro de 2023

DIAGNÓSTICO:

Uma oficina mecânica enfrenta um desafio técnico com uma Jeep Grand Cherokee 4.7 V8 2006.

O problema em questão ocorre quando o veículo é iniciado em um estado quente e, após um curto período de funcionamento, uma falha elétrica no sistema de transmissão se manifesta.

Isso resulta na perda de comunicação entre o TCM (Transmission Control Module) e os demais módulos de controle eletrônico do veículo, acionando as luzes de advertência do sistema de injeção, ABS e controle de estabilidade. Adicionalmente, ao selecionar a posição "Drive" (D) na alavanca de câmbio, o painel de instrumentos indica "3" em vez do "D", indicando que o veículo está operando em terceira marcha.

A equipe técnica iniciou uma investigação minuciosa e abrangente do problema.

Inicialmente, uma análise detalhada dos aterramentos do veículo foi realizada, incluindo a instalação de uma cordoalha adicional para melhorar a condutividade entre o bloco do motor e o chassi.

A bateria foi substituída por uma nova com capacidade de 90 amperes, e todos os cabos elétricos que conectam o terminal positivo da bateria às caixas de fusíveis foram inspecionados e, se necessário, substituídos para garantir a integridade elétrica.

Os conectores elétricos do sistema de transmissão foram minuciosamente examinados, desconectados individualmente para inspeção quanto a possíveis anomalias elétricas, e passaram por procedimentos de limpeza com solvente adequado e limpeza de contatos com ar comprimido. Contudo, essas ações não proporcionaram uma solução definitiva para o problema.

Os códigos de falha registrados incluem:

  • ECM (Engine Control Module): P0700 - Sistema de Controle de Transmissão.
  • TCM (Transmission Control Module): P0882 - TCM Power Input Low;
  • P0846 - 2-4 ou 2c Pressure Switch Rationality;
  • P0869 - Pressão da Linha Alta;
  • P0871 - OD Pressure Switch Rationality; UD Pressure Switch Rationality;
  • P0988 - 4C Pressure Switch Rationality.

O diagnóstico desta falha intermitente persistia como um desafio técnico.

A ocorrência da falha não está associada à condução do veículo, sendo observada apenas durante a partida quando o motor está quente ou em condições de não total resfriamento.

Mesmo após a manutenção do óleo de transmissão e a verificação criteriosa de todos os componentes elétricos e aterramentos, a falha persiste.

A equipe técnica dessa oficina busca orientação e insights adicionais da comunidade técnica do Fórum para desvendar a origem dessa falha intermitente. Em poucos minutos após o relato do problema no Fórum OB as primeiras dicas começaram a aparecer, abaixo podemos conferir algumas delas:

  • Um mecânico sugeriu que a falha provavelmente estava relacionada ao módulo do câmbio. Ele aconselhou a retirar o corpo de válvulas do módulo e inspecioná-lo visualmente. Se não fosse encontrada nenhuma anormalidade, ele recomendou tentar conseguir outro módulo para teste.
  • Um reparador expressou ceticismo sobre a existência de qualquer problema mecânico no câmbio ou no corpo de válvulas, pois o veiculo funciona perfeitamente quando as falhas não estão ativas.
  • A ideia de deixar a bateria desconectada por três dias foi mencionada como uma tentativa de solução. No entanto, o reparador relatou que o problema persistiu após a reconexão da bateria.
  • Um mecânico enfatizou que, se a luz de injeção não se apagar, existe um problema real no sistema e sugeriu monitorar as pressões e verificar as eletroválvulas da transmissão.
  • Foi mencionado pelo reparador responsável pelo veículo em questão que um reset do sistema não solucionou o problema, e os reparadores compartilharam experiências semelhantes com defeitos intermitentes resolvidos por resets. Eles recomendaram procurar um especialista em câmbio e obter o esquema elétrico para investigar possíveis problemas.
  • Um mecânico sugeriu focar no código P0882 e investigar um possível relé que alimenta a transmissão. Ele também mencionou a TCM (módulo de controle da transmissão) como uma possível fonte de problema.
  • A importância de monitorar as condições de trabalho da transmissão, incluindo pressão e sinais de entrada e saída, foi destacada como parte do processo de diagnóstico.

SOLUÇÃO:

Finalmente, a solução para o problema da Cherokee foi alcançada, após muita troca de ideia com o pessoal do Fórum

A solução eficaz para o problema foi a aplicação de uma manta de feltro ao redor do módulo. Precisamente, o módulo foi envolvido com uma manta de feltro, e desde então, o problema nunca mais se manifestou.

Essa estratégia foi sugerida por um proprietário de um veículo do mesmo modelo, que também enfrentou a mesma situação. Embora não haja informações detalhadas sobre como ele chegou a essa solução, ele relatou que aplicou essa abordagem ao seu veículo e obteve sucesso.

Ao que tudo indica, devido à localização do módulo no compartimento do motor, o calor gerado pelo motor estava interferindo no funcionamento do módulo. No entanto, ao envolvê-lo com a manta de feltro, o calor transmitido do motor para o módulo deixou de afetá-lo.

Embora possa parecer surpreendente, esta solução tem se mostrado eficaz nas últimas semanas, com o veículo operando sem apresentar mais defeitos.