Notícias
Vídeos
Comunidades Oficiais
Controil logo
Fras-le logo
Fremax logo
Nakata logo
Renault logo
Shell logo
Ultracar logo
Volkswagem logo

Peugeot 206 1.6 8V cortando aceleração


Modelo a gasolina equipado com injeção eletrônica Motronic MP73 não apresentava no scanner nenhuma falha de componente ou de funcionamento

Por: Leonardo David - 02 de setembro de 2024

public/img/noticias/Peugeot 206 2002.jpg-29c0


A pressão da bomba de combustível estava normal, mas ao acelerar, o motor não subia de giro de forma correta, e falhava como se houvesse um corte de giro. Após verificar diversos itens sugeridos pelos participantes do Fórum, a marcha lenta estava em ordem e a aceleração era normal até 3.000 rpm, mas a central continuava a cortar a aceleração. Este problema acontecia tanto com o carro parado quanto em movimento. 

Diagnóstico:Além de se certificar de que todos os componentes do sistema de injeção e ignição estavam em ordem, reparador se concentrou nos itens mais prováveis apontados pelos participantes do Fórum, tais como TBI, pressão e vazão na linha de alimentação de combustível, sistema de aceleração (que no caso era por cabo), conexão do TBI, drive de aceleração interna na central, e folgas ou mau contatos na BCM.  

Solução:As principais suspeitas do reparador recaíam sobre a ECU, mas a oficina parceira que havia encaminhado o veículo garantia que o módulo tinha sido testado em outro carro sem apresentar problemas. Não convencido, após alguns dias o reparador conseguiu um segundo módulo compatível para testes, e o motor voltou a acelerar normalmente. A conclusão final foi de que o módulo original estava com a codificação interna corrompida, e bastou copiar a programação da ECU de teste para solucionar definitivamente o problema.