Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Cursos EAD
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner Oficina Brasil Conecta 2026Banner Oficina Brasil Conecta 2026
  1. Home
  2. /
  3. Diagnóstico
  4. /
  5. Indicação de temperatura no Fiat Uno 2015 1.0 e falha P0115

Indicação de temperatura no Fiat Uno 2015 1.0 e falha P0115

Superando a falha P0115 e desafios na indicação de temperatura do Fiat Uno 2015 1.0
Lucas Apostolo
15 de outubro de 2024
Fiat Uno Vivace 2015

Mesmo após a substituição da válvula termostática completa com sensor, o defeito persistia, agora com um novo sintoma: o motor pegava, mas não acelerava. Além disso, ao dar a partida com o motor frio, o indicador de temperatura imediatamente mostrava alta e a ventoinha era acionada.

Diagnóstico

Os membros do fórum se engajaram em uma discussão colaborativa para identificar a origem do problema. Leonardo o primeiro a contribuir, sugerindo a verificação do chicote elétrico e da eficiência da alimentação do módulo, além da importância de usar um sensor de qualidade. Scopino levantou a possibilidade de problemas de aterramento na ECU ou falhas na própria unidade de controle eletrônico. Fernando Neves trouxe à tona a hipótese de inversão do chicote ou defeitos no sensor e na central, especialmente quando adquiridos como unidades completas.

Solução

A solução finalmente surgiu quando Ayrton compartilhou suas descobertas. Identificou-se uma quebra no terminal dentro do conector. Embora a medição de continuidade do fio até a ECU aparentasse estar perfeita, ao dobrar o fio para medição, o terminal fraturado se fechava, indicando falsamente continuidade. Entretanto, ao conectar o plug e utilizar uma agulha, a fratura do terminal se abria, resultando em erros na leitura da temperatura. A correção desse problema foi fundamental para restaurar o correto funcionamento do sistema de temperatura do veículo.

Leia também

  • Válvula Canister: função, diagnóstico e quando trocar
  • DIRETO DO FÓRUM - GM Sonic 1.6 falha, perde força e catalisador fica incandescente
  • Motor Fiesta 2014 não funciona após reparo no módulo
  • Zafira 2002 perdendo potência nas acelerações: diagnóstico e solução

Esta matéria de manutenção foram obtidas no Fórum Oficina Brasil. Para acessar o material completo e conferir outras dicas e orientações, visite o link diretamente:

https://oficinabrasil.com.br/forum/casos-de-estudo/falha-p0115-uno-evo-bosch-me17-3-0

Acessar Manuais Técnicos

Oficina Brasil

NotíciasFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2026. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Recuperação de vapor de reabastecimento a bordo (ORVR) - Parte 2
Recuperação de vapor de reabastecimento a bordo (ORVR) - Parte 2
Esquema elétrico e ondas de referência no diagnóstico automotivo
Esquema elétrico e ondas de referência no diagnóstico automotivo
GM Cruze 1.8 2014 com a luz de injeção / controle tração acesa
GM Cruze 1.8 2014 com a luz de injeção / controle tração acesa