Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Consultor OB
  4. /
  5. Diagnóstico de problemas comuns em motores: ferramentas e técnicas

Diagnóstico de problemas comuns em motores: ferramentas e técnicas


Diagnóstico de Problemas Comuns em Motores: Ferramentas e Técnicas    A precisão no diagnóstico é vital para a eficiência e a durabilidade dos veículos automotivos. Diagnósticos corretos economizam tempo e dinheiro, evitando substituições desnecessárias de peças e melhorando a satisfação do cliente

Jordan Jovino
16 de outubro de 2024


Ferramentas Essenciais para Diagnóstico Automotivo  


Scanner OBD-II  

O scanner OBD-II é uma ferramenta de extrema IMPORTÂNCIA nas oficinas modernas. Ele permite a leitura dos códigos de erro armazenados na unidade de controle eletrônico do veículo (ECU), fornecendo dados em tempo real sobre o desempenho do motor e outros sistemas. Com ele, é possível identificar problemas específicos, como falhas no sistema de ignição, injeção de combustível, sensores de oxigênio etc. Com scanner de alto padrão, podemos fazer teste nos sensores e atuadores, programações e atualizações de software.  


public/img/noticias/1.jpg-886d


Multímetro Digital  

O multímetro digital é indispensável para medir tensões, correntes e resistências em diversos componentes eletrônicos do veículo. Ele é usado para testar baterias, alternadores, sensores, motores de partida e circuitos em geral. A precisão nas medições é muito importante para identificar componentes defeituosos ou circuitos em curto. Saber usar um multímetro corretamente é uma habilidade fundamental para qualquer mecânico, garantindo diagnósticos precisos e reparos eficazes.


public/img/noticias/2.jpg-57e0


Manômetro de Compressão  

O manômetro de compressão mede a pressão nos cilindros do motor, um indicador da saúde do motor. Um teste de compressão pode revelar problemas como desgaste de anéis de pistão, válvulas mal vedadas ou cilindros danificados. Para realizar o teste, o mecânico deve remover as velas de ignição, inserir o manômetro no orifício da vela e dar partida no motor. A leitura da pressão em cada cilindro ajuda a avaliar se a compressão está dentro das especificações do fabricante.  


Testador de Vácuo  

O testador de vácuo verifica a integridade do sistema de admissão e outros componentes que dependem do vácuo do motor, como a válvula EGR e o regulador de pressão de combustível. Ele ajuda a identificar vazamentos de vácuo que podem causar falhas na marcha lenta, hesitação na aceleração e consumo excessivo de combustível. Para usar o testador de vácuo, o mecânico deve conectá-lo a uma fonte de vácuo no motor e observar as leituras durante a operação.  


Câmera de Inspeção - Boroscópio  

A câmera de inspeção ajuda a visualizar o interio

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Consultor OB
Consultor OB
Detalhes técnicos do motor FPT 2.0 turbodiesel 16V Multijet II que equipam os modelos Renegade e Toro
Consultor OB
Consultor OB
Competência e equipamentos são aliados necessários para executar um serviço eficaz
Consultor OB
Consultor OB
Motores aspirados, turbo e híbridos: Um guia técnico para mecânicos