Amigos, bom dia! Acho que todos já percebemos e vários comentários já postados a respeito da falta de um roteiro para análise. Na minha época de curso no SENAI tínhamos um excelente professor (Sr. Melsi), ele nos ensinou a sempre trabalharmos em cima de roteiros pré definidos, para termos um caminho, um raciocínio lógico. Vou colocar um dos roteiros que usamos aqui na oficina quando recebemos um veículo que não está funcionando, espero que possa ser útil para alguém.
Bateria
Estado, carga, bornes, cabos, aterramentos;
Painel
Verificar a luz do conde, se está acendendo, se apaga após reconhecer a chave? Isso muda conforme a montadora, mas sempre deve ser verificado! Examinar a chave, procurar por marcas de queda, se já foi aberta, às vezes o dono derruba a chave e nem percebe que o chip caiu ou quebrou.
Ignição:
Fiação (chicote, conectores, estado dos pinos);
Velas, cabos e bobinas (rotor, sensor hall e tampa do distribuidor, em motores mais antigos);
Unidade de ignição ou sinal da ECU (verificar se está enviado sinal para a bobina);
Sensor de rotação;
Chave de ignição (miolo, botão, reles, fusíveis);
Sincronismo (conferir o ponto do motor);
Combustível
Verificar o tipo de combustível, a qualidade a quantidade;
Verificar alimentação da bomba (estado dos conectores), pressão/vazão/estanqueidade, pré filtro;
Vazamento, obstrução na linha, estado do filtro de combustível, regulador de pressão;
Os eletro injetores - Bicos(resistência, leque, vazão e estanqueidade);
Filtro de ar, corpo de borboleta (alimentação, sinal, abertura mínima, sujeira, estado da guarnição de vedação), atuador da marcha lenta, sensores MAF, MAP e de temperatura, checar todos os chicotes e conectores;
ECU
Checar tensões e aterramentos (direto nos pinos);
Contatos com os sensores e atuadores;
Rede de comunicação;
Checar com o Scanner comunicação, erros, protocolos, aprendizagem, reset necessário...
Verificar se não há módulo derrubando a rede;
Motor parte mecânica
Compressão dos cilindros;
Vazão dos cilindros;
Correia/corrente do eixo de comando;
Eixo de comandos, cames, regulagem das válvulas;
Pressão do óleo, qualidade, quantidade do óleo do motor, filtro de óleo;
Escape
Verificar funcionamento das Sondas Lambda, aquecimento, sinal, estado do catalisador, abafador (silencioso), obstruções no sistema, falsa entrada de ar, presença de óleo/combustível na ponteira do escapamento;
Arrefecimento
Quantidade do líquido, qualidade, se está com aditivo, se é o correto? Na dúvida o ideal e trocar e seguir o indicado no manual.
Válvula termostática, sensor de temperatura, bomba d' água, mangueiras, tubos, radiador e reservatório;
Estanqueidade do sistema, não esquecer de também verificar a tampa do radiador e/ou reservatório;
Acompanhar o funcionando com o scanner e esperar pelos menos a ventoinha ligar por duas vezes para ter certeza do funcionamento correto.
Espero que esse roteiro possa servir para alguém, adaptem, mudem a sequência caso achem melhor, incluam ou retirem algum item, acho que o importante é ter uma sequência de raciocínio e testes a seguir.
Grande abraço.
Respostas:
Reinaldo, exatamente meu amigo, o pessoal tem que fazer pelo menos o básico, são perguntas onde não colocam tipo do motor, ano, testes que já foram feitos e por aí vai. Ninguém é fino da verdade ou sabe tudo, exatamente para isso é que existe os fóruns para discussão, estamos aqui para nos ajudarmos, mas infelizmente têm pessoas que não fazem nem o básico.
OLÁ MEUS NOBRES AMIGOS ANTIGAMENTE A GENTE VINHA DE UMA ESCOLA DE MECÂNICO QUE COM MENOS DE 10 ANOS DE PROFISSÃO VC NÃO ERA NEM MEIO OFICIAL HJ EM DIA VEJO MUITOS DONOS DE OFICINA QUE NÃO TEM 10 ANOS DE PROFISSÃO E JÁ ESTÃO ENCARANDO QUALQUER SERVIÇO QUE APARECE NA PORTA DELES ELES SE APROVEITAM DO GOOGLE DE SITES IGUAL AQUI O OFICINA BRASIL E METEM A CARA NO SERVIÇO..ABRACOS BOA SORTE E FICA COM DEUS
Professor Melsi Maran?
Foi depois de assistir uma vídeo aula dele sobre sistema common rail que eu realmente pude descobrir o que esperar da mecânica de diagnóstico.
Tive ótimos instrutores mas nem um do gabarito dele...
Então, sobre o tópico;
Eu mesmo já criei uma discussão sobre processos e procedimentos no diagnóstico.
A rede de assistência vw por exemplo têm um programa detalhado que auxilia o técnico na detecção de causa/ efeito de inconvenientes. Se o técnico não pular o procedimento dificilmente ele deixa de resolver o problema do veículo.
Às vezes fazemos tudo meio que no automático. Aí acabamos deixando passar algo despercebido. Causando demora e imprecisão no diagnóstico.
Mas com as ferramentas e informações disponíveis atualmente, têm sido bem mais fácil e prático o nosso dia à dia.
Ele mesmo, professor Melsi Maran, o mérito é todo dele. Profissional excepcional, excelente ser humano,nota 10. E realmente hoje temos ótimas informações, na internet têm muitas informações boas, gratuitas, lives com especialista da área, vídeos no YouTube, muito material para nós nos aperfeiçoarmos. Só fica parado no tempo quem quer, quando comecei era raro termos informação, livros e revistas caríssimos e de difícil acesso, lembro que eu ia de trem até a estação Júlio Prestes para ir na livraria Litec, para ver o que tinha de novidade e juntar as moedas para ver se daria para comprar um livro ou mesmo uma revista técnica, rss.
Boi noite@sparta#201596
Abraço, muito sucesso sempre, desejo prosperidade,saúde e paz.
Bacana o assunto ... tem uns cabeças duras que sempre estão aqui fazendo umas perguntas muito loucas e sem sentido. Em fim temos que respeitar mais é exatamente a falta da base e também acontece comigo ..
Por falar nisto este dias dei uma bobeira. Carro na partida a frio pegava na primeira. Apos deixar ele uns minutos partia e nada de pegar. Só pegava apos repetir umas 3 x ligando e desligando a chave.
Resumo .. era bateria de baixa qualidade e fora da especificação. Não estava uma das piores, porém nao tinha Amperagem adequada, era fraca !