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Respostas:
<t><p>Sparta é fato isto<br/> Está metodologia de trabalho já deve ser alvo dos suportes técnicos de scanners etc. Falando mais especificamente dentro da oficina não existe um padrão, existe é uma pessoa pensando como resolver aquilo rápido e sem dar muito trabalho. Eu nunca li mais conheço instrutores que falam muito sobre a norma ABNT, norma que vc vai lá no site e compra e se eu não me engano houve alterações em 2019.<br/> Então temos duas situações: Padronização do processo de reparo e Padronização ao vir aqui pedir ajuda.<br/> Se alguém ai tiver a norma post ai no fórum.<br/> Agora sobre como pedir ajuda ... podemos pensar!<br/> 1 - Defeito relatado pelo cliente<br/> 2- Sintomas e quais diagnósticos foram feitos<br/> 3- Solução<br/> seria legal já ter um cabeçalho pronto no fórum tipo estes que temos que preencher marca, modelo etc</p> </t>
<r><p>Exatamente Leonardo.<br/> Essa seria a minha idéia. Já ter uma "espécie" de filtro para fazer a triagem de questionamentos e sugestões.<br/> Mas falando de um padrão no diagnóstico, vamos tomar como exemplo a situação onde o carro chega à oficina com a "reclamação de que não funciona".<br/> Eu particularmente tenho uma seguinte metodologia de trabalho;</p> <p>Questiono o cliente sobre;</p> <p>01<EM><s>_</s> Como, quando e/ou com qual frequência começou esse incoveniente?<br/> 02<e>_</e></EM> Já houve intervenção por parte de outros profissionais?<br/> Isso é muito importante pra se ter um norte à seguir. Pois dependendo da informação que o cliente passa, já temos "meio caminho andado" pra solucionar o problema do carro.</p> <p>03_ análise e diagnóstico sendo o seguinte;</p> <p>A<EM><s>_</s> Utilização do scanner.<br/> B<e>_</e></EM> Análise da bateria e combustível.<br/> C<EM><s>_</s> Análise de pressão e vazão da bomba.<br/> D<e>_</e></EM> Análise e teste do sistema de ignição.<br/> F<EM><s>_</s> Verificação mecânica, como sincronismo e compressão de cilindros por exemplo.<br/> G<e>_</e></EM> Verificação e análise dos componentes vitais para o funcionalmento do motor como funcionamento do imobilizador, sinal de rotação etc.<br/> H_ Verificação e teste do real estado das peças, componentes e sistemas que possam gerar dúvidas quanto ao seu real funcionamento...<br/> É claro que existe uma dinâmica de aplicação e ordem das informações acima. Que pode variar e muito de alguns para outros modelos e marcas. Mas no geral a linha de raciocínio dessa situação em questão se resume em identificar "o que falta para o motor funcionar" e seguindo uma lógica de raciocínio e técnica se obtém êxito na solução do incoveniente.<br/> Muita coisa pode ficar oculta senão for seguido uma criteriosa rotina de diagnóstico.<br/> Seria interessante trocarmos idéias e experiências sobre o tema.<br/> Conto com a opiniões todos.</p></r>
<t><p>Show amigos, realmente muitos reparadores se "perdem" na hora de fazer um diagnóstico, muita das vezes pulam as etapas basicas para um bom diagnóstico e deixam passar detalhes mínimos, ao meu ver um diagnóstico avançado é aquele certeiro, que minimiza os custo tanto pro mecânico quanto pro dono do veículo e não obrigatoriamente você vai ter que pegar seu osciloscopio, transdutor e etc. Ao meu ver um reparador que aplica bons diagnósticos é aqueleque tem um conhecimento técnico e consegui aplicar esse conhecimento da melhor maneira.</p> </t>
<r><p>Existem bastantes artigos espalhados por aí. Um deles é este. Inclusive do site da Chiptronic. <br/> <URL url="https://chiptronic.com.br/blog/certificacao-de-oficinas-mecanicas-quais-sao-e-como-obter">https://chiptronic.com.br/blog/certificacao-de-oficinas-mecanicas-quais-sao-e-como-obter</URL></p> </r>
<r><p>Qualificação de Mecânico de Manutenção</p> <p>A norma técnica nº 15681/2009 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), também chamada de Qualificação de Mecânico de Manutenção, visa capacitar e padronizar a atuação dos profissionais reparadores automotivos.</p> <p>separei esta parte q fala o número da Norma.</p> <p>Outra matéria <br/> <URL url="https://omecanico.com.br/o-caminho-da-certificacao/">https://omecanico.com.br/o-caminho-da-certificacao/</URL></p></r>
<r><p>OLÁ MEU NOBRE AMIGO SPARTA VC JA DEU O MAPA DA MINA BASICAMENTE QUANDO UM CARRO CHEGA NA OFICINA A IDEIA DE SERVIÇO E ESTÁ QUE VC RELATOU..ENTREVISTA INVESTIGATIVA,ANÁLISE DO CARRO,E PARTIR PARA TRABALHO EM BLOCOS,ANÁLISE SISTEMA DE IGNIÇÃO,ANÁLISE SISTEMA DE COMBUSTÍVEL,ANÁLISE SISTEMA DE CARGA E PARTIDA E POR AÍ SE VAI..TAMOS TAMOS JUNTOS MEU IRMÃO ABRAÇOS E FICA COM DEUS<EMOJI seq="1f601">😁</EMOJI><EMOJI seq="1f601">😁</EMOJI><EMOJI seq="1f601">😁</EMOJI></p></r>
<t><p>O padrão que eu uso é a seguinte: ouvir o relato do dono(quais defeitos apresentados, com qual frequencia entre outros...) teste de rodagem para observar os possiveis sintomas, analise visual e a ultima etapa de diagnostico testes e medições; para posterior reparação.</p> </t>
<t><p>Exatamente professor.</p></t>
<t><p>Exatamente.<br/> Excelente troca de informações!</p></t>
<r><p><POSTMENTION discussionid="169214" id="200124" number="13" username="leonardoj.">@leonardoj.#200124</POSTMENTION> <br/> Interessante.<br/> E como sempre, o SENAI é referência em capacitação profissional. <br/> O bacana é que de acordo com tal norma da ABNT,o profissional têm uma espécie de documentação do tipo ITs ou instruções de trabalho assim como é utilizado em indústrias.<br/> Essas ITs nada mais são do ponto de vista do diagnóstico automotivo, os programas usados por algumas marcas em suas concessionárias como o ELSA pro da Volkswagen por exemplo. Onde o técnico deve seguir um "teste ou diagnóstico guiado" que o auxilia na detecção da causa de incovenientes reclamados pelo cliente.</p> </r>
<t><p>Exatamente.<br/> Quando você entende os princípios e características de funcionamento, o diagnóstico já está meio caminho andado.</p> </t>
<t><p>Falando em como pedir ajuda aqui seria legal além deste jeito de ter q por mod,ano etc seria legal ter.<br/> 1- modelo etc como já acontece <br/> 2- nome do sistema <br/> 3- o que precisa e quais são os sintomas<br/> 4- cod de defeito no sistema q esta mexendo mais também nos demais módulos<br/> 5- quando surgiu <br/> 6- o que já foi feito e valores de referencias testados <br/> Teria q ter no site já ...</p></t>
<t><p>Sim.<br/> Já daria um "norte"</p></t>
<t><p>Sparta é fato isto. Está metodologia de trabalho já é alvo dos suporte técnicos espalhados por ai. Falando mais especificamente dentro da oficina não existe um padrão, existe é uma pessoa pensando como resolver aquilo rápido e sem dar muito trabalho. Eu nunca li mais conheço instrutores que falam muito sobre a norma ABNT, norm que vc vai lá no site e compra e se eu não me engano houve alterações em 2019. Então temos duas situações : Padronização do processo de reparo e Padronização ao vir aqui pedir ajuda.<br/> Se alguém ai tiver a norma post ai no forum.<br/> Agora sobre como pedir ajuda ... podemos pensar !</p> <p>1 - Defeito relatado pelo cliente<br/> 2- Sintomas e quais diagnósticos foram feitos <br/> 3- Solução<br/> algo do tipo e seria legal já ter um cabeçalho pronto</p> </t>
Olá colegas, Estou de volta para tentar ajudar ( quem realmente precisa ). Eu criei esse tópico há meses e hoje lendo alguns tópicos como um de um Renault que não funciona o sujeito simplesmente abre a caixa de diálogo com a frase " não pega " ?. O colega Leonardo deve ter ficado bravo não é mesmo Léo ?Assim sendo,notei que pouca coisa mudou no fórum a não ser a plataforma. Daí, vamos trabalhar para criarmos critérios para pedirem ajuda na plataforma. Também percebi que muitos tópicos são abertos e assim que alguém dê dicas pertinentes sobre a possível resolução do defeito, quem abriu sequer se dá ao trabalho de agradecer e tão pouco encerrar o mesmo. Isso sempre foi o principal motivo de muitos colegas deixarem o fórum. Mas não no meu caso. Eu fiquei ausente por questões familiares e pessoais. Mas estou aqui sempre disposto a ajudar... Mas sinceramente, quando vejo um tópico no perfil do assunto em questão, sequer me dou ao trabalho em responder... ??♂️?