Caros colegas,
Visto que, ainda nos dias de hoje recebemos vários pedidos de opiniões sobre resolução de defeitos e ajuda em diagnóstico ( muitos deles simples ) do tipo; veículo não pega, não têm centelha, não têm pulso nos bicos etc. Proponho criarmos uma espécie de padrão em processos e procedimentos muitos deles adotados em nossas próprias oficinas e em nossa metodologia de trabalho... Gostaria de saber da opinião de vocês quanto ao assunto e peço a ajuda dos participantes mais exímios e ativos para criarmos uma metodologia que possa ser entendida e aplicada por muitos que vêm à esse fórum em busca de ajuda. Muitas vezes percebemos que a pessoa não domina muito da técnica envolvida no dia a dia do chão de oficina. E acredito que se quisermos ajudar de verdade, temos que preparar o mecânico à raciocinar e "caminhar com suas próprias pernas".
Acho que possamos trocar idéias e criar um projeto que possa ser uma espécie de passo à passo para a resolução de simples defeitos e dependendo do tipo de tópico, já podemos usá-lo para questionar o autor se ele já seguiu tal rotina de procedimentos no diagnóstico.
Assim esse fórum ficaria muito mais interessante para todos nós!
Respostas:
Sparta é fato isto. Está metodologia de trabalho já é alvo dos suporte técnicos espalhados por ai. Falando mais especificamente dentro da oficina não existe um padrão, existe é uma pessoa pensando como resolver aquilo rápido e sem dar muito trabalho. Eu nunca li mais conheço instrutores que falam muito sobre a norma ABNT, norm que vc vai lá no site e compra e se eu não me engano houve alterações em 2019. Então temos duas situações : Padronização do processo de reparo e Padronização ao vir aqui pedir ajuda.
Se alguém ai tiver a norma post ai no forum.
Agora sobre como pedir ajuda ... podemos pensar !
1 - Defeito relatado pelo cliente
2- Sintomas e quais diagnósticos foram feitos
3- Solução
algo do tipo e seria legal já ter um cabeçalho pronto
Sparta é fato isto
Está metodologia de trabalho já deve ser alvo dos suportes técnicos de scanners etc. Falando mais especificamente dentro da oficina não existe um padrão, existe é uma pessoa pensando como resolver aquilo rápido e sem dar muito trabalho. Eu nunca li mais conheço instrutores que falam muito sobre a norma ABNT, norma que vc vai lá no site e compra e se eu não me engano houve alterações em 2019.
Então temos duas situações: Padronização do processo de reparo e Padronização ao vir aqui pedir ajuda.
Se alguém ai tiver a norma post ai no fórum.
Agora sobre como pedir ajuda ... podemos pensar!
1 - Defeito relatado pelo cliente
2- Sintomas e quais diagnósticos foram feitos
3- Solução
seria legal já ter um cabeçalho pronto no fórum tipo estes que temos que preencher marca, modelo etc
Exatamente Leonardo.
Essa seria a minha idéia. Já ter uma "espécie" de filtro para fazer a triagem de questionamentos e sugestões.
Mas falando de um padrão no diagnóstico, vamos tomar como exemplo a situação onde o carro chega à oficina com a "reclamação de que não funciona".
Eu particularmente tenho uma seguinte metodologia de trabalho;
Questiono o cliente sobre;
01_ Como, quando e/ou com qual frequência começou esse incoveniente?
02
Isso é muito importante pra se ter um norte à seguir. Pois dependendo da informação que o cliente passa, já temos "meio caminho andado" pra solucionar o problema do carro.
03_ análise e diagnóstico sendo o seguinte;
A_ Utilização do scanner.
B
C_ Análise de pressão e vazão da bomba.
D
F_ Verificação mecânica, como sincronismo e compressão de cilindros por exemplo.
G
H_ Verificação e teste do real estado das peças, componentes e sistemas que possam gerar dúvidas quanto ao seu real funcionamento...
É claro que existe uma dinâmica de aplicação e ordem das informações acima. Que pode variar e muito de alguns para outros modelos e marcas. Mas no geral a linha de raciocínio dessa situação em questão se resume em identificar "o que falta para o motor funcionar" e seguindo uma lógica de raciocínio e técnica se obtém êxito na solução do incoveniente.
Muita coisa pode ficar oculta senão for seguido uma criteriosa rotina de diagnóstico.
Seria interessante trocarmos idéias e experiências sobre o tema.
Conto com a opiniões todos.
OLÁ MEU NOBRE AMIGO SPARTA VC JA DEU O MAPA DA MINA BASICAMENTE QUANDO UM CARRO CHEGA NA OFICINA A IDEIA DE SERVIÇO E ESTÁ QUE VC RELATOU..ENTREVISTA INVESTIGATIVA,ANÁLISE DO CARRO,E PARTIR PARA TRABALHO EM BLOCOS,ANÁLISE SISTEMA DE IGNIÇÃO,ANÁLISE SISTEMA DE COMBUSTÍVEL,ANÁLISE SISTEMA DE CARGA E PARTIDA E POR AÍ SE VAI..TAMOS TAMOS JUNTOS MEU IRMÃO ABRAÇOS E FICA COM DEUS
O padrão que eu uso é a seguinte: ouvir o relato do dono(quais defeitos apresentados, com qual frequencia entre outros...) teste de rodagem para observar os possiveis sintomas, analise visual e a ultima etapa de diagnostico testes e medições; para posterior reparação.
Show amigos, realmente muitos reparadores se "perdem" na hora de fazer um diagnóstico, muita das vezes pulam as etapas basicas para um bom diagnóstico e deixam passar detalhes mínimos, ao meu ver um diagnóstico avançado é aquele certeiro, que minimiza os custo tanto pro mecânico quanto pro dono do veículo e não obrigatoriamente você vai ter que pegar seu osciloscopio, transdutor e etc. Ao meu ver um reparador que aplica bons diagnósticos é aqueleque tem um conhecimento técnico e consegui aplicar esse conhecimento da melhor maneira.
Exatamente.
Excelente troca de informações!
Existem bastantes artigos espalhados por aí. Um deles é este. Inclusive do site da Chiptronic.
Qualificação de Mecânico de Manutenção
A norma técnica nº 15681/2009 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), também chamada de Qualificação de Mecânico de Manutenção, visa capacitar e padronizar a atuação dos profissionais reparadores automotivos.
separei esta parte q fala o número da Norma.
Outra matéria
Interessante.
E como sempre, o SENAI é referência em capacitação profissional.
O bacana é que de acordo com tal norma da ABNT,o profissional têm uma espécie de documentação do tipo ITs ou instruções de trabalho assim como é utilizado em indústrias.
Essas ITs nada mais são do ponto de vista do diagnóstico automotivo, os programas usados por algumas marcas em suas concessionárias como o ELSA pro da Volkswagen por exemplo. Onde o técnico deve seguir um "teste ou diagnóstico guiado" que o auxilia na detecção da causa de incovenientes reclamados pelo cliente.
Exatamente.
Quando você entende os princípios e características de funcionamento, o diagnóstico já está meio caminho andado.
Falando em como pedir ajuda aqui seria legal além deste jeito de ter q por mod,ano etc seria legal ter.
1- modelo etc como já acontece
2- nome do sistema
3- o que precisa e quais são os sintomas
4- cod de defeito no sistema q esta mexendo mais também nos demais módulos
5- quando surgiu
6- o que já foi feito e valores de referencias testados
Teria q ter no site já ...