bom dia aos amigos reparadores! Estou com um caso aqui na oficina de um Voyage 1.6 2010 em que fiz o motor há uns seis meses mais ou menos. foi feito completo. Retificado bloco, vira, cabeçote feito mandrilhamento, trocado comando, tudo certinho dentro dos padrões. esse carro rodou mais ou menos uns três mil km de lá pra cá e pra minha surpresa essa semana queimou a junta do cabeçote.
desmontei ele, analisei a válvula termostática, bomba d'água, tudo ok e ainda por cima o cliente jura "de pé junto" que o carro em nenhum momento subiu a temperatura no painel acima do normal.
Eu procurando alguma explicação pro caso, desenvolvi uma teoria ( meio baseada em achismo, por isso peço conselho dos colegas aqui) que possa ter sido o combustível o causador desse problema. Acredito que um solvente usado numa provável adulteração, possa ter ocasionado uma temperatura extremamente alta na câmara de explosão, o que poderia ter causado um superaquecimento interno e assim a ruptura da junta. Bom, será que alguém já pegou um defeito assim? Será que minha teoria faz sentido ou é "viagem" minha?
Se alguém puder me passar alguma experiência agradeço.
Um abraço a todos!
Respostas:
Olá meu nobre amigo como a junta de cabeçote queimou??misturou água no óleo?? óleo na água??? queimou na saída de escape ou cortou os anéis de vedação e misturou cilindros??? tamos juntos meu irmão
![img=
Isso é devido o material da junta do cabeçote, já aconteceu casos na nossa oficina, aí mudamos para a junta de ferro e aí sim foi solucionado o problema do carro!
Olá meu nobre amigo pra queimar a junta de cabeçote nós anéis dela houve algo de errado na câmara de explosão tipo um bico goteirando está junta de cabeçote está com uma aparência muito feiaaa pra quem rodou só 3 mil km.. abraços boa sorte e fica com Deus
Toda vez que faço motor inteiro o bloco tbm passa pela plaina.
Junta de ferro e parafuso novos
Tem junta que apodrece.
Seu problema ai é o material da junta, esses motores flex não aceitam muito bem juntas com esse material. Se fez o motor inteiro, certificando que bloco e cabeçote estão planos, monte com junta de metal e parafusos novos no cabeçote.
Com todo respeito não acredito.
Alguns pontos devem ser levados antes da desmontagem no meu ponto de vista.
Carro tinha aditivo e como estava antes de desmontar ?
Como esta o funcionamento da ventoinha e da válvula, tampa de radiador ?
Uma coisa é esta junta de fibra. Da pra usar mais devemos evitá-la É de marca boa .. cabeçote não frouxou ?
Veja onde pega as vedações da junta se este material do alumínio está integro.
Uma coisa q tenho q comprar aqui é a plaina de aferir empeno !
A gente precisa usar junta de Metal mais antes aferir o bloco.
Cuidado com marcas de Válvulas
boa tarde
trocou os parafusos e apertou nas etapas certas com torque e graus.
tive alguns problemas aqui e descobri que a plaina da retifica não era espelhada, ficava aspera , depois que mudou a plaina com pedra de vidia não tive mais problema
Eu vou montar ele essa ainda essa semana, o cabeçote chegou ontem a tarde. teve que encher pois estava na mínima e o pouquinho que tirasse na plaina na iria ficar baixo. Vou montar agora com a Junta de chapa e espero que não tenha mais problemas.
Eu posto aqui quando o Voyage estiver funcionando. obrigado a todos pelas opiniões. Foram de grande valia pra mim. Obrigado mesmo!
Pela imagem, dá pra se ter uma idéia de que não havia boa circulação do líquido e pela coloração do aditivo, o mesmo não era de qualidade.
Sem falar que motores flex com muita razão de compressão, não se aplica juntas de fibra.
Confira medidas do cabeçote, rugosidade, empeno deve ser menor do que 0.05 mm, junta de aço, parafusos novos, torque correto, aditivação adequada, correto funcionamento do arrefecimento e tals...
Dificilmente você terá problemas.
Bom trabalho.