Olá caros amigos da profissão.
Gostaria de saber se alguém tem, sabe ou consegue informações técnicas sobre as nomenclaturas dos sensores de O2, assim como temos em velas de ignição, por exemplo.
Recentemente peguei alguns casos de problemas com Sonda. Um deles foi em um Classic 2011, em que foi trocado o sensor em outra oficina e continuou o defeito. Instalaram um sensor OZA659-EE87, sendo que o correto era o OZA683-EE19.
Aparentemente eram idênticos, e mesmo sendo Planar, os fios brancos da resistência eram opostos, e nao lado a lado como ensinam. Os furos do sensor também eram retangulares e laterais, como uma sonda Finger
Outro caso foi em um Fox 2008, que usa a sonda OZA659-EE89 (chicote curto ~20cm), mas na conversão para Bosch deu uma sonda com chicote de 65cm (mesma do G5)
Enfim, gostaria se saber se pela nomenclatura é possivel identificar características da peça, como tamanho do chicote, tipo de funcionamento, etc. Acho que facilitaria muito alguns diagnósticos e também evitaria alguns transtornos na hora da reposição.
Desde já, agradeço!
Respostas:
Olá meu nobre amigo eu uso o catálogo da ntk mas na dúvida da um pulo numa concessionária que pelo número do chassis eles conseguem te passar a numeração correta da sonda lambda do veículo, abraços boa sorte e fica com Deus
Arnaldo, te entendo. Mais não se apegue muito nisto não. Acho q o mais importante vc já faz. Colocar sempre a sonda genuína. Na rede Bosch nós temos as literaturas onde tem as traduções ou significados. Exemplo do que falou foi a sonda universal Bosch. As pessoas não sabem que existem umas 8/9 sonda universal para cada tipo de aplicação. Aí o cara compra qualquer sonda e enfia lá. Aí depois não funciona o cara fala que o defeito é na Sonda.
Estes códigos devem ser consultados nos fabricantes quando possível.
No site da Mte tem ótimas dicas e conversões.
Convencional: 3 a 5 ohms
Planar: 8 a 10 ohms
A/F: 2 a 3 ohms
Titânio: 4 a 10 ohms
Umas das maneira quando a sonda não está danificada é a comparação de resistência.
Me lembro uma vez no fiesta 1.0 2012 que o catálogo de uma marca mandava por um Sonda Planar e na verdade a Sonda a ser usada era uma Finger.
Cara botei um defeito danado no carro por causa de conversão de uma marca de Sonda 🤯