Cambio automatico acima de 150/200 mil km
Em cima segue uma matéria do colunista falando sobre conversor de torque. Em baixo vou compartilha um caso de oficina.
Recente entrou um FLUENCE para trocar fluído do cvt e trocamos com a máquina 7 litros mais os dois filtros. Este carro tinha reclamação de assobios certas horas/ruídos e por isto quis trocar óleo. No passado eu já troquei este fluído só que agora rodou mais de 110.000mil sem troca.
Após a troca do oleo passou a gerar duas falhas DF330 / P0741 ambas relacionada a Conversor de Torque Bloqueado ou Problemas em Solenoides ou Pressão de óleo.
Por via das duvidas refiz o processo da troca e usei outro óleo e de outra marca. Não deu certo !
Então o tema do bate papo ... Procedimento troca ou não ...
Respostas:
A minha percepção e também não sou especialista no assunto foi que o cambio passou a ter menor pressão de óleo. Certamente o óleo que saiu mais encorpado e entrou um novo com viscosidade normal. Neste caso foi usado um CVTF Lubrax com especificações do cambio Nissan NS-1, NS-2, NS-3 ( ns2 é do RENAULT )
Fica uma pergunta será que seria legal os fabricantes fazerem um fluído pra alta rodagem ou aquele lance que seria o correto ( reformar o cambio ) porém este é um dos grandes problemas em mexer num cambio q estava funcionando e agora piorou - mesmo sabendo q o cambio já existia um problema isto pode gerar maior conflito na oficina .... ( o cambio tem um assobio mais do resto funcionava normal e sem avaria no painel. O cambio passou dar pequeno tranque ao colocar em D e luz passou gerar dtc,s.
Neste caso o cliente teve consciência que ele demorou pra trocar o óleo e que já estava com cambio gasto ... ele mesmo comprou um cambio usado com 50.000km rodados e vou colocar esta semana !
Consultando dois reparadores de câmbios eles falaram nesta possibilidade que foi feito porque este cambio firaria muito caro.
CVT quando apresenta ruídos. principalmente depois de aquecer bem o óleo da transmissão, forçando retomadas várias vezes e aí ele fica com um ruído que parece uma "turbina", em todas as vezes que peguei algo assim, só a troca de óleo não resolve. Se monitorar a pressão de óleo e ela estiver abaixo do normal, significa que o câmbio já está com um processo de desgaste já elevado. Não sei como você executou a troca de óleo desse câmbio, se chegou a retirar o cárter do câmbio para fazer limpeza naqueles imãs que retém toda a limalha de ao do desgaste do câmbio, mas eu vejo muitos profissionais que tem essas máquinas de troca de óleo de transmissões automáticas que não abrem o cárter dessas transmissões para fazer a limpeza. Se não for realizada essa limpeza, quando o óleo novo entra no câmbio, aquela limalha pode ficar parcialmente suspensa no óleo e adentrar no circuito de pressão do câmbio, mesmo que o filtro esteja ok, e dar problemas no conversor de torque,
Oi Erico, foi trocado os dois filtros e limpamos os imãs. Trocamos com a máquina Launch.
Oi pessoal, resolvemos arrumar um cambio de segunda mão, porém o defeito permaneceu o mesmo código de defeito. Achei bem estranho .. vou tirar o pequeno filtro refil e por outro. DTC P0741 Bloqueio de Conversor ...