Administrar a empresa vem sendo uma tarefa cada vez mais complexa. Exemplo :
Cliente e chega e pede pra fazer uma revisão, quais procedimentos são adotados e quanto tempo isto pode demorar em média ?
Respostas:
Aqui fazemos o seguinte. Cliente agenda. Chegando no dia olhamos em modo geral e usamos dois check-list, um com itens básicos e outro complementar. Mecânico escreve todas as anotações e olhamos histórico quando já é nosso cliente. Daí pra frente passamos para as meninas fazerem os orçamento e peças e de serviços.
Mais quanto tempo isto demora .. em média creio que até meio dia .. e tudo depende de vários fatores .. quero diminuir o tempo ..
Quando o cliente agenda revisão, é revisão geral aqui na oficina, porque as vezes você passa o olho por exemplo, na pastilha de freio e você vê que esta tudo OK, quando você vai liberar o carro, o cliente fala "o freio ta tudo OK né", aí você fica numa situação que você não consegue dar certeza, porque não foi feita a verificação do freio traseiro que é mais demorado a verificação, ai quando um cliente que chega falando que quer fazer somente TROCA DE ÓLEO e eu tento expicar sobre revisão e ele bate o pé na troca de óleo, eu fecho os olhos e troco o óleo (que acontece raramente aqui), na maioria da vezes eles optam em fazer a revisão geral
e respodendo o tempo, deixando o carro as 08:00 da manhã, até meio dia creio que esteja pronto o orçamento para enviar pro cliente, quando não tem nenhuma observação (barulho, falhamento, desempenho)...
legal ..
Aqui fazemos muitas revisões. Num dia pinta 5,6,7 orçamentos. As vezes tem uns que até fica ruim de montar. Os carros não acostumados a fazer revisão vamos colocar somente o necessário se não da problema apontar orçamento gigantescos.
Se for coisas simples faço orçamento na cidade mais meu estoque. Orçamento grande que contem peças como amortecedor aí já miro em vários distribuidores.
Nas empresas que trabalhei como técnico mecânico, era de minha responsabilidade avaliar o veículo como um todo em casos de visita com solicitação de revisão. Como a maioria dos proprietários só buscam serviço de revisão em veículos novos, era mais fácil avaliar. Era cobrado um valor X referente à essa verificação que em caso de orçamento autorizado, esse valor era "diluído" no total de horas trabalhadas.
Quando o trabalho era referente à diagnóstico, era cobrado um valor referente a hora trabalhada para a verificação do sistema em questão. E nesses casos, como normalmente os veículos não são novos e pouco conservados a maioria dos fregueses não autorizava.
É preciso explicar bem ao proprietário sobre a política da empresa, metodologia e técnica de trabalho em relação a tratativa e estratégia à ser adotada de acordo com o perfil do veículo em questão. Um problema ou outro sempre têm. Mais quando deixamos tudo documentado e registrado ( vídeos e imagens ) do que foi realizado e está sendo feito na tentativa de no mínimo identificar a causa do incoveniente. Os possíveis problemas que possam acontecer serão apenas por percepção e entendimento ( ou não ) do cliente.