Boa noite à todos. Sou novo no fórum mas antigo na mecânica, porém desatualizado em carros injetados. Comprei um Polo Classic 98 1.8 injeção IAW 1AVP e o carro começou à oscilar marcha lenta. Fiz limpeza de tbi troquei atuador e sensor de posição acertei ponto, mas o carro continua com a marcha lenta à vezes acelerada, outras vezes baixa demais e ou com pequena oscilação.Esse carro está com 66.000KM originais Já passei scanner ravem com um mecânico conhecido e não apresenta erros de sensor, mas o mecânico é daqueles apressados e não verifica os parâmetros corretamente.Então gostaria de saber se possível algumas coisas;
1 -existe algum scanner desses modernos com visor integrado que acesse a central ?
2- como resetar a central sem scanner e como fazer o ajuste básico também sem scanner?
3- quais os defeitos mais comuns desse motor e sintomas?
Em relação à pergunta 2 existe um tópico que respondeu por email, mas já tem 3 anos e está encerrado.
Desde já agradecido à quem puder ajudar. Marcos
Respostas:
Ola Yamato. Obrigado pela atenção, o ponto já foi verificado e corrigido. Quanto à entrada de ar falsa vou verificar a junta do coletor de admissão e mangueiras. O meu problema está no fato de que os profissionais que procurei não possuem o scanner adequado, apesar de que já passei o ravem e o mesmo acusou duas vezes sensor de detonação no intervalo de 2 meses e aproximadamente 600km rodados. Já troquei sensor de posição de borboleta,atuador de marcha lenta, fiz limpeza de tbi, troquei os bicos, pois já os tinha novos de reserva. Não sei se foi coincidência, mas os problemas começaram pouco depois que troquei o óleo. Obg Marcos
Amigo, sugiro atenção especial ao sensor hal e entradas falsas de ar.
Obrigado Edsonoficina pela ajuda. Agora pouco fiz alguns testes básicos de entra de ar falsa no coletor e mangueiras de vácuo e não percebi nada de anormal, mas o ideal é testar com vacuômetro.Vou providenciar um sensor hall novo, pois como sou coroa e pretendo casar com o carro por muito tempo, vale à pena investir em peças novas.Vendo um artigo sobre essa injeção ,o mesmo sugere sonda lambda, que no meu caso esta com uma carbonização branca.. Obg Marcos
Amigo pega o multímetro e mede a voltagem da sonda,no fio preto com o carro ligado de oscilar de 0 a 900 milivolts.
Ola Adinoel, coloquei o multimetro na sonda e sai com o carro. Ela fica variando normalmente, mas quando retirei o catalizador para ver se não estava obstruido vi que a sonda estava esbranquiçada. Não sei se isso pode influenciar e se posso fazer algum tipo de limpeza. Já comprei uma sonda nova então não tem problema testar uma limpeza.O meu mais problema e achar um scanner que leia a central e corrija tudo, ou como proceder para resetar totalmente sem scanner. Obg Marcos
Marcos confere os aterramentos do teu carro,pode ser esse teu problema e a bateria esta boa?a sonda é normal ficar branca.Faz o seguinte tira os dois cabos da bateria e encosta um cabo no outro fora da bateria e deixa uma meia hora recoloca denovo e deixa o carro funcionando em marcha lenta até ligar a ventoinha.
Ola Adinoel, mais uma vez obrigado pela atenção.Estou fazendo testes por etapas, afim de aprender causa e efeito. Amanhã quando o motor esfriar vou verificar os aterramentos. Devo soltar a tomada da central também ?Obg Marcos
Em resposta sobre as bateria ela tem um ano. Já testei com multimetro e a voltagem dela quando quente, depois de rodar com carro marca 12,40V , porem no dia seguinte sempre está com 11,80V, mas o carro vira bem. Já testei com a ponta do multimetro no positivo da bateria e na carroceceria e motor com a outra ponta e a tensão é a mesma. Tambe, fiz esse teste na saida do alternador. Como "Eletron não pinga" (rrss) não tem como achar o vazamento. Obg Marcos
Ola Yamato, realmente sou perseguido pela eletricidade.rrss. Tenho um multimetro vagabundo que dá essa leitura, tenho um alicate amperimetro duvidoso que não mostra decimal e tenho um voltimetro digital no carro que tambem marca 12,40 quando desliga o carro e 11.80V na manhã seguinte. Vou comprar um minipa, que espero que seja bom ainda.Obg Em tempo , um conhecido disse que a central do santana MI pode ser usada no polo apenas mudando a bobina de ignição.Isso é verdade ? Obg Marcos
Bom dia à todos. Fiz todos os procedimentos sugeridos, porém estava com uma disconfiança dos instrumentos digitais instalados (pressão bomba, temp oleo) e resolvi desliga-los da fiação. Parece que o carro ficou bom ,mas ainda vou testa-lo melhor.Conclusão ;temos que verificar se acessorios foram ligados corretamente,pois podem interferir na central.
Alguem sabe como ligar um scanner vag kkl direto na central, pois o polo em questão tem central 1avp mas não tem imobilizador. Conectei pela tomada mas o programa não reconheceu a central apesar de que mandou procurar por Seat mas mesmo assim não conectou. Como a minha tomada tem os pinos 4 7 15 15 16 tenho duvidas de qual protocolo ele usa. Obg à todos. Marcos