Ola Pessoal, faz um tempo que nao entro aqui no fórum e hoje estou aqui em busca da ajuda de vocês e tentei postar de Proprietario para Reparador e não sei porque não deu certo, mas vamos lá:
Tento encontrar uma explicação para o que esta acontecendo com um fiesta 98 – Motor Endura que ta me dando uma dor de cabeça, porque não consigo entender o que ta acontecendo.
O Fiesta começou a morrer do nada e no meio da BR entao levei no mecanico e ele me falou que era o atuador da marcha lenta que deveria estar sujo demais, entao deixei o Fiesta com ele para fazer uma limpeza em todo o sistema de injeção, mas como tinha um pequeno vazamento na tampa de válvula e no retentor da polia, mandei trocar também a junta da tampa de válvula e o retentor, assim ja resolveria tudo ne?!.
Deixei o carro na oficina (13/01) e mecânico me entregou ele aqui em casa no dia seguinte (14/01) e tudo parecia perfeito, pois dei umas voltas nele e notei que nao estava morrendo mais, porem no dia seguinte quando liguei o carro veio a surpresa desagradavel, percebi que o carro tava saindo fumaça pelo escapamento em uma quantidade fora do normal, liguei pro mecânico e falei o que tava acontecendo, mas ele ja conhecia o carro e talvez pensou que eu tava falando de uma leve fumaçinha que sai pela manha e repetiu tudo que ja tinha me dito antes, que eu nao esquentasse a cadeça, pq o motor do meu carro tava bom e que duraria muitos anos sem precisar mexer nele.
A cada dia foi aumentando a quantidade de fumaça ate que se tornou impossivel sair com o carro, pois parecia que o Fiesta estava com uma chaminé instalada no escapamento de tanta fumaça que saia, entao fiquei pensando no que ele teria mexido ou ate mesmo errado durante o trabalho dele pro carro passar a soltar tanta fumaça como estava soltando.
Alguns dias depois voltei na oficina para falar da fumaça, mas fui no carro de uma colega, pq não tava querendo sair no Fiesta daquele jeito, e na conversa ele voltou a me afirmar que o motor do Fiesta fuma tão pouquinho que tenho motor pra mais uns 3 anos sem ter que me preocupar, então questionei a ele, sobre a quantidade de fumaça que começou a sair no dia seguinte dele mexer e sem ver o estado que o carro ficou depois que ele mexeu, ele insistia em dizer que aquilo nem era fumaça, talvez imaginando o carro como deixei pra ele mexer no atuador e trocar a junta da tampa de valvula, pois ate entao nao tinha o fumaçê.
Ele repetia que meu carro saia tão pouca fumaça que nem da pra notar, acabei me estressando porque minha intenção era que ele viesse comigo ver o estado que o carro ficou depois que ele me entregou o carro aqui em casa, já que eu falava da quantidade de fumaça e aqui na cidade se a policia ver isso, é guincho na certa.
Não discuti com ele, apenas percebi a falta de atenção e vim embora esfriar a cabeça e voltei lá na quinta feira e mais uma vez insisti que a fumaça tava absurda e ele achou que eu estava exagerando um pouco, na verdade ele estava ocupado com problemas de uma mansão que está construindo num sitio, um problema lá com a piscina na tal casa, e apenas me orientou a colocar 1/2 litro de Bardahl Prolonga no carter, me garantindo que esse produto ia eliminar toda e qualquer fumaça, acho que ele so pensou em como era o carro antes dele mexer, imaginando um quase nada de fumaça pela manha e não deu a atenção devida.
Depois que coloquei o tal Bardahl o carro continuou a funcionar "normal", porem a fumaça que ele falou que sumiria com o tal Bardahl Prolonga, em vez de sumir aumentou, posso dizer que triplicou a quantidade de fumaça que passou a sair depois dele mexer no carro, pois antes dele mexer não saia.
Gostaria que voces me ajudassem, me dando opiniões do que possa ser a causa dessa fumaça toda tão de repente, porque nao acredito que o motor esteja tao ruim assim, e francamente, como também não quero atirar pedras no mecânico, mesmo que ele tenha errado, não vou ficar metralhando o cara, porque ele é um homem bom, só acho que ta meio perdido na realização de um sonho.
O carro nem daria pra vender com tanta fumaça, ninguém vai querer aquilo e postei um video no youtube pra vocês verem como ficou o funcionando em marchas lenta e também acelerando um pouquinho, mas podem ter certeza que pisei bem de leve, vejam no video a quantidade de fumaça, para um carro que saia uma fumaçinha leve de manha e depois sumia.
Depois que ele mexeu passou a sair um canudo de fumaça, mas logo ao colocar o Bardahl que ele mandou, a fumaça aumentou 3 vezes mais
O link do vídeo é:
http://www.youtube.com/watch?v=jjPwzXAlMlk&feature=youtu.be
Desde ja agradeço a todos que me ajudarem dando uma sugestão do que fazer para vender esse carro!
Respostas:
parece q quebrou anel colega..igual amigo disse teste de compressao nesse fiesta ja da pra fazer diagnostico, nao se desespere pq seu mecancio nem mexeu ainda...
Ola pessoal, hoje de manha um mecanico veio aqui olhar o fiesta e ficou horrorizado com tanta fumaça, olhou daqui e dali, cheirou a fumaça e logo foi me dizendo que pela, fumaça, pelo cheiro e pelo funcionamento do carro, o motor não e.
Foi olhando e fazendo algumas perguntas, quando falei que tinha sido feita uma limpeza no sistema de injeção ele foi logo tirando um pouco da gasolina do carro e depois de cheirar bem a gasolina, foi logo me falando que quem mexeu no seu fiesta colocou alguma porcaria no tanque de combustivel, que ele nao via sinal de que tinha sido feito limpeza em bicos e que a primeira coisa a fazer seria ver o que tem na gasolina, entao peguei um pouco dela e levei em 2 postos pra fazer um teste e nos 2 o resultado foi o seguinte: entre o liquido claro e a gasolina tinha umas particulas escuras que nos 2 testes foram me dito que seria um sinal de tinha DIESEL na gasolina.
Perguntei se poderia ter diesel no tanque do posto que abasteci, pois tava na reserva e completei o tanque, entao me falaram que impossivel, pois se o posto onde abasteci tivesse cometido o erro de colocar gasolina e diesel no mesmo tanque pra ser levado aos tanques dos carros pela bomba, pelo menos uns 500 carros na cidade estariam com o mesmo problema e ja teria dado o que falar.
Bom, ainda nao é uma certeza, mas a suspeita agora é que foi o proprio mecanico quem colocou, pois a gasolina ficaria por baixo e medida que fosse chegando na mistura de diesel daria em fumaça e so auemtaria e me levaria ate ele para retificar um motor sem necessidade alguma.
Amanha sera esvaziado o meio tanque de gasolina e vamos ver no que vai dar, porque ate aqui nao quero atirar pedras em ninguém. Depois volto aqui para postar no que deu a retirada da gasolina misturada com diesel.
Abraços!
Essa fumaça parece branca. Esse carro não teve superaquecimento não, amigo? Funcione ele por uns 5 minutos, depois se tiver uma chave de velas ( Fiesta Endura é 16mm) retire uma vela, coloque uma chave de fenda média no furo da vela, espere alguns segundos e retire. Se tiver gotículas na fenda, o cabeçote pode ter sofrido um superaquecimento e trincado, ou queimado a junta do cabeçote. O carro falha quando acelera? É uma hipótese. Espero ter ajudado.
Pode ser sim a hipótese do diesel pois em alguns lugares o mesmo é utilizado para a limpeza visto que dispersa muita sujeira agora colocar no tanque ai é osso heim.
O problema nunca esteve no seu reparador (mecânico) e sim no frentista e pq nao disser com vc mesmo. Nós mecânicos ou reparadores, temos que tratar sempre getilmente o freguês pq afinal ele não só "sempre te razão" como tambem é a razão de nossa existecia, mas vamos combinar de vez enquanto da vontade de perder a classe.
Olá já conferiu o nivel do fluido do freio?pois se o mesmo estiver vazando para dentro do servo freio ele é aspirado para dentro do motor via vacuo provocando muita fumaça
espero ter contribuido
Já resolveu o problema? Caso contrário, já verificou o nível de óleo do motor se está abaixando? Se a fumaça for na cor branca, provavelmente é óleo sendo queimado nos cilindros, devido a quebra de algum anel retentor ou devido a montagem errada, ou seja, montados em alinhamento. A quebra pode até ter sido provocada na montagem e não foi-se notado. Se a fumaça for escura, provavelmente é combustível, podendo ser adulterado, desfragmentação de alguma mangueira de borracha, desfragmentação essa provocada por reação química com algum componente que foi misturado ao combustível. Boa sorte.
caro amigo não sei se voce ja resolveu mais por todas as dicas gue voce ja recebeu se ainda não resolveu mande fazer uma limpesa nos bicos injetores porgue eu creio gue tem algum desses bicos gue esta mijando e não pulverisando gue tambem faria acontecer esta gueima espero ter ajudado um abraço e boa sorte!
Boa noite.
Obrigada a todos que tentaram me ajudar, mas "resolvi" o problema do Fiesta sim e já o coloquei a venda, o problema foi devido ao mecanico ter colocado Diesel no tanque pra dar fumaça e fazer parecer que o motor tava batendo para que eu o pagasse para fazer uma retifica que na verdade não seria feita, pq isso era um novo golpe que muitos estão usando, e alerto a todos quanto a alguns mecanicos (não todos, pois não podemos generalizar), que agora temos essa nova tática que ta pegando muita gente que tem o mecanico como de confiança e nem desconfia do que ele pode ter colocado no tanque, tanto que ele insistia em retificar o motor, até que desconfiei da insistencia e fui analisando e tomei a decisão de tirar os 38 litros de combustivel e deixar o carro funcionar ate morrer, para ter certeza que eliminaria todo o combustivel e depois coloquei 5 litros de outra gasolina e melhorou bastante posso dizer que 90%, porém tive que mexer no motor porque e descobri que tinha virado um dos aneis e por isso mesmo trocando o combustivel não tinha ficado 100%, então fiz a troca dos aneis, nem precisou retificar pois até parecia que o motor tava zerado.
Hoje estou vendendo o Fiesta, mas acabei arrumando um problema com meu Corsa, mandei trocar o anel sincronizador da 2ª marcha e esse mecanico também me aprontou no Corsa também, mas isso vou contar pra voces em um novo tópico, que darei o nome de "mecanico muda medida de peça do cambio, contra minha vontade", , quem tiver vontade de ler é só procurar pelo tópico com esse nome.
Obrigada a todos voces e não deixem de procurar o novo tópico....e quanto aqueles que me chamaram aqui de AMIGO, informo que podem me chamar de AMIGA, porque sou mulher, ok?!!!
Um forte abraço a todos!
João Demetrio
Me desculpe se ofendi a sua clase, pois eu jamais ofenderia um profissional honesto, e voce veio aqui tentar defender um PICARETA, colocando a culpa pra cima de mim, mas o fato é que a culpa é do mecanico sim, tanto que ganhei dele no juizado de pequenas causas usando uma gravação feita por um rapaz que conversou com ele e gravou a cara de pau dele contando como fez com meu carro para me arrancar uma grana, ainda o Juiz lhe aplicou uma punição por discriminação contra a mulher, porque na gravação ele diz que colocou o diesel no tanque e tinha certeza que eu sendo mulher, seria burra o suficiente pra voltar lá e colocar R$ 3.500 na mão dele.
Esse rapaz que gravou é um colega meu e ta sempre conversando com o PICARETlA, do qual eu confiava, e gravou porque ja sabia de outras sacanagens que o cara vem fazendo, e nem todo mundo aguenta ficar escutando mecanico safado, ficar tirando onda de esperto e subertimando a inteligencia alheia.
Se voce é mecanico e não gosta que fale, te basta ser honesto, porque hoje existem varios meios de obter provas sustentaveis de tudo que acontece dentro da sua oficina, ok?!!!
Mas deixo bem claro aqui, não estou generalizando, pois existem profissionais maravilhosos que trabalham dentro de uma ética profissional e que merecem todo o nosso respeito, mas com certeza profissional honesto não vem aqui dizer que a culpa é do cliente sem saber o resultado, ou seja, sem saber o final do historia, porque os honrados não se submetem a defender aquilo que não viram e não sabem, se alguém vem aqui e acusa um proprietario sem saber do que se trata, e de como terminou a historia é porque também ta acostumado a fazer picaretagem.
Agradeço a todos que tentaram ajudar, parabenizo a todos os bons mecanicos e dispenso o seu comentario desrespeitoso, preconceituoso e susteito, pois com esse tipo de comentario voce não me ofende, mas com certeza voce deu um tapa na cara de todos os mecanicos honestos que frequentam esse fórum.
Porque voce não respeita os mecanicos e para de defender golpistas?
Me perdoe os bons profissionais, mas esse rapaz com certeza deve agir em conformidade com o sujeito que mexeu no meu carro e com certeza um dia vai parar na justiça como aconteceu aqui e ter que pagar 1 ano de cesta básica a R$ 622 (salario minimo) a uma entidade carente para deixar de ser malandro.
Resolvido no juizado especial, consegui provas de que o mecanico usou de má fé, colocando Diesel no tanque para produzir fumaça e me induzir a retificar um motor que na verdade ta em otimo estado.
Em hipótese alguma vc me ofendeu é que eu ja vi caso do frentista se enganar. Sempre acreditei que (pode) acontecer alguma falha involuntaria de nós profisionais da area, mas nunca intecionalmente, fiquei horrorizado . adiciona no msn se quiser conversar [email protected].
abraços
João, já te adicionei no meu MSN, sinceramente acredito que você não teve a intenção de ofender a ninguém, talvez quiz de certa forma defender sua profissão, mas lembre-se: nem todos que estão numa profissão leva o que faz a sério, muitos usam o profissão como meio de ganhar dinheiro sem nenhuma ética.
Espero poder conversar com voce no MSN e ai a gente se entende melhor, ok?!!!
Abraço!
pelo ocorrido e reportado aqui no forum , verifico principalmente talvez a falta de atençao do profissional em atender o cliente , mas ai seria uma outra questao , a respeito de problema , ja aconteceu em minha oficina um problema parecido , o veiculo veio sem lenta e foi diaguinosticado muita sujeira de carbonizaçao no atuador foi substituido e foi feito tambem aquela descarbonizaçao de cilindros com produto quimico o qual logo apos a descarbonizaçao quando motor ficou um periodo desligado , quando veio a funcionar novamernte ficou desta forma do carro do amigo cliente muita fumaça , soluçao foi removido cabeçote e carter o cabeçote foi para retifica para revizao tr de retentores etc , e apos medir desgaste de cilindros nao houvbe nessecidade de retifica e sim da substituiçao dos aneis e descarbonizaçao do bloco por completo e assim solucionou o problema , a causa foi o deslocamento de impuresas e fixou nos aneis principalmente o anel raspador aquele da ultima caneleta , a falta de troca de oleo no periodo correto A FALTA DE MANUTENÇAO PREVENTIVA, acasiona muito isto e natentativa de recuperar algum problema no veiculo o reparador pode ate danificar equipamentos devido alguns procedimentos , espero ajidar boa sorte .
ola amgo provavelmente esse carro esta com retentor de guias de valvula danficado na linpesa piorou
consulte uma retifica de cabessote para melhor averiguaçaõ
tecnocarfg, o problema já foi resolvido, talvez voce não tenha lido, mas o fato é que o mecanico colocou Diesel no tanque de tanque de bombustivel, mas não quero julgar todos os profissionais da area, até porque existem mecanicos maravilhosos que não usam esse tipo de artificio para convencer um cliente que o motor está batendo.....Talvez por eu ser mulher o sujeito pensou que eu jamais descobriria, mas tudo bem, não vou deixar de ter respeito pela profissão por causa dele, até porque respeito e muito os bons profissionais, que se empenham em resolver problemas e não em causa-los e quanto a manutenção preventiva, pode ter certeza que sou uma mulher chata em relação a carros, afinal é a minha vida que fica em perigo se eu não tiver o bom senso de manter a manutenção em dia.
Agradeço de coração por ter dado sua opinião!
Beijos!
Ola pessoal.
Saio de um problema e arrumo outro....kkkkkk
Bom, como o Fiesta foi um problema só, eu resolvi comprar outro carro, pois dependo de carro pra trabalhar, mas aqui estou eu abrindo um novo Tópico para o Corsa....que vida heim?!!!!...rsrsrrs
O Tópico chama-se Água do radiador muda de cor e altera o nível, quem quier ler e se puderem me ajudar em mais essa, eu agradeço e muito.
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amigo já verificou se a bomba de freio está vazando fluido dentro do hidrovacuo