Recebi um astra ano 01 que chegou no guincho pois o dono alegou que a luz do óleo não apagava e o motor então "rajava" obviamente pela falta de lubrificação.
me chamou atenção o fato do carro já ter passado por três oficinas e não terem resolvido esse problema aparentemente simples.
o dono relatou que já tinha trocado bomba de óleo,óleo,filtro,bronzinas de mancal e biela e nada...o bichinho rodava "seco". ao iniciar a desmontagem pasmem !!! de cara o defeito...escancarado...pescador obstruído.
Não acreditei que um defeito tão simples tenha sido a causa dessa desgraceira toda porém,ao conversar com o proprietário entendi. ele me disse que na primeira visita a uma oficina a luz de aviso estava acendendo em marcha lenta,pois bem o mecânico fez a limpeza do cárter que tinha muita borra e substituiu a bomba juntamente com o pescador,que aliás o mecânico tinha disponível em sua oficina,"novinho" em folha.
Bom a peça era nova mesmo e o colega mecânico teve a melhor das intenções ao oferecer a peça para seu cliente,porém essa peça guardada por algum motivo a muito tempo tinha sido "tomada" por uma invasora...uma pobre aranha que encontrou ali o refúgio para sua família (e que família) só que com isso a coitadinha não imaginava o transtorno que causaria,disso eu tenho certeza...pobrezinha.
Bom,mas o detalhe é que ao colocar o pescador novo e trocar a bomba o defeito piorou em vez de sumir pois quando o óleo tentou passar acabou encontrando esse obstáculo em seu caminho,daí pra frente o que se passou é que com a informação dada pelo proprietário de que o pescador era novo e a bomba também os mecânicos se batiam a procurar a causa do defeito sem verificar as peças já substituídas.
Tivemos então de fazer a retífica do virabrequim,pois de rajado em rajado acabou ficando marcado e a troca das bronzinas. Ah...e um pescador novo SEM ARANHA...
Conclusão: sempre é bom,verificar "tudo" item por item,mesmo tendo a informação de que o mesmo tenha sido substituído.
Ah,vocês querem saber como eu sei que era uma família de aranhas ??? bom para descobrir isso eu curioso cortei o tubo do pescador até encontrar lá bem na entrada do bojinho aquela cena terrível...uma família inteira morta e parcialmente "melada" de óleo.
Respostas:
o problema e que nos confiamos muito em peças novas e coisas que raramente podem acontecer como o caso dessas aranhas.