Será que estamos no caminho certo?
Será que criar normas ABNT é a direção certa para o mercado de reparação?
Essas perguntas devem ser refletidas por todos os colegas da categoria, pois a maior dificuldade mesmo tendo normas a serem seguidas são as informações técnicas para chegar ao resultado final.
De que adiantaria ter certos procedimentos padrão documentados se, para certos reparos de mesmos sistemas cada veículo possui valores específicos. Coloco isso em questão para ser debatido porque todos nós temos a dificulade de ter a informação correta de dados técnicos como:
descrição de códigos de defeitos
folgas e dimensões de motores
valores do sistema de injeção
e principalmente esquemas elétricos que só informam o começo e o final dos circuitos elétricos sem ao mesmo detalhar se são fios com sinais de alimentação, sinais de sensores e etc.
Também resolvi levantar esses tico pois as empresas do setor de informações automobilísticas não estão totalmente preparados para nos atender; visto que sequer pesquisam motorizações dos modelos e se realmente alguns componentes existem ou não nos veículos. SEquer também alguns modelos de veículos de 2008 ou anos recentes agora não estão disponíveis para o mercado.
Algumas informações de veículos importados estou adquirindo de um sita americano, cuja faixa de disponibilidade de informações técnicas vão de modelos de 1930 a 2011, mesmo que pagas mas possuem todas as informações que as montadoras passam as suas oficinas autorizadas.
Exemplo simples: Dodge Journey.
Aqui ningúem possui essas informações sendo que nesse site por $ 18,00 tenho acesso on line por um ano a essas informações:
esquemas elétricos
procedimento de manutenção
especificações do fabricante
e boletins de serviço divulgado aos concessionários
Será que seria muito a categoria se mobilizar par pedir as outras montadoras que façam como a fiat?
Que divulga as suas informações para modelos que não estão mais cobertos pela garantia através do site reparadorfiat.
Não estou puxando o saco de ninguém nem criticando ninguém, mas antes de criarmos normas devemos ter acessoa as informações, pois sem elas de que adiantam as normas?
Sem mais gostaria que todos lessem o tópico e se perguntassem será que estamos no caminho certo?
Será que tudo o que pagamos por informações incompletas é justo?
Fica ai duas perguntas finais para serem debatidas sem ofensas e sim com serenidade
Abraço a todos os colegas
Atenciosamente,
Rodrigo Susin Ribeiro
Respostas:
Eu acho que a padronização é um caminho muito longo e talvez até seja o correto. Se ao menos as montadoras de veículos disponibiliza-sem os esquemas elétricos e mecânicos mais abertamente já seria ótimo por que a informação que temos de empresas nacionais nem sempre são corretas, não podendo confiar 100%. Qual é essa empresa americana que você esta acessando para os importados? Tem algum link?
Pouca gente sabe, mas a GM já colocou a disposição
de quem se interessar toda literatura de diagnóstico.
É só cadastrar e usar. http://www.reparadorchevrolet.com.br/site/
Douglas, boa noite
o link:
www.alldatadiy.com,
o único problema é que são $18,00 para cada veículo selecionado
mesmo assim fica a dica
Salvei o link aqui sim, muito obrigado! Ja conheço o Alldata só que a versão software não conhecia a online!