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Prezado Gabarito007, seja bem vindo!
Este Fórum é destinado a troca de informações técnicas entre reparadores automotivos profissionais, com prioridade para a resolução de problemas técnicos do dia a dia das oficinas. Todavia, além da capacitação técnica de muitos participantes, temos aqui alguns profissionais movidos pelo desafio, pela curiosidade ou pelo nobre gesto de querer colaborar.
Como não se trata de um tema específico de veículos da linha leve, seu post foi transferido para a área de sugestões.
Se você concluir seu projeto com sucesso, o seu relato final será muito bem vindo também.
Att.
Prezado Gabarito007. Pensando no seu projeto, penso na rotação adequada para um alternador gerar corretamente. Pense no motor de um carro funcionando. A polia da arvore de manivelas sempre tem um diâmetro maior que a do alternador. Assim se o motor estiver a umas 2000 RPM, o alternador estará com algo em torno de 3000 RPM (estou aproximando, calculando de cabeça). Assim, veja se com a sua bicicleta você conseguira uma rotação adequada para o carregamento do seu banco de baterias. Acho que se a rotação for baixa, o alternador não carregará corretamente o banco. Pesquise para ver se tal dispositivo é viável. Se você tiver que multiplicar demais a rotação para a RPM do alternador ficar numa faixa boa, talvez a bicicleta fique muito pesada para pedalar. Não sei ao certo. são só conjecturas por enquanto. Abraço. Depois a gente pensa mais.
Colega Gabarito007,
Muito bacana, uma energia limpa este assunto pode abrir horizonte para novas ideias, E segue o meu pensamento abaixo:
Para um motor fundido -> Engenheiro mecânico
Para combustível alterado -> Engenheiro químico
Para baterias descarregadas -> Engenheiro elétrico
Para defeitos em softwares -> Engenheiro da computação
Para todos os outros problemas acima UM PROFISSIONAL DE OFICINA MECÂNICA
att. Diaz
Gabarito007, se entendi bem, você deseja usar sua energia física para gerar e acumular o suficiente para uso com uma TV e um computador…
Em toda transformação de energia há uma perda de 15 a 35%, que é intrínseco as características da transformação (uso próprio e/ou perdas), então não há um aproveitamento de 100%.
Seu esquema básico então é:
Esforço físico > alternador > acumulador > inversor p/127VAC > uso (aprox. 718W).
Não sei qual o peso que representará o alternador, mas você terá que manter um ritmo de 128 pedaladas/m para que o alternador fique com 900rpm (média de uma marcha lenta?), para gerar aproximadamente 13,8V, e amperes suficientes para a carga da bateria...mas por 40min, a bateria não irá se carregar plenamente e sua capacidade de carga acumulada irá diminuir se o uso for diário pelo mesmo tempo de carga, ou seja, não é com 40min de carga que você conseguirá horas de uso.
Mesmo que você não consuma todos os dias, não vejo com bons olhos particionar o carregamento da bateria nos dias em que não fará uso do computador...até pode ser que em alguns dias a bateria se carregue bem, mas certamente a vida útil sofrerá bastante pela quebra do ciclo de carga.
A faixa normal de entrada em um inversor de 12VDC/127VAC, vai de 10 a 15VDC (abaixo de 10 ele desliga a saída), e uma bateria com carga plena e corrente de uso de 5A, chega aos 10,5V em 8h , de uso (Freedom DF700)...que é até bom, mas o problema é que serão necessárias várias horas initerruptas para repor esta carga, e você só pedala por 40min diários.
Fonte: http://www.logik.com.br/download/ManualTecnicoBateriasFreedom.pdf
Minha opinião é de que você não ficará satisfeito com o resultado e meu conselho é:
Substituir seu esforço físico e o alternador por um carregador inteligente, que carregue a bateria com a energia comercial e dentro dos padrões de carga para a bateria estacionária...ou;
Você pensar no uso de energia solar, cujo investimento é maior, mas a satisfação idem.
E não pense que você está desperdiçando a sua energia física...pois você está ganhando em saúde!
Bração,
Bange
Prezado Gabarito007. Acho 900 RPM muito pouco. Posso estar errado. Mas pense num carro. A rotação normal é muito mais alta. Abraço.
Achei interessante sua proposta de geração de energia.
Considerar que quanto mais carga mais esforço terá de fazer nas pernas para girar o alternador, acredito que se investir em uma placa solar terá menos esforço e o custo muito próximo do sistema alternador / dinamo e não deixara de ser um sistema limpo e livre. Uma placa de 250w deve suprir sua necessidade com uma bateria estacionaria tipo de caminhão alta capacidade. Tenho aqui na oficina uma placa em uso já por 10 anos de 250w com controlador e a bateria.
Verifica se sua fonte tem certificação 80 plus e qual categoria (bronze, prata, ouro, diamante ou platina) habilite o gerenciamento de energia da placa mãe para demanda necessária. 80 plus é uma garantia que a fonte transforma 80 % da energia em trabalho e apenas 20 % em calor, ou seja são eficientes e silenciosas e não possuem chave bivolt, aguentam picos de tensão e desligam automaticamente em casos de surtos. Um nobreak profissional pode ser uma opção com um sistema de aterramento eficaz.
As companhias de energia são obrigadas a ressarcir os equipamentos que venham a ter problemas ligados a energia eletrica independente de ser chuva etc, aqui toda vez sou ressarcido dos problemas.
O sistema eolico com alternador pode ser uma opção se sua regiao tiver ventos constantes...
Poderá usar uma roda dágua também com um altenador se houver caimento proximo em um corrego por exemplo. Já presenciei uma roda dágua com sistema carneiro hidráulico em uma fazenda e um alternador de 90 amp.
Vou continuar a observar o tópico.
Gabarito007, os vídeos demonstram que é possível, mas...
Volto a dizer...não existe milagre dos pães...ou seja, não é com 40min/dia de carga que você conseguirá horas de disponibilidade no consumo. Mas isto também depende da quantidade em horas (ou minutos), que você consome da bateria.
Veja este material > http://portal.macamp.com.br/portal-conteudo.php?varId=79
Veja que uma carga completa leva horas e também deve-se obedecer a critérios de modo a não danificar ou diminuir a vida útil da bateria...em regra, uma bateria deve receber de carga (corrente) 10% de seu valor nominal (uma bateria de 100Ah, deve receber no máximo 10A em seu ciclo de carga), e isso é conseguido pelo controle da tensão efetiva que se aplica nela...um alternador não te dá essa condição.
O material mostra que um alternador automotivo está longe de ser um carregador eficiente...mas também não necessita de ser pois a bateria de um carro é usada (e bem usada), só na partida (uns 3 a 4s), e depois atua como elemento de filtro da tensão do alternador...ou seja, é o alternador que segura a peteca após o motor estar em funcionamento...daí ele deve ser capaz de suprir toda a demanda de consumo (luzes, buzina, motores elétricos, central eletrônica, ignição, etc…), e também ser capaz de recarregar a bateria.
Mas no seu caso, a bateria terá um uso muito efetivo e ela sempre estará em uma das condições: em descarga com o uso da TV/computador (horas ?), ou em carga (40min/dia!!!).
Vamos por rapidamente a cachola pra exercitar...
Inicialmente, pelos dados que você forneceu (600W + 120W = 720W ou 5,66A)...este é o seu consumo, logo o inversor deve ser capaz de no mínimo atender a esta demanda.
Vamos supor que o inversor tenha um auto consumo (ou perda), logo a corrente para a bateria deve ser acrescida de aprox. 0,85A (puro chute, este valor só o fabricante fornece), mais a corrente de consumo de 5,66A=6,51A.
Na tabela de descarga da Freedom DF700, você teria pouco mais de 6h de autonomia até que a tensão da bateria chegue ao nível de corte do inversor, ou seja, aproximadamente 10V.
Com 10V, a bateria (de 12V), já é considerada bem descarregada e para você repor a carga em 100%, necessitará de muitas horas para o ciclo de carga e não apenas seus 40min diários...sacou?
Mas vamos continuar…
Quanto a RPM, sim...é possível aumentar a rotação via polias ou caixas de engrenagens...porém isto certamente representará mais peso ou esforço físico (ligeiramente compensado por polias enormes e pesadas...nos vídeos aparecem algumas), e eu coloquei a RPM em 900, apenas como referência, pois não tenho informação precisa da RPM do alternador em ML (marcha lenta), do carro...certamente é maior e/ou proporcional a capacidade do alternador, mas fique certo de que qualquer alternador suporta bem mais que 5.000RPM's.
Supondo uma bateria de 100Ah, não precisa de um alternador de 100Ah, pois segundo o material do link acima, a regra é de 10% do nominal da bateria para uma carga plena (que leva horas…), então seu alternador pode ser bem menor, pois a única carga dele é a própria bateria...o mais importante é que ele tenha a tensão maior (creio que é 14,3V), para que o carregamento seja mais rápido...não aconselhável…
Creio que substituir o alternador por um dínamo mais uma eletrônica inteligente que dê um controle maior sobre a tensão/corrente de carga para uma bateria, seria melhor para uma carga mais rápida ainda, mas com grande sacrifício da vida útil da bateria…
O fato é que vc tem uma carga estipulada ( de 720W), o inversor deve atender a esta demanda, falta definir qual será o seu tempo de uso diário (em horas, minutos, etc...), como referência pegue a Freedom DF700 e...
Consulte a Freedom/Heliar, fornecendo as características de que você dispõe sobre a carga de uso, tempo desejado de uso (levando em consideração os 10V que desligam o inversor), ciclos de carga/descarga (se você usar o computador todo dia, é diário), e veja o que eles respondem sobre o tempo e demais informações necessárias para repor os 100% da capacidade da bateria, pois no material deles não fala nada sobre a curva de tempo x carga...que certamente não é nenhum milagre dos pães.
De acordo com o que eles retornarem, vamos evoluir...
Não se prenda apenas em orçamentos, estude tudo para ver a praticidade efetiva...orçamento é o último.
Não se deixe levar apenas por vídeos de internet...vai com calma antes de investir…
Bração,
Bange
Gabarito007,
Quanto ao alternador, em seu projeto, a única carga dele será a bateria e sendo a bateria de 100Ah, a corrente necessária para a carga é de 10% desse valor, ou seja, 10A.
De pouco adiantaria um alternador mais parrudo, pois o regulador segura a corrente pela tensão da regulação (em 13,8 ou 14,3V), por outro lado hoje em dia acho que não se encontra alternadores tão fraquinhos...acho que o menor deve estar em torno de 40/50Ah.
Eu falei em dínamo, mas realmente é difícil de se encontrar...a indústria até fabrica, mas para soluções customizadas...e nessa linha também é a eletrônica de regulação e controle…o que chega mais próximo é o módulo de controle de cargas em sistemas de energia solar...
A carga de uma bateria está diretamente ligada a quanto ela precisa para ser colocada a 100% de sua capacidade novamente...isto quer dizer que quanto mais você consumir, mais deverá repor para a plena carga de 100%, para se ter a maior vida útil, deve ser sempre em 100% no ciclo da carga...se você quebra este ciclo de carga (que deve ser único), em diversos ciclos fragmentados, fica óbvio que a sua vida útil ficará menor...quanto? Não sei…
É certo que esses novos parâmetros já tende a uma viabilidade em seu projeto...mas fica no campo do “se”.
Não, o limitador de voltagem está agregado ao regulador do alternador e ele normalmente é de 13,8 ou 14,3V nos dias de hoje...e uma bateria de 12V, precisa desses valores maiores que 12V, para não só ter uma corrente maior na carga, mas para também para se chegar aos 100% carregada...com o fator tempo claro…
Bom, uma bateria de maior valor nominal, digamos a DF4001 (240Ah), com o mesmo valor de sua demanda, certamente dará uma maior autonomia em tempo de uso ( mais que 30h), e se você não esgotar tal tempo, precisará repor menos...mas não estou seguro se o tempo de recarga será menor, pois para se retornar aos 100% de carga plena serão necessários 24A (10%)...voltamos ao ponto desconhecido que é a curva de tempo de carga...só mesmo com mais informação da Freedom/Heliar.
Vi acima que você já comprou o inversor de 1000W...beleza, irá atender com alguma folga, mas qual é o auto consumo dele para se somar a sua demanda, que será a carga (de consumo), efetiva de sua bateria? Este dado é importante para que a Freedom retorne mais informações…
Bração,
Bange
Gabarito007,
O complicado é você ter dois objetivos que não se complementam: pouco tempo de carga e grande tempo de uso.
Normalmente os sistemas disponíveis (no-break), tem limites de tempo em função da carga e partem de uma fonte básica em AC comercial, daí se consegue com carregadores práticos e inteligentes, dar a devida carga para uma bateria ou banco de baterias de modo a assegurar a longevidade das mesmas.
Um sistema de uso da energia solar é o que mais se aproxima de seu desejo no sentido de ter uma fonte DC (fotovoltaica, “semelhante” ao alternador + regulador), com controle de carga.
Para a RPM mínima do alternador, há que se considerar a qual carro pertence o seu alternador de 65Ah, medir a polia do virabrequim, a polia do alternador e qual a RPM do motor do carro, pois elas (do vira e do alternador), nunca são iguais, tendo portanto uma relação entre elas, que é o que define a RPM do alternador.
Alternadores de mesma capacidade são basicamente idênticos, mas se diferem pelo tamanho da polia e da forma de ser fixado ao motor...assim só existem duas saídas: ou se conhece o carro e mede-se as polias ou se consulta o fabricante do alternador.
Quando isto for descoberto, projete uma relação ligeiramente maior, pois no carro a RPM do motor é constante...já suas pedaladas certamente flutuarão bastante durante o tempo de exercício.
Rapaz, eu não sei se aumentar para 1h já seria suficiente para a carga plena da bateria...isto é uma função do nível da descarga em que ela se encontrar no momento em que você para de usar o cptr/TV. É fundamental obter da Freedom, as curvas de tempo de carregamento.
Eu não conheço formas diferentes de monitorar a bateria, além da tensão ou da curva de descarga (vide os gráficos do link da Freedom), projetada em função da carga x tempo.
Uma maneira prática, quando as curvas de projeto de descarga não apresentam a mesma amperagem de consumo de seu engenho, é, partindo da bateria plenamente carregada, monitorar o tempo do início de uso até a parada total...subtrair algum tempo como margem de segurança (já que o uso é de computador e perder dados não é desejável)...ex. se a medida de 4h20min, despreze os 20min como margem de segurança.
Já na monitoração por tensão, o ideal é que o voltímetro seja digital para se evitar erros de leitura...o mínimo sendo 10V (considerando este valor como o mínimo para o inversor), limitar em 9 ou 9,5V é uma garantia semelhante a do tempo.
E não me culpa não...já te disse que não há milagres...rs!
Bração,
Bange
Não me estendi sobre a leitura de todo o tópico, mas vou colocar uns pontos práticos a ser observado.
1. para regular a tenção... o regulador de tenção normalmente faz esta função mas como? controlando a corrente sobre o rotor, desta forma controla a intensidade do campo magnético consecutivamente o peso, assim como na sua bicicleta.
então um possível aplicação seria vc fazer este controle manualmente com um reostato, parra ser efetivo vc deve dispor de um voltímetro e um amperímetro isso minimiza a relação, ou a quantidade de giro para uma carga eficiente.
2. para definir o projeto primeiro vc tem que conhecer o quanto vc conseguira produzir de potencia durante este tempo, vou partir de um pressuposto de 10 ah 40 minutos 6,666 a uma bateria ideal seria entre 60 e 100
3. a fonte do meu not tem uma fonte que fornece 40w, os 6,666 a seria consumido em 2 horas desprezando as perdas,
4 como vc falou que sua profissão depende de um computador, sugiro que use um noubrek por dois motivos o mesmo emite aviso de limite seguro para vc utilizar a bateria o mesmo usa bateria estacionaria que é mais apropriada para sua aplicação, vc ainda pôde aproveitar seu projeto mas como complemento basta desligar um período x e consumir parte da bateria aproximadamente o que vc produz ou um pouco mais.
5 o alternador por volta de 1500 rpm produz por volta de 1/3 do seu valor nominal 30a produzira 10a
vamos supor q vc chegue a produzir 50 a h o que é meio difícil para carregar uma bateria sem danificá-la esta teria que ser de no minimo 250a mas pôde ter certeza que o peso é monstruoso próximo de 1 cv limpo acredito passar de 2 cv de força necessária para isso.
ao meu ver investir em células solar é mais vantajoso.
o noubrek instalado corretamente tem proteção contra surto e pôde salvar seu pc de alguns raios tb.
uma vez um um funcionario da concessionaria de energia do parana veio na oficina com uma ergometrica e um alternador de chevete nela(35a),pra ligar o mesmo numa bateria,ele queria demonstrar em feiras de ciencia que pra produzir energia e nescessario muita energia,liguei o mesmo ,e rapaaaiisss,5 minutos ja tava de lingua de fora de tanto esforço que fiz(mas tava tipo uma relaçao 1x10....)
Então, lembrei que poderá fazer também uso do biogás, com um motor pequeno de moto e um alternador ou mesmo compre um gerador a gasolina 4 tempos ou a etanol que tem melhor funcionamento no metano (biogás). Se sua regiao for rural poderá utilizar esterco de boi ou de porco (a sadia tem esse sistema nas fazendas) onde poderá extrair gas para o gerador e para cozinhar também.
A capacidade da bateria é expressa em Amperes/Hora ou seja em 100A/h voce terá 100 amp em uma hora de uso. Um alternador de 35 amp carrega 35 amperes em uma hora, um de 90 em uma hora carregará 90 amperes, sendo que as baterias automotivas são projetadas para alto fluxo instantaneo (motor de partida) e as estacionárias para fluxo constante e a longo, uma bateria estacionária é a mais indicada para seu projeto devido a suportar a descarga com maior tempo algo que as automotivas ficarão devendo vindo a inclusive sulfatar. Baterias em gel também tem melhor desempenho e durabilidade.
Um alternador de 90 amp ou mesmo 120 terá maior esforço (peso) para girar. Pode optar pelo modelo 24 volts de caminhões.
O sistema solar sem duvida é o mais simples apesar de caro mas resolve seu problema imediatamente e sem esforço fisico.
Se ainda quer usar a energia da bike, tenta dinamo de volks a ar,fusca,kombi, etc com o controlador de carga solar, gera corrente continua e é mais leve para comprar e manter, usa essa energia com lampadas de led e uma bateria para pelo menos ter a iluminação da casa em baixo custo. Lampada de led usa 5 a 9 watts e com as pedaladas vai durar muito tempo acesas a noite.
Vou continuar acompanhando e lembrando que o pessoal tá na informação...
Caro amigo bernardobraga,
Me permita discordar de seu entendimento quanto a capacidade da bateria em fornecer corrente no tempo.
Uma bateria de 100A/h, não fornece 100A em 1 hora...basta observar que numa tentativa de se dar partida no motor de um carro, que não pega (a corrente neste momento beira os 80 a 100A), em apenas alguns minutos não mais se consegue girar o motor, pois a bateria se esgota para o propósito.
Como fonte, cito o material do link a seguir, onde o fabricante informa na página 11 (bateria DF700), temos dois gráficos...um em horas e o outro em minutos...o de minutos (o 2º gráfico), mostra que em apenas 15 minutos a bateria se esgota com uma corrente de 75A...se fosse com 100A, mal chegaria a 10minutos.
http://www.logik.com.br/download/ManualTecnicoBateriasFreedom.pdf
Claro que o gráfico é para uma bateria estacionária...o gráfico para uma automotiva seria ligeiramente diferente...mas nunca chegará a 1h.
Um outro ponto a esclarecer é quanto ao alternador...um alternador de 50A, tem a capacidade de fornecer estes 50A, de forma indefinida (ou enquanto durarem as escovas), e desde que o motor se mantenha em rotação, não apenas de 1h. Mas capacidade não é obrigatoriamente a necessidade para a carga da bateria...
Não se dispõe ainda da necessidade da corrente de carga para uma bateria em ciclo de carga normal, mas o recomendado para a maior longevidade da bateria estacionária é 10% de sua capacidade nominal (para DF700 = 10A), assim, um alternador de 10A, satisfaria a necessidade de carga (não ideal, pois o melhor ciclo tem 3 fases no tempo de carga e o alternador não fornece esta condição), de pelo menos 70 a 80% da necessidade para a bateria chegar aos seus 100% de carga.
Num cálculo hipotético esses 10A, representam uma resistência interna da bateria de 10 Ohm:
14,3V/10 Ohm=1,43A, se for mantida a resistência, para se chegar aos 10A, teríamos que elevar a tensão para 100V!!! O que um alternador não é capaz de fornecer...como a tensão é limitada em 14,3V, esses 10A só seriam conseguidos se a resistência interna da bateria for de 1,43 Ohm.
Caso a resistência interna venha a ser menor…
14,3V/1 Ohm=14,3A...num alternador de 10A, a corrente seria limitada em 10A (se protegido), protegendo a bateria...mas se o alternador fosse de 90A? A bateria ficaria submetida a uma corrente não ideal de carga, prejudicando sua vida útil.
Obs.: algumas literaturas falam em 20% de carga (para uma bateria de 100A/h, seriam 20A)...na realidade eu creio que o limite esteja diretamente ligado a temperatura de referência de 25°C e quanto maior corrente, maior a temperatura e menor será a vida útil...podendo até danificar os elementos internos.
Você comentou em um alternador de 24V (regulador em 28V?)…fazendo-se os mesmos cálculos…
28/10=2,8A...precisaríamos dos mesmos 100V para se chegar aos 10A...inviável…
28/1,43=19,5A…ou
28/1=28A… para assegurar a vida útil da bateria, os mesmos 10A deveriam ser observados, sendo necessário apenas um alternador de 10A de capacidade (protegido), mais que isso a bateria sofre.
Não sei se um alternador de 24V/10A, é mais leve (no sentido de menor esforço físico), que um de 12V/10A.
Pra mim então fica claro que não é a capacidade maior do alternador que é a solução do problema, que se inicia com a necessidade de se conhecer a curva de corrente x tempo no processo de carga da bateria (e isso só com testes práticos ou informação do fabricante).
Um outro ponto também é que com um alternador automotivo, só se conseguirá dar uma carga de 70 a 80%, dos 100% ideais para a bateria.
O nosso amigo Gabarito007, ainda não retornou com os dados dos fabricantes da bateria (curva de carga), e do alternador (RPM), de modo a que se possa evoluir no seu projeto interessante e ambicioso...porém você é mais um a concordar que um sistema baseado em energia solar é o mais adequado ao propósito do consumo...se bem que o mais caro.
Bração,
Bange
Bangue, boa informações.
Não quis aprofundar tecnicamente pois compreendi que o nosso colega deseja um experimento que estamos considerando muito trabalhoso.
O alternador certamente vai suprir os 50A indefinidamente mas limitado a bateria e ao consumo instalado (carga). A carga está limitada a 50 amperes por hora se por exemplo com plena carga digamos supostamente 50a de uso constante, ceretamente levaremos 1 hora para se ter 50a de produção de carga.
Lembrando que as baterias são submetidas a um teste padrão para auferir sua capacidade de partida em Amperes / Hora , sim a bateria não supriria os 100 amperes em uma hora claro, nem mesmo as estacionarias.
Quanto a durabilidade da bateria e suas celulas por questões de construção das mesmas o ideal é 10 % de carga para que durem o maior tempo de vida possível. Sua consideração é correta e não foi minha preocupação seguir uma explicação técnica muito profunda.
Os 24 volts na verdade possibilitam utilizar uma carga maior e com fiação de bitola menor mas concordo que tudo vai depender da curva de carga como voce bem explanou.
bernardobraga,
Show, estamos sintonizados!
Bração,
Bange
Gabarito007,
Veja que desde o início falo na bateria Freedom (uma das linhas da Heliar), que é o tipo (nem tanto a marca), de bateria para o seu caso, ou seja, estacionária.
Veja também que falo da necessidade de se conhecer as curvas de carga, pois não encontrei nada a respeito...só as curvas da descarga no link que forneci.
Assim, você deve buscar saber do fabricante, no caso a Heliar, quais são as curvas de carga e até qual a melhor bateria para o seu caso, pois eu citei a DF700, mas pode ser que com a DF300, lhe atenda..depende de sua estimativa de uso em horas, com a carga estimada (TV + cptr + inversor (ainda sem dados do auto consumo)).
Também falei que, sem testes práticos, não há como saber a RPM ideal do alternador, pois cada alternador tem suas características e só o fabricante, sem fazer os testes práticos, é que lhe dará tais informações.
Entre em contato com o “SAC” do fabricante do alternador que você conseguiu e também com o da Heliar, ou outro que fabrique também as estacionárias.
Sem estas informações fica difícil prosseguir…ao menos de minha parte, não me atrevo a lhe fornecer “chutes” no escuro...preciso de mais informações...
Bração,
Bange
Gabarito007,
Eu acho que você não deveria perder tempo e dinheiro fazendo testes...o fabricante do alternador te dá suporte para este questionamento…
Eu não entendo a fundo de alternadores, mas creio que um dado importante seja o regulador que está montado nele, pois creio que um mesmo alternador possa ser montado com mais de um tipo de regulador, ao menos para tensões de 13,8V e 14,2V (alguns falam em até 15V?)...que dependendo também pode regular a corrente máxima...quem sabe seja possível agregar algum controle adicional de modo a atender aos requisitos de carga da bateria? Um impeditivo pode ser a forma construtiva do regulador, mas buscar saber não custa…se não for possível com um regulador convencional (já estruturado fisicamente para instalar direto no alternador), pode-se construir um externo de modo a você ter acesso à regulagem necessária para as 3 fases...isto é complicado, mas possível…
Digamos que se consiga o plano acima...ainda temos o problema do tempo de carga...revi o material em > http://portal.macamp.com.br/portal-conteudo.php?varId=79 , onde aparece uma curva de carga genérica (fig 1, curva de carga “UUI”, mostrando que de 1 a 3 horas é a fase em que se carrega 80% da bateria…
Este tempo é uma função de Vi (tensão inicial da bateria descarregada), que pode estar em 9, 10, 11, 12...por isso ele apresenta a faixa de 1 a 3 horas...quanto menor o valor de Vi, maior será o tempo desta fase…
Digamos que a bateria esteja com 9V...vc precisará de 3 horas para completar este ciclo (ou 3 dias com 1 h cada, conforme sua disposição em pedalar), e levará mais 8h (ou 8 dias de pedaladas de 1h), para completar os 100% de carga. Estou intuindo que este gráfico deve estar referenciado a uma bateria de 100A/h, pois a corrente da fase inicial é de 10A (ou 10% de 100A/h).
Para uma bateria maior que 100A/h, creio que não haverá alteração deste tempo...só que você terá que ter uma maior capacidade de geração de corrente (para 100A/h >corrente de 10A...para 150A/h > corrente de 15A...e por aí vai), sempre com 10% da capacidade da bateria.
Veja que se você mudar a capacidade de sua bateria (que define o tempo de descarga ou tempo de uso para uma mesma corrente de uso), mudará também a necessidade da geração de carga de seu alternador (10A...15A...20A…?).
Um dado que ainda falta levantar é: quanto é o gasto (auto consumo), de seu inversor?...ele não trabalha de graça e precisa de uma determinada energia para fornecer os 720W ou 5,66A , de seu consumo (TV + cptr), eu chutei acima uns 0,85A...mas quanto é na realidade? Você deve buscar saber este valor para somar aos 720W ou 5,66A, de seu consumo e saber se a bateria que você escolheu (DF1000), atenderá a sua necessidade de tempo de uso.
Vamos sintetizar…
Consumo necessário: TV+ cptr >já definido em 720W ou 5,66A
Inversor: já comprado de 1000W > mas qual o auto consumo?
Bateria: já definida para DF1000 > qual a curva de carga? (já questionada ao fabricante, aguardando retorno)
Qual a curva de descarga, ou tempo de uso? Falta o auto consumo do inversor para se somar ao consumo necessário e descobrir o tempo efetivo.
Alternador: já definido de 65A, mas falta saber o RPM x corrente, falta saber se é possível manipular a geração de corrente no próprio regulador ou confeccionar um externo.
Sabendo-se a RPM, qual será o peso que incidirá nas pedaladas?
>>>>percebeu como as coisas são interdependentes??<<<<<
Vamos falar um pouco sobre a obtenção da RPM nas pedaladas...que não é apenas uma questão de jogo de polias...
Digamos que numa relação de 1, o peso seja de 1Kg...quando você dobra a velocidade, ou seja, numa relação de 1...o peso passa para 2Kg...se for de 1, já serão 3Kg...e por aí vai.
Não se conhece a força necessária (traduzida aqui em peso), para a relação 1, logo também para as outras, acrescente ainda que dependendo da amperagem que for exigida do alternador, maior será o peso…
Conseguir o RPM apenas com o cálculo de polias é mole...o problema será descobrir se você consegue pedalar por 1h para manter uma RPM constante, com um peso que ainda não se conhece!!!
Veja o relato do miros, ao testar um sistema com uma relação presumida de 1...em 5min ele jogou a toalha...tá bom, ele não deve ser um atleta como você, mas já deu pra perceber que a coisa não será fácil...e sem dados para análise fica muito difícil…
Bração,
Bange
Gabarito007,
Estou retornando de umas pedaladas de rua (a convite), de bicicleta...e me ocorreu uma ideia que não sei se é possível implementar em seu engenho.
Reparei que a bicicleta tem 18 marchas e não me pareceu complicado adaptar a uma ergométrica, de modo a que se tenham várias relações (com velocidade e força), tem até umas de 21 marchas.
Isto sendo possível, facilitaria muito descobrir a relação mais favorável...ou não?
Bração,
Bange