Olá pessoal,
Gostaria de saber o motivo do problema que vem ocorrendo eventualmente no meu Fox 1.0 flex 2005. Eventuamente quando ligo ele pela manha ou mesmo quando fica um período longo sem funcionamento, em torno de 4 a 6 horas parado, ocorre um barulho no motor o qual parece que o motor não está lubrificado, ficando a luz do óleo ligada, por uns 20 a 60 segundos(isso numca ocorreu), depois ao longo desses segundos o barulho vai parando/diminuindo e logo após isso a luz do óleo apaga. quando o barulho some.
Sempre troco o óleo a cada 5 a 7 mil quilomentos, trocando o filtro de óleo e o de gasolinha. O nível do óleo sempre está correto naquela varinha que se verifica o óleo ( fiz a troca do óleo quase agora).
Esse problema passou a ocorreu depois que tive um problema com o carro, ele pela manhã não pegava de jeito nenhum, a única forma de faze-lo funcionar era abrir um pouco a borboleta para entrarda de ar, meu mecânico verificou que havia um problema no sensor A/F. o qual foi subistituido e uma limpeza na borboleta resolveu o problema de partida.
Esse problema de barulho no motor quando o carro fica por um período longo inativo, e é agravado quando não espero a bomba de gasolina fazer a injeção de combustível no motor. Quando espero a injeção jogar a gasolina no motor, e aciono o motor é difícil ocorrer esse problema, exemplo p cada 10 aciomaneto do motor 3 apresentam o problema, porem se ligar o carro antes da injeção terminar é quase certo ter esse problema.
Antes desse problema na partida do motor o qual o carro não ligava, nunca tive esse barulho no motor.
um dia desses ao andar com ele percebi que ao sair de uma velocidade alta, jogando o carro p ponto morto p frear no sinal, a luz do óleu deu umas 3 piscada e depois apagou(foram segundos isso). Isso ocorreu apenas uma vez.
Minhas dúvidas, será que minha bomba de óleo não está sendo acionada pela manhã ?
Será que minha bomba de óleo está indo p buraco, devo trocar a bomba de óleo ?
Grato pela ajuda.
Respostas:
Olá Amigo !!!
O que posso ti falar é que esse motores enclusíve o dos G5 é que a maioria saiu com um problema de fabrica entermos da lubrificação!
Bom isso eu li em uma resvista se não me engano.
Esse problema o que li na reportagem era que o óleo não era adequado para o motor !!
Ele quando fica por muito tempo parado, ele demora muito tempo para lubrificar a parte de traz do motor !!!
Fazendo um barulho como se o motor estivesse sem óleo !! E tbm já vi muito chegar a danificar o 4ºcilindro.
Somente esse !
Olha o que pude, ver e que a bomba de óleo fica na frente do motor,e quando na primeira partida (FRIO) pelo o óleo se fino, demora muito a
lubrificar o 4ºcilindro . (se for seu caso )...
Então o que eles sitarão a fazer seria a troca do óleo,colocando um pouco mais grosso ...
Eu já tive um amigo meu que o irmão dele comprou um G4, e com 10.000 KM ,ele fundiu o 4º cilindro!!!!
Então o que recomendo é vc trocar o óleo e colocar um mais grosso só para fazer o teste !!!!
Tenta o 20W50 SJ pode ser um mais barato só para fazer o teste !!
Bom com esse gol o recurso foi esse , soh não sei se foi esse o óleo que colocarão !!!
Mais observa tbm se o pescador do óleo não está sujo que esse problema tbm é frequente em motores 1.0!!!
E tbm pode ser a bomba !!!!! Mais acho que poderia ser o óleo !!!
ok espero ter te ajudado !
Olá pessoal,
Resolvi meu problema. e era simples de mais. Claro que com um mecânico bom e honesto, ele apenas fez uma limpeza da bomba de óleo que resolveu o problema. havia algumas particulas de "sujeira do motor" denominada de borra pelo mecânico, a qual eventualmente obstruia a bomba de óleo, prejudicando a sucção do óleo.
****só uma observação, um outro mecânico, que possui um centro de retifica em sua oficina, condenou meu motor , informando que o problema é o motor é que ele estava batendo e eu deveria retifirar o motor com ele e caso não "fizesse" (retificar) o motor não iria andar mais do que 1 km e ficaria com o carro parado no meio da rua.
Pois bem, apos a manutenção pelo mecânico honesto, sendo feito a limpeza da bomba e do carter, não tive mais problemas e já até viajei com o meu carro, rodando mais de 600 KM.
O que o mêcanico informou que com o problema que tive na injeção, provavelmente nas tentativas de fazer o carro funcionar o motor deve ter deslocado essas particulas de borra, ficando perto do "pescador".
Estou aqui apenas relatando a solução, pois caso alguem passe por esse problema e não tenha ideia do que pode ser e fique a mercer de algum mecânico mau intencionado.
O mais correto para verificar se é a bomba de óleo é pergunta ao seu mecânico se ele possui equipamentos para teste de pressão de óleo, se ele possuir devera usa-lo juntamente com acompanhamentos de valores em dados técnicos especifico para este veiculo, também é preciso consultar a classificação especifica do tipo de óleo recomendado pela montadora, essa informação deve esta no manual do veiculo. A partir destas informações o diagnostico do mecânico na maioria das vezes nessa situação indica possibilidade do pescador entupido ou parcialmente obstruído isto é causado por borras de óleo pelo uso de óleo não adequado para o motor ou falta de troca de óleo no tempo e quilometragem prevista, mas também é necessário verificar a parte eletroeletrônica com um técnico em injeção eletrônica. Observando principalmente o sensor de pressão de óleo, verificar a sua alimentação e funcionamento. É importante que o mecânico observe com um estetoscópio mecânico se há ruido diferenciado em pontos no cabeçote o que pode indicar problemas de falta de lubrificação.