estou postando novamente porq o tópico foi deletado sem saber porq,
uma vez q o assunto é recorrente, á clase dos reparadores, portanto vamos discutir o assunto, obrigado pela atenção de todos.
size =
reparauto (Usuário)
Sargento
Mensagens: 145
Última Edição: 2010/05/03 10 Por reparauto.
O administrador desabilitou o acesso público a escrita.
#1677
Re ELÉTRICOS dos sistemas automotivos, é um direito nosso do reparador ou não temos o direito de reivindicar essa informação dos fabricantes? 5 Dias, 23 Horas atrá
Respostas:
Também acredito que este tipo de informação deveria ser divulgada, mas acho que falta interesse das montadoras, de concentrar certas informações em sua rede de autorizadas.
Galera em relaçao a este assunto a Fiat esta de parabenz em ter colocado um site a nossa disposiçao.
check up escreveu:
Galera em relaçao a este assunto a Fiat esta de parabenz em ter colocado um site a nossa disposiçao.
check-up, vc sabe me dizer se a fiat disponibilizou todos os esquemas elétricos? dos veículos?
é isso q eu acho q é noso direito,
eu vou p rocurar no site da fiat,
mas não creio q vai ser fácil encontrar,
se vc tiver alguma coisa por favor me mande o endereço pro meu e-mail
blsa?
tiradentesreparauto2hotmail.com
gente oq estou falando pra vcs é algo muito maior,
não são os esquemas q encontramos á venda,
são aqueles esquemas tipo autodata, q vc sabe q é da própria fábrica
é algo q só mesmo técnicos da área é q entende,
estes esquemas tenho certeza de q vai dar um trabalho pras fábricas nos disponibilizarem,
mas o caso é q eles não representam um risco pros fabricantes não são segredos de fabrucalçaim[
é simplesmente uma inforamção q a fabrica tem de como o veiculo foi fabricado,
e isso ae, eles podem disponibilizar porq não tem como alguém se beneficiar disso ae,
veja bem apenas os verdadeiros te´cnicos e interessados éq saberão lidar com esses esquemas,
porq a linguagem é muito técnica,
MAS EU PERGUNTO PRA VCS, QUANDO VCS ENCONTRAREM UM PROBLEMA NA REDE CAN,
POR EXEMPLO NA LINHA K,
AONDE É Q TEREMOS UM ESQUEMA PRA SABERMOSDE ONDE SAI ESSA LINHA E PRA ONDE ELA VAI?
PORQ O CHICOTE DA REDE CAN
NÃO É UM CHICOTE COMUM, A GENTE NÃO TEM COMO DESMONTAR E SAIR SEGUINDO OO FIO PELA COR,
APENAS SABEMOS Q ELE TEM Q UNIR UMA CENTRAL Á OUTRA,
E PRA ISSO TEMOS Q SABER QUAL CENTRAL, E EFETUARMOS OS TESTES,
ISSO FACILITARIA ENORMEMENTE OS NOSSOS TRABALHOS,
e claro o usuário do veículo sairia muito melhor atendido,
é uma questão d epensarmos,
eu pergunto a voces quantas vezes nos deparamos com a ncessidade dos esquemas elétricos?
quantos colegas veem a público pedir ajuda sob esquemas elétricos?
nós mesmoes.
mas porq essas informações já não estão a nossa disposição?
se contamos com um meio de informação muito grande q é a internet e os sites,
ou seja só falta mesmo c omo alguns dizem a boa vontade dos fabricantes,
ou como eu penso,
falta a nossa pressão em sabermos q é um direito noosso,
porq cada fabricante tem q informaar certas informações a respeito doq fabricaream.
é mais ou menos isso, espero c ontar com mais reparadorse com o interesse de voces,
milton boa noite , legal você voltar a participar aqui do forum
com relação ao tema, em partes vou descordar de você, e vou explicar porque
hoje o mercado é bem competitivo,um dos diferenciais que temos de oficina para oficina é o conhecimento,com base nisso, não pode ficar expostas todaS essas informações,com elas muitos proprietarios de veiculos iriam tentar faZER serviço em casa,correndo um grande risco de ter acidentes,
com relação a fiat,ela está de parabens,seus veiculos agregam muita eletronica embarcada ,e por respeito aos reparadores colocou um site direcionado a informações tecnicas,otimo site,é por esse motivo que a frota de veiculos fiat aumenta diariamente,e grande satisfação dos seus clientes
qual a vantagem das montadoras colocarem informações tecnicas para reparadores indenpendentes, alguns veiculos exigem muito conhecimento tecnico para executar manutenção,se detenminada marca vai para oficina,e a mesma não tem essas informações,com certesa não vai sair um serviço legal,com isso esses veiculos vão ficar com má fama.
gostaria muito que a volkswagem abrisse uma parte do portal da volks para os reparadores indenpendentes,com certesa iria melhorar muito para ambas as partes, reparadores ,montadora ,cliente(aumento da satisfação pela marca),fabricantes de peças de reposição
peço até uma força de todos para chegar esse pedido a vw ,só uma pequena parte do portal da vw para consulta tecnica
O Rei do Fórum escreveu:
estou postando novamente porq o tópico foi deletado sem saber porq,
uma vez q o assunto é recorrente, á clase dos reparadores, portanto vamos discutir o assunto, obrigado pela atenção de todos.
size =
reparauto (Usuário)
Sargento
Mensagens: 145
Última Edição: 2010/05/03 10 Por reparauto.
O administrador desabilitou o acesso público a escrita.
#1677
Re ELÉTRICOS dos sistemas automotivos, é um direito nosso do reparador ou não temos o direito de reivindicar essa informação dos fabricantes? 5 Dias, 23 Horas atrá
Ao meu ver os esquemas eletricos pertecem as montadoras, pois elas projetaram ou adquiram da bosch, marelli. Agora elas deveriam oferecer ao mercado reparador por um preço acessivel, como faz para as empresas que fabricam os aparelhos de diagnosticos.
CARO COLEGAS
SÓ UMA RESSALVA,A QUESTÃO É QUE NEM TODOS OS VEÍCULOS SAEM DE FÁBRICA 100%.
DIGO TODOS OS REPARADORES,TEM SE DEPARADO COM PROBLEMAS QUE AS MONTADORAS NO GERAL SAI COM ALGUM TIPO DE DEFEITO E AS VEZES NEM PROCURAM SOLUCIONAR PROBLEMAS COMO EX MESMO TENHO UM GOL POWER 2002 1.0 16 VÁLVULAS,ESSE CARRO FOI REVISADO DUAS VEZES NA CONCESSIONÁRIA E DEPOIS O RESTO COMIGO,TROCA DE ÓLEO ORIGINAL SINTÉTICO.
AO DAR A PARTIDA DE MANHÃ OU MESMO APÓS ALGUNS MINUTOS DE DESCANSO,BATE VÁLVULAS.
UM MECANICO DA CONCESSIONÁRIA CAROLINA AQUI DE RONDONÓPOLIS DISSE QUE ERA MOTOR CARBONIZADO,FIZ O MOTOR,NÃO ADIANTOU DEPOIS DISSE QUE ESTE CARRO SÓ TRABALBA COM A BOMBA DE ÓLEO BROSOL,RECOMENDADO ORIGINAL VW,MESMO DEFEITO.ENTÃO ACABOU ME DIZENDO QUE É UM PROBLEMA DO 16 VÁLVULAS,ENFIM UMA PORCARIA ELES MESMO DESVALORIZARAM O MEU CARRO E NÃO FAZENDO FORÇA PARA PEGA-LO EM BASE DE TROCA PORQUE ELES NÃO IRIAM VENDER FÁCIL ERA CARRO DE FICAR NO ESTOQUE MIL ANOS,
A VW APÓS UMA LIGAÇÃO QUE TIVE COM ELES ME DISSERAM QUE ERA ÓLEO ERRADO E TODA AQUELES EXTRESS.
DEPOIS SURGIU UM BAITA PROBLEMA,O CAMBIO COMEÇOU A RONCAR TODAS AS MARCHAS TIPO URRANDO,FUI ATÉ A CONCESSIONÁRIA CAROLINA E O MECANICO ME DISSE QUE ERA UM DEFEITO NORMAL POREM A VW DISSE PRA ELES QUE ERA UM PROBLEMA DE SÉRIE QUE ELES RONCAM MESMO.ALGUNS AMIGOS MEU COMPRARAM GOLS COM ESSES ANOS E TIVERAM A MESMA DECEPÇÃO.
FIQUEI SEM RESPOSTA E COM O CARRO QUE NÃO VENDO PRA NINGUEM PORQUE O QUE VCS PENSAREM EM FAZER NESTE VEÍCULO EU FIZ.ENTÃO AÍ QUE VEM A REVOLTA,NÃO TEMOS INFORMAÇÕES DE DIREITO NOSSO REPARADORES COMO ,ESQUEMAS ELETRICOS E OUTROS MAIS.
MONTADORAS QUE BRINCAM DE FAZER CARROS E QUANDO SURGEM DEFEITO NÃO DÃO A MENOR AJUDA.
E PARA FINALIZAR,COMPREI UM FIESTA 2009 1.0 FLEX,TODAS AS REVISÕES FEITAS NA FORD E QUANDO DOU PARTIDA DE MANHÃ OU MESMO APÓS HORAS DE DESCANSO,O MOTOR BATE VÁLVULA FEIO.
LIGUEI NA FORD E AGENDARAM A REVISÃO,TROQUEI O TENSOR DA CORRENTE DO COMANDO.CONTINUOU A MESMA COISA ENTÃO FOI APÓS MUITAS DISCUSSÕES QUE O MECANICO DA FORD RELATOU PRA MIM QUE A FORD DISSE QUE ESTE BARULHO É NORMAL.
VOU VENDER ESTE CARRO PRA QUEM.PORQUE QUANDO DOU A PARTIDA ELE BATE E OS AMIGOS SABEM QUE QUALQUER BATIDA NO MOTOR QUALQUER UM DESISTE DO NEGÓCIO.
FICA AÍ A BRONCA,NÃO TEMOS INFORMAÇÕES E AINDA TEMOS QUE ATURAR ESTES PROBLEMAS QUE MAIS PARECE PIADA SÓ QUE SEM GRAÇA PRA NÓS.
GRANDE ABRAÇO.
Depois eu vou olhar este topico melhor mas acredito que nos temos que ter um Sindicato que brigue por estas coisa.
check up escreveu:
Depois eu vou olhar este topico melhor mas acredito que nos temos que ter um Sindicato que brigue por estas coisa.
Companheiro, Sindicato representativo da categoria das empresas reparadoras de veículos automotivos nós já temos, o SINDIREPA, que tem atuação nacional e tenta por todos os meios resolver nossos problemas de relacionamento com as fábricas/montadoras.
Mas, acontece que, no caso de esquemas elétricos de veículos e um caso tão complexo e que envolve uma série de medidas de segurança que, ainda não tivemos solução para que sejam colocados a nossa disposição, seja na internet ou em manuais impressos.
Acredito que com mais algum tempo esse problema vai se resolver.
Vamos aguardar.
Há, a posse desses esquemas não é direito nosso não.