Em virtude das postagens que fiz, já algum tempo, aqui no Fórum, tenho recebido centenas de e_mail´s, alguns proprietários de Oficinas Mecânicas e Centros Automotivos descontentes com os resultados que estão tendo com suas atividades atuais; outros que querem melhorar a remuneração de seus funcionários, principalmente os mecânicos; outros que querem abrir um Centro Automotivo novo, mas nunca trabalharam na área; outros que trabalham na área e querem deixar de ser empregados e abrir um Centro Automotivo; todos solicitando informações, conselhos, dicas, e orientações de como devem proceder para alcançarem seus objetivos.
Para alguns eu até respondi e orientei, mas para a maioria eu simplesmente não dei atenção.
Porque não dei atenção? Porque eu, desde 2006, exerço a atividade de consultor empresarial voltada exclusivamente para empresas que tem como atividades a assistência técnica automotiva, ou seja, Oficinas Mecânicas Especializadas, Oficinas Mecânicas Multimarcas e/ou Centros Automotivos Multimarcas, e essa atividade é hoje minha única fonte de renda, portanto eu tenho que preserva-la e não envolver-me em trabalhos que não sejam devidamente remunerados.
Até porque, tudo que é de graça não presta, não funcionam, as pessoas não dão o devido valor.
Outro motivo é que, a consultoria automotiva tem que ser realizada no local, no estabelecimento, durante o expediente normal, para acompanhamento das diversas etapas do processo de realização dos serviços para detectar as deficiências e se fazer as devidas correções.
Quero deixar claro que, não é por estrelismo que eu recuso dar instruções à distância, mas porque essas instruções isoladas de uma mudança no contexto geral não vão funcionar adequadamente e a pessoa que as receber irá ficar furiosa e injuriada com a minha orientação, podendo até queimar o meu “filme” como consultor empresarial.
Para que uma empresa tenha resultados positivos ao contratar uma consultoria empresarial é necessário que o(s) proprietário(s) esteja(m) disposto(s) a mudar radicalmente sua postura: perante o cliente, perante seus funcionários, perante seus fornecedores, e principalmente perante eles mesmos. Os resultados satisfatórios só virão com uma nova filosofia de trabalho aplicada à atividade, o que implica em: novos conceitos das finalidades e dos objetivos da empresa; novos conceitos de relacionamentos interpessoais dos elementos da equipe (patrões e empregados); novos conceitos de relacionamentos com os clientes; novos conceitos de relacionamentos com o mercado; novos conceitos de relacionamentos com a comunidade circunvizinha da empresa; e, principalmente a adoção de novos conceitos de participação e distribuição dos resultados econômicos.
Quem mais sabe que os custos de uma consultoria empresarial são pesados para uma Oficina Mecânica, sou eu, porque sou eu que cobro para fazer esse tipo de serviço, mas também sei, por experiência própria, que quando se quer realmente dar uma guinada na empresa e alcançar resultados satisfatórios, os empresários (proprietários) tem que buscar ajuda de fora, porque sozinhos não vão conseguir nunca fazer as mudanças necessárias dos rumos que levarão aos resultados desejados, porque lhes faltam os principais combustíveis para que isso aconteça:
O CONHECIMENTO, A OUSADIA E A CORAGEM PARA MUDAR!
06/11/2013
JOTAPERKOL