Alguem poderia me orientar como pitar fibra?
Estou reformando meu buggy, e eu tenho um compressor e pistola, gosto de eu mesmo fazer tudo, como sou mecanico conheço pouco de pintura.
Não sei como pintar fibra.
Gostaria de umas dicas se possivel, o passo a passo, que tipo de material utilizar para que fique um bom trabalho...
Desde já agradeço a ajuda dos amigos.
Respostas:
Ninguém aqui pinta fibra?
webmecanico escreveu:
Ninguém aqui pinta fibra?
ai Web tenho amigo (CARLAO)que é fera nesta tecnica olha o que falou
mais ou memos isso!!!!
A questão dos "pés de galinha" é de algum nível de dificuldade, pois pode ser problema na fibra. Normalmente, é problema na pintura e aí é fácil resolver: É lixar até a fibra e fazer os procedimentos corretos de preparação e pintura. Mas pode ser necessário aprofundar um pouco mais, se for algum problema no gel coat. O gel coat é a primeira camada que o fabricante utiliza no molde e depois fica a mais externa. Se esta camada for muito espessa ou for feita de maneira incorreta , ela vai trincar e aparecer sobre a pintura. Aí, a solução é lixar o gel coat também.
Quando for fazer a preparação, ajuda usar produtos de qualidade. Por exemplo, se for necessário usar massa, somente poliéster de boa marca. Se for muito fundo, pense em um preenchimento com um pouco de fibra - massa grossa é chance para "dar zebra". Se esta preparação for bem feita, a pintura não terá problemas, mesmo que seja feita com tinta sintética (argh!).
Eu tive algumas dicas fantásticas de um técnico da PPG quando iniciei a reforma do Belair. Mas - sei lá porque bobagem - apaguei o mail dele. Mas tenho impresso. Algumas das dicas sobre a massa poliéster:
Quando for catalisar a massa, "massageia" bem o tubo para homogeneizar seu conteúdo. Essa, muitos profissionais não sabem!!!
Não se lixa a massa com água - somente à seco;
Lixa 80 para nivelar; 150 para tirar os riscos da 80; 350 para retirar os riscos da 150;
Em cada uma destas etapas de lixamento, é bom usar um marcador para se saber onde tirar mais e onde precisa ser recolocada a massa. Tem em pó que é melhor, mas pode se usar até mesmo tinta spray preta ;
Em cada uma destas etapas, usar um desengraxante de boa qualidade, com papel toalha - nada de panos! nada de água!
mais material!!!!
As Matérias Primas básicas empregadas para retoques são as
seguintes:
ESPECIFICAÇÃO FORNECEDOR
Manta M-740
Ocfibras
Resina Poliester (Uceflex AC-112) Ucebel
Naftenato de Cobalto (acelerador) Poliquima
Peróxido de M.E.K. (Catalizador) Poliquima
Gel-primer branco Ferro Enamel
A resina apresenta-se na forma xaroposa. Devemos
adicionar-lhe, inicialmente, 0,3% de Naftenato de Cobalto (líquido roxo) e, na
hora da operação, 1,0% de Peróxido de M.E.K. (líquido incolor).
A RELAÇÃO NORMAL FIBRA/RESINA É DE 30%
EXEMPLO:
Para 200 gr. de
manta, devemos consumir 666gr. de resina. Já contendo 2 gr. de Naftenato de
Cobalto. Como acima. Na hora da aplicação adicionar aproximadamente 7 gr. de
Peróxido de M.E.K
ATENÇÃO: Nunca
misturar Peróxido de M.E.K. com Naftenato de Cobalto. Há perigo de explosão.
OPERAÇÃO:
Lixar a superfície a ser reparada com lixa grão 80.
Limpar a superfície com estopa umedecida em redutor.
Cortar a manta de acordo com a superfície a ser reparada.
Adicionar à resina o naftenato de cobalto e, posteriormente, o peróxido de M.E.K. (misturar bem cada etapa). Aplicar a resina (já acelerada e catalizada) com uma trincha sobre camadas de manta, até que se tenha uma espessura um pouco maior que a real da peça (0,5 a 1,0 mm).
Após a cura (endurecimento), lixar com lixa grão 80, até a espessura normal da peça.
Posteriormente, pinta-se a superfície reparada com gel primer branco.
Após curado, caso surgam alguns pontinhos, conhecidos como cabeças de alfinetes, faz-se uma mistura de gel primer com talco, até que se obtenha uma massa não muito grossa e que seja aplicável com espátula.
* Não esquecer de adicionar à mistura 0,3% de Naftenato de Cobalto e, na hora da operação, 1,0% de Peróxido de M.E.K.
Dar sequência, a partir do ítem 10, conforme circular em anexo.
EM CASO DE TRINCAS OU ROMPIMENTO DA SUPERFÍCIE.
ÁREA FALTANDO PEDAÇOS.
Completar a parte que está faltando, pelo lado posterior com
papelão ou chapa maleável. Em seguida, procede-se como do ítem 2 em diante.
NÃO FALTANDO PEDAÇOS.
Ajustam-se as partes com a forma da área rompida, podendo-se utilizar pedaços de arame, para manter as partes na posição - preparam-se grampos, encerados (cera comum) que, após processado como do ítem 2 em diante, se consiga retirar o arame pela parte posterior, isto é, cortando com alicate e puxando a emenda do arame que deve ser feita por traz.
vlw alemec, uma verdadeira aula de preparação! muito obrigado pelas dicas, abração!
é isso !!!!
Assunto: Bolhas na pintura.
Raspar toda a superfície afetada pelas bolhas caracterizadas
como cabeças de alfinete.
Lixar a referida superfície com lixa de ferro n.º 80
removendo todo o material até desaparecer todos os resíduos de tinta e massa
até permanecer totalmente limpa.
Lavar muito bem toda superfície com acetona.
Aplicar à pistola duas camadas de GEL - COAT. Para cada caneca (da pistola De Vilbiss cheia) misturar 15 gramas de catalizador MEK Butanox M 50 da Poliquima.
Após certa aplicação deixar secar por um período de 12 a 24 horas à temperatura
ambiente.
Em virtude do GEL COAT não apresentar uma secagem rápida e podendo o mesmo, ao passar-se de novo lixa, ficar agarrado a esta, deve, antes desta operação passar-se acetona por toda a superfície.
Após esta operação pode dar-se o caso de permanecerem uns pequenos buraquinhos na camada do GEL COAT. Deve então proceder-se a uma mistura de GEL COAT puro com talco, até que, o mesmo fique com a espessura de uma massa mais engrossada aplicável com espátula. Esta massa deve ser aplicada em cima de todos os referidos buraquinhos ou superfícies mais enrugadas ou arranhadas.
Esta superfície deverá depois de aplicado o GEL COAT ser bem lixada (lixa de ferro 100 e posteriormente lixa 220 com água).
Esta massa deverá ser de novo misturada com o mesmo catalizador (como se procedesse a uma mistura igual à mesma massa aplicável na pintura normal de automóveis).
Deixar secar o tempo necessário para lixamento.
Após verificar-se esta secagem, passa-se uma lixa de água 320 a fim de retirar todas as
impurezas que possam ter permanecido na superfície.
Aplica-se então o isolante acrílico (fundo selador da CORAL)
passando-se sobre este uma lixa 320.
Aplicar 3 demãos de laca acrílica CORAL.
Deixar secar na estufa 60 minutos a 85°C.
Lixar de novo a superfície com lixa 400.
Aplicar 2 demãos de laca acrílica bem fina.
Antes de aplicar o verniz incolor acrílico misturar para uma simples coloração uma pequena quantidade de laca acrílica.
Pistolar toda superfície com verniz incolor acrílico CORAL.
Deixar secar cerca de 06 horas antes de dar o polimento final.
N. B. Qualquer diluição no material de pintura só deverá ser feito com diluente acrílico da CORAL (Thinner ou redutor).
DEPARTAMENTO DE AUTOMÓVEL.
RECUPERAÇÃO DE CARROS USADOS
Defeito - Bolhas na pintura provenientes de defeito de fibra
de vidro.
Solução - Raspagem total da carroceria e pintura geral.
(vide circular 001/78 de 11 de outubro de 1978
OPERAÇÃO
TEMPO/HORAS
1 - Raspagem da carroceria 42,0
2 - Lixamento total da corroceria 8,0
3 - Aplicação do Gel Primer 1,0
4 - Lixamento do Gel 8,0
5 - Aplicação de massa de poliester 8,0
6 - Lixamento final 5,0
7 - Aplicação do isolante 0,5
8 - Lixamento do isolante 4,0
9 - Pistolagem (2 demãos de tinta de queimação) 1,0
10 - Lixamento + 1 demão 2,0
11 - Pistolagem (2 demãos finais de laca acrílica com
verniz) 2,0
12 - Estufa 6,0
13 - Polimento 6,0
TOTAL 88,0
MATERIAL APLICADO
10 x 1/4 laca acrílica
4 Gal.
redutor acrílico
3 x 1/4 isolante acrílico
40 folhas de lixa
1,5 Kg.
massa poliester
1/2 x 1/4 preto fosco
1/4 de quantil
1/4 verniz.
: : : : é verdade, meu buggy vai ficar filé depois dessa!