Boa noite pessoal,esse carro ta totalmente estranho,tudo leva a crer que e UCE,nao aceita gasolina,veio ate a oficina falhando,trocado velas e cabos,melhorou 50%,limpeza injetores melhorou + 40%,isso com gasolina no tanque,zerei parametros,andou bem,acelerou normal,mas deixando na lenta uns minutos a leitura da sonda zera e o sistema começa a pender pra 100% alcool e começa a falhar pelo ecesso.Sonda trocada(bosch),reset de parametros e normaliza novamente,mas roda 1 semana e começa de novo.Ontem apliquei uma sonda original,o carro estava 100%alcool com a sonda bosch,apliquei a original e o sistema caiu pra 40%alcool!!!Tanque estava na reserva e foi colocado gasolina e a merda começou a ler 100% alcool,mas mesmo com a leitura pobre o sistema nao chega a dar ecesso,trabalhando na lenta normal,A sonda nao trabalha na lenta,fica 0,10v,acelerando ela trabalha normal,tempo de injeçao 2.8ms. na lenta.Sonda aplicada certa,nao percebi entradas de ar,bomba 3,5bar,aterramentos normais.Injetando umpouco de combustivel na lenta a sonda reage prontamente.Sera que esses 2.8ms, nao seriam suficientes pra sonda oscilar?E o scaner indicando 100% alcool nao era pra leitura ficar alta???
Respostas:
>Boa noite pessoal,esse carro ta totalmente estranho,tudo leva a crer que e UCE,nao aceita gasolina,veio ate a oficina falhando,trocado velas e cabos,melhorou 50%,limpeza injetores melhorou + 40%,isso com gasolina no tanque,zerei parametros,andou bem,acelerou normal,mas deixando na lenta uns minutos a leitura da sonda zera e o sistema começa a pender pra 100% alcool e começa a falhar pelo ecesso.Sonda trocada(bosch),reset de parametros e normaliza novamente,mas roda 1 semana e começa de novo.Ontem apliquei uma sonda original,o carro estava 100%alcool com a sonda bosch,apliquei a original e o sistema caiu pra 40%alcool!!!Tanque estava na reserva e foi colocado gasolina e a merda começou a ler 100% alcool,mas mesmo com a leitura pobre o sistema nao chega a dar ecesso,trabalhando na lenta normal,A sonda nao trabalha na lenta,fica 0,10v,acelerando ela trabalha normal,tempo de injeçao 2.8ms. na lenta.Sonda aplicada certa,nao percebi entradas de ar,bomba 3,5bar,aterramentos normais.Injetando umpouco de combustivel na lenta a sonda reage prontamente.Sera que esses 2.8ms, nao seriam suficientes pra sonda oscilar?E o scaner indicando 100% alcool nao era pra leitura ficar alta???
tem cara de falta de alimentação para o aquecedor da sonda tenta enriquecer a mistura na lenta para isolar por vez este sensor, ainda pode ser pressão fora de faixa estes carro trabalhão com pressão próximo de 4 bar.
ainda em tempo é bom monitorar a pressão de linha pois ela pode variar por problemas elétricos peguei um caso parecido com um corta corrente mal feito.
Basta pegar um multímetro analógico e testar seguindo a foto acima. Coloque o mesmo na escala 2.5 V ; Ou seja, a sonda gera uma tensão de até 1.0 V ou 100 mV.
Coloque o cabo preto no polo negativo ou massa do veículo. O vermelho conecte no fio preto da sonda lambda. O cinza é Neutro. Os brancos são resistência, algumas sondas Gm existe um roxo e um branco para resistência. Vc talvez já saiba, mas muita gente não.
A escala estará variando de 0 a 100 mv. A sonda gera essa tensão pelo fio PRETO.
Em alguns casos loucos, eu chego a cortar o preto e faço a medição direto do fio que vem da sonda, assim eu tenho certeza que o sinal está chegando, pois em alguns casos raros a ECU está em curto e faz acontecer uma leitura doida. Mas lembre-se, a sonda gera voltagem a partir de 300° graus de temperatura, então não vá me cortar os fios da resistência...hehe...
Compare o valor com o Scanner...
Até mais...
C:\fakepath\00.jpg
Teste o MAF pra ver se ele não está passando uma falsa quantidade de admissão de ar no motor. O sensor de temperatura do ar também...
Esse bicho tá difícil hein ?
Mais uma coisa, a medida da pressão do coletor está em torno de 30 ?
Posta aí...
C:\fakepath\00.jpg
Obrigado a todos pelas dicas,o dono ta fazendo uma pequena viagem nessefinal de semana pra ver como se comporta.O sistema e 7.9.6,a sonda esta correta,,fio cinza-preto-branco-branco,tem alimentaçao,se nao tivesse a luz permaneceria aceza,bomba mantem os 3,5bar.No alcool trabalha normal,bicos cor laranja(ruins ou falta de energia acredito que falharia no alcool,coisa que nao acontece)escape normal,map novo original,trabalhando na faixa ideal,sem vestigios de entrada de ar,parametros de ajuste curto e longo normais????Isso que mata,parametros normais,gasolina no tanque,sonda em lenta mistura pobre constante em lenta,modulo entendendo segundo o scaner 99% alcool.Desliguei a bateria na ultima vez pra começar os ajustes,no momento normalizou,mas 1 semana começou de novo.Se retornar semana que vem continuo o topico,ja vou tentar conseguir outra central..
Miro nos temos pegos muitos veículos da linha GM, que apresenta os
seguintes sintomas: eles perde potência, falha e quando você olha para
a sonda ele está indicando mistura pobre e o AF está fora, ai a gente acerta
o AF ele funciona bem, mas em poucos minuto tudo volta como antes.
Bom o que nós descobrimos foi que o defeito é no software da central e aqui nós
levamos o veiculo na concessionária e mandamos eles remover o software
e instalar outro e, é o que temos feito e resolvido caso como o que você
está relatando, em vez de substituir a central.
Amigo, trabalhei em uma revenda GM e sempre via isso... trocávamos a sonda, mediamos bateria, se estivesse tudo ok, desligávamos a central por 2 horas, era batata... se a bateria estiver ruim, coloca uma bateria nova e faz isso, q já era!!!
Valeu Jovino,vou mandar o cliente entrar em contato com a concessionaria ,Luiz quanto a bateria desliguei ela na primeira manutençao,acredito ser softer como oJovino explicou,pois o sistema foi conferido tudo novamente e posto a sonda original,mas quase certeza que nao resolveu o problema..
>Obrigado a todos pelas dicas,o dono ta fazendo uma pequena viagem nessefinal de semana pra ver como se comporta.O sistema e 7.9.6,a sonda esta correta,,fio cinza-preto-branco-branco,tem alimentaçao,se nao tivesse a luz permaneceria aceza,bomba mantem os 3,5bar.No alcool trabalha normal,bicos cor laranja(ruins ou falta de energia acredito que falharia no alcool,coisa que nao acontece)escape normal,map novo original,trabalhando na faixa ideal,sem vestigios de entrada de ar,parametros de ajuste curto e longo normais????Isso que mata,parametros normais,gasolina no tanque,sonda em lenta mistura pobre constante em lenta,modulo entendendo segundo o scaner 99% alcool.Desliguei a bateria na ultima vez pra começar os ajustes,no momento normalizou,mas 1 semana começou de novo.Se retornar semana que vem continuo o topico,ja vou tentar conseguir outra central..
Uma dica, talvez antes do amigo fazer o reset do sistema, no momento e em que a sonda trava, o amigo poderia usar um simulador de sinais e simular o sinal da sonda em marcha lenta e vê se o modulo reconhece o sinal, caso não ai sim poderia focar no modulo de injeção, boa sorte.
Isso parece ser bateria, faça o teste nela com o multímetro, observe em quantos V. ela cai na hora da partida, se descer menos de 9 V ela esta perdendo corrente e desprogramando a central, falta de aterramento tb causa isso, o correto é você lixar todos os aterramentos, ja passei por isso em carro chevrolet. De uma atenção no arranque, se estiver ruim ou com folga nos terminais ou falta de aterramento causa vários problemas na injeção.
Voce simulou um abastecimento do tanque? Esses carros monitoram o nivel de tanque para entender o novo calculo A/F. Está parecendo ser isso.
Se retirar 5 a 10 litros do tanque ligar e deixar trabalhar por alguns minutos e desligar a chave e abastecer o que foi retirado, ligar e deixar alguns minutos. Verificar a relação A/F se estiver errada novamente observar corpo de borboleta (dá muito defeito nas engrenagens que quebram ou perdem a referencia). Compressao do motor ou valvulas com vedação ruim pode ser o problema também...