Olá pessoal ,
Este veículo apresenta o código de falha 00519- sensor MAP ( defeito intermitente ) gravado na memória da UCE
Foi colocado um Map novo para teste e ficou a mesma coisa.
O veículo possui um defeito intermitente quando em funcionamento , falha em baixa aceleração, engole o motor e depois volta ao normal.
Já fiz a revisão básica deste motor e está tudo ok , pressão de bomba , velas, cabos , aterramento foi reforçado, foi verificado o TBI , regulação básica, etc...
Se o colega aí tiver alguma dica , Muito obrigado a todos do forum.
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Olá pessoal , demorei mas voltei depois dos testes.
Quanto ao código de falha 00519 , este problema só é registrado se deixar o veículo por um longo periodo funcionando em marcha lenta, pois o vácuo deste motor está um pouco fora da faixa, ( 350 MMhg ).
Para solucionar este defeito só abrindo este motor para fazer o reparo.
Foi constatado através de um multímetro automotivo, e com o veículo em movimento, o sinal do sensor Lambda travava em determinados momentos , isto ocasionava uma brusca alteração no tempo de injeção ocasionando a avaria.
O estranho é que o sistema ainda estava na fase ( open-loop ) quando ocorria a falha.
O problema da falha intermitente foi solucionado com a troca do sensor Lâmbda .
O problema referente a gravação do código 00519 só é possivel se refazer o motor, o cliente optou por não mexer no motor por enquanto.
Muito obrigado á todos.
Respostas:
Bom dia amigo Ciqueira!!!
Como esse veiculo trabalha com uma sonda comum ,faça um teste com outra ou desligue ela pra ver no que da, por que as vezes
no escaner e multimetro, ela trabalha direitinho mas na prática ela pode ocasionar problemas parecidos a este.
Eu ja enfrentei alguns casos assim, descofie tambem do combustivel, BLZ?? boa sorte!!
Falha no map é referente a depressao do coletor de admissao , procure alguma coisa em relaçao a isso .
Ola´pessoal ,
A depressão do coletor de admissão em marcha lenta está com 350 MMHG
bom dia,nesse caso o map e vitima e nao o culpado,comandos desgastados,sonda carbonizada,correia fora do ponto podem aumentar a pressao interna,e sempre e recomendavel conferir o aterramento do carro.
Concordo com os colegas . o correto seria proximo de 500 mmhg a depressao do coletor. Abaixo disso pode estar com correia fora de ponto, motor carbonizado, baixa compressao etc
confira o ponto mas use a ferramenta.
tentar colocar ese motor no ponto só no olho não dá certo!B)
Olá pessoal ,
Já conferi o ponto , está com 6º APMS
sincronismo da correia , OK
Ao acelerar um pouco o motor acima da rotação de marcha lenta o vácuo entra em 450 mmhg .
a marcha lenta dele esta legal, o sincronismo da correia, entradas falsas de ar intermitentes são fatores que podem interferir no sinal do sensor map, ele apresenta esse problema com o motor mais em fase fria ou quente.
http://www.flaviocursos.com.br/dicas/Aplica%E7%E3o%20da%20bomba%20de%20v%E1cuo.pdf
confira na tabela para ter uma ideia sobre o vacuo.
Bom amigo, verifica os pinos da UCE, podem estar ocasionado esta falha por estarem com oxidação, outra coisa tambem, verifica se a possivel curto ao massa no sinal de referencia (+5 voltos) ou sinal do map pra a UCE..... Nao deixe de verificar um possivel vazamento( ar falso na junto do coletor de admissão) existe tambem um diafragma no servo freio, pode haver vazamento ok
siqueira ja peguei varios defeitos nesses gols de embolar que era bobina de ignição, deixa a gente quase doido, troca corpo e nada de resolver.
Olá pessoal , muito Boa as dicas de vocês , material muito bom, obrigado
Estarei fazendo novas verificações , o trabalho aquí é longo pois este veículo já passou por várias oficinas e não resolveu o problema.
O veículo engole o motor e não desenvolve ( intermitente )
Anda tranqueando, soqueando ( intermitente )
Este defeito só acontece com o cliente, aquí na oficina em testes o defeito não acontece.
Bom Dia Squeira da Uma Olhada Quanto a Carbonizaçao nas Valvulas ja Tive Problema Parecido e Era as Danadas Carbonizadas Boa Sorte
Olá companheiro. Já tive um defeito desses e era o chicote do sensor map. O fio estava quebrado bem no pezinho do conector junta à parede corta-fogo. seria interessante verificar a continuidade desses fios.
Olá pessoal , continuando com os testes :
Após novas verificações feitas, foi detectado que o sensor Lâmbda estava travando a leitura em determinados momentos.
Foi colocado um sensor novo Bosch ( universal )
O veículo está em testes ainda, não apresentou nenhum sintoma ruim , espero que se resolva.
E aí Siquira, bom dia!! fala pra gente ,era sonda mesmo???
Olá amigo , o veículo ainda está em testes, preciso ter segurança nas respostas que eu coloco aquí neste fórum, aguarde..........
foi trocado o sensor lâmbda , o sinal de leitura travava no primeiro funcionamento de manhã quando o cliente estava saindo com o carro, em altas rotações o defeito não ocorre, por este motivo estou achando que pode ser somente o sensor Lâmbda.
Quando o sinal da Sonda trava o Modulo ECM começa a fazer correções bruscas no tempo de injeção ocasionando irregularidades de funcionamento.
Aguardo mais dicas dos amigos Veteranos, aqueles que mais trabalharam com este veículo na época que ele foi lançado, 1998 até 2001, não tive muita experiência com este tipo de injeção Magneti Marelli IAW-1AVS.
Aguardo mais Dicas vivenciadas, obrigado.
Você tem toda a razão! tem que ter a certeza pra postar a soloção.
Ja que a bomba esta com a pressão ok , experimente verificar a vazão, estes carros costumam juntar muita sugeira no pré filtro da bomba, e o filtro externo costuma entupir .
Outra coisa,se o motor não atingir a temperatura ideal de trabalho o tempo de injeção não cai . Verifique a temperatura de trabalho, tipo se a ventoinha liga muito cedo, por estar com o bulbo de temp baixa, se o carro esta sem a valvula termostatica.
Quanto a sonda travada ,dependendo da temperatura ambiente ,Ex( tempo muito frio) a resistencia da sonda demora um pouco
pra conseguir aquece-la. pois o funcionamento perfeito da mesma so acontece depois de bem quente ,aprox 300º
Bom amigo Solene, geralmente quando pego estes carros ,sempre espero mais de um problema .Pelo o ano dele ,não se sabe por quantas oficinas ele passou.
Olá amigo, eu havia trocado o sensor lâmbda, até agora não ocorreu o defeito.
estou só esperando...................: :
Resolvido, no primeiro tópico.
Foi trocado o sensor Lâmbda , o defeito não apresentou.
:
Resolvido