Olá pessoal do fórum.
Venho aquí mais uma vez pedir conselhos sobre este modelo de veículo.
Tenho observado com frequencia uma reclamação dos clientes referente ao consumo de combustível destes veículos, que do nada começam a consumir muito principalmente em trânsito urbano, chegando a fazer uma média de 5,5 Km/L na Cidade e em rodovias faz 7,5 Km/L utilizando ethanol no tanque.
Como já é de nosso conhecimento, a falta de uma manutenção preventiva e de um check-up do sistema é fundamental para o bom funcionamento do conjunto propulsor, mas .....
Veículos não registra nenhum DTC na memória de avarias.
Sonda Lâmbda trabalhando normal
Combustível de confiança
Manutenção em dia.
alguém aquí teve sucesso na realização deste problema ?
Qualquer sugestão ou experiência própia.
Obrigado.
Respostas:
Boa noite,se tudo esta dentro do especifico,faça teste de rodagem com o cliente e perceba o modo de conduçao,pois consumo de combustivel esta altamente ligado ao modo de conduçao,essa semana um cliente me reclamou que fazia no Etanol 9,5 na cidade e depois de alguns dias passou a fazer 5,5,esgotei todo o combustivel(Etanol) e adicionei na presença do cliente 02 litros,medidos na proveta,zerei odometro e eu mesmo conduzi o veiculo,em trajetos Hurbanos,sem aclives e declives,porem com anda e para,semaforos e etc,porem o macete esta na conduçao,02.000Rpms,efetua-se a troca de marchas,motor trabalha em baixa e veiculo em velocidades de ate no maximo 60Kms/h,que em trajetos hurbanos e permitido,e sempre mostrando ao cliente a forma de conduzir o veiculo,sendo de tal forma o veiculo cortou funcionamento com 23Kms rodados,com os 02 lts de Etanol,gerando uma media de 11.5,Repito,consumo de combustivel estando o veiculo tudo dentro dos parametros,esta altamente ligado ao modo de conduçao,e nao importa a marca de veiculo.
Outro fato que estao inventando e uma tal de Vaporizaçao de combustivel,outra situaçao que esta tambem ligada ao modo de conduçao,a partir da instalaçao destes kits,o condutor começa a manerar no acelerador para testar o sistema e obviamente acelerar menos,tendo assim o aumento de autonomia,e mesmo se tiver uma melhor Autonomia,nao vejo vantagem,devido o risco de esplosoes,e ate mesmo odor de combustivel frequentemente na regiao inetrna do veiculo,nao recomendo.
No etanol, o que venho observando na dificuldade de se conseguir boas médias é a presença de muita água no etanol, então a qualidade do combustível influencia demais.
Positivo,neste caso citado acima o produto que estava no tanque nao tinha odor de Etanol e muito menos Gasolina,ai tambem pode ser uma das causas do alto consumo.
Colegas:
São vários fatores que podem o veículo consumir mais combustível e as vezes pode ser fantasioso do proprietário achar que o carro consome muito.
Mas vamos entender, veículos em grandes cidades com muitas paradas e arrancadas e muitas trocas de marchas, com utilização de ar condicionado constante, peso no veículo, pneus com rodagem diferente do especifico entre outros fatores vão influenciar no consumo o combustível da região.
O reparador tem que abrir o leque de possibilidades, e não ficar pensando só no sistema de injeção que e o causador do consumo.
Quanto ao veículo podemos verificar se esta tudo correto verificar o básico, velas de ignição, bicos com resistência alterada, filtros obstruidos, sincronismo de correia, válvula termostática entre outras peças se estão fora do especifico.
E alguns casos freios travados, pedal de acelerador passando informações erradas.
Alguns modelos mostram no quadro de instrumento o consumo, mas podem mostrar uma falsa amostragem.
Então são muitos detalhes.
att. Diaz
Fiat Strada Adventure 1.8 16v E-torq , fazendo 10 KM/L na estrada, combustivel Gasolina.
Está normal ???