Olá amigos reparadores!
Estou com um caso aqui na oficina que está me dando muito trabalho. esse Voyage chegou aqui com falha no primeiro cilindro. a compressão do cabeçote estava baixa. Mandei pra retifica. foi feito o enchimento por ele estar na altura mínima e por menor que fosse a perca de material pra acertar a planicidade da peça iria ficar abaixo da especificação. Foi feito também o mandrilhamento do alojamento do comando de válvulas bem como a troca do mesmo. Resumindo, o cabeçote foi feito completo.
Montei o carro, a falha no cilindro foi sanada. Porém, o carro perdeu muito em rendimento. Antes mesmo com a falha de cilindro (que só era em baixa rotação) o desempenho do motor era muito superior ao de agora. Ele não falha mais, mas não anda. Como se o sincronismo estivesse atrasado.
Já troquei velas, cabos, bobina. Fiz a limpeza dos bicos, conferi o sincronismo, troquei até o comando novamente e o carro não fica bom.
alguém tem alguma idéia!?
Respostas:
Olá meu nobre amigo infelizmente estes motores VW família EA (Power) a grande maioria não aceita troca de comando de válvulas aí ele apresenta este defeito que vc tá falando se vc entrar com o scanner pode observar nós gráficos que o map dele está fora da faixa ou pra menos ou pra mais o ideal quando um cabeçote desta família EA da B.O é trocar o mesmo de preferência por um original e específico do veículo saí caro mas vc tira o B.O das suas costas abraços boa sorte e fica com Deus
ja olhou o catalisador?se esta entupido?e o funcionamento do map ta muito alto ou muito baixo, troca de comando e mandrilhamento nesses cabecotes é dor de cabeça na maioria das falo com o clienteq o cabecote dele ta morto ai é só um novo pra evitar problemas pra nós reparadores
Nunca tive problemas em fazer mandrilamento nesse cabeçote. Os poucos que fiz, funcionaram muito bem. Mas como está o MAP nesse motor, na marcha lenta, motor aquecido?
Tudo leva a crer um defeito colocado, mas minha primeira recomendação é você começar o diagnóstico do zero, verifica se no aparelho tem algum parametro fora do normal, testa pressão de bomba, sincronismo, compressão, entupimento do catalisador.......
o eixo de comando de ser usado o AG tanto no 1.0 quando no 1.6 O eixo AJ já presenciei vários problemas
segundo informações de um amigo que trabalhou numa autorizada vw tinha um ricol para substituir o eixo de comando AJ pelo eixo AG tanto no 1.0 quando no 1.6
Os colegas deram boas dicas.
Existe situações na qual a usinagem desses modelos de cabeçote não resolve piorando e muito o problema do carro.
Nos dias de hoje, um cabeçote desses não é tão caro como já foi durante muito tempo.
Logo, a recomendação é sempre a substituição.
Já ouve casos onde cliente meu insistiu em arriscar e indiquei ele a retificadora onde ele fez o procedimento e o carro ficou bom. Mas foi um caso de menor complexidade no qual o defeito era comando riscado...