Pessoal estou com um Voyage ano 2010/11 1.0 sistema Marelli 4GV que chegou na oficina com luz de injeção acesa no painel. Ao verificar notei que tinha 3 códigos falha referentes à Sonda lambda (Banco 2), sendo um denominado "reservado", voltagem alta e aquecimento da mesma. Ao inspecionar vimos que o chicote dela estava todo cortado (cachorro resolveu comer). Trocada a sonda e apagado os códigos da memória ainda assim acende ao rodar com o veículo na rua. Porém, agora permanece um único código falha de número 16422 (Reservado). Não sabemos do que se trata. Seria algum problema de chicote da Sonda? Alguém poderia dar uma luz em que testes poderiam ser feitos para se chegar à esse código estranho que aparece como reservado? Obrigado!
Respostas:
Bom dia. Desculpem a demora para responder. Fiz um teste com multímetro na sonda pós e o funcionamento não oscila muito, fica entre 0,7 e 0,9 mV, a resistência da sonda estava em mais ou menos 13 Ohms (medindo só a sonda desligada do chicote e fria). O cliente não tá conseguindo deixar o carro na oficina para muitos testes, por isso que mata o diagnósticos, ele tá andando com a luz acesa e trazendo o carro na oficina quando sobra tempo. Tá osso!!
Outro detalhe... Não tenho um Scanner bom, o meu não faz esse aprendizado, Scopino, até consigo apagar o código e o cliente chega a rodar varias horas sem que ele acenda novamente no painel, mas de repente acende e tá lá o mesmo código 16422. Esse aprendizado somente é feito por Scanner?