Veículo em questão deu entrada com a luz indicadora do ABS e controle de tração acessa. Gerando avaria na estabilidade do mesmo além de limitar o câmbio devido ao código e transmissão pela rede can
Respostas:
Olá colega,
Seu relato está um tanto quanto vago...
Você realizou algum diagnóstico nesse veículo?
Então boa noite senhores na verdade é um esclarecimento, estava redigindo e o telefone acabou a bateria. Abri o fórum pra dividir a informação sobre a reparação.
Peço desculpas aos colegas. Vamos lá o veículo em questão deu entrada na oficina, onde o mesmo foi direcionado por uma outra oficina mecânica. Ao darmos início ao diagnóstico com o auxílio do PDL um dos equipamentos de diagnóstico que temos foi verificado avaria no sistema do ABS, tração e câmbio. Com o auxílio do ociloscopio verificamos que um dos sensores da roda não funcionava. Retiramos a roda e verificamos o o sensor dianteiro direito "lado do carona" o mesmo que não marcava no ociloscopio era novo. Com o auxílio do multímetro verificamos a sua frequência. Foi então que resolvemos desmontar parte da suspensão e verificar a parte final do rolamento da roda a fim de testar a roda fônica. Após efetuar a limpeza e teste montamos e o problema persistiu. Gerando o código C00344A. Na sequência efetuamos o teste de continuidade dos fios desde o sensor até a ECU do ABS, onde a mesma se encontrava em conformidade. Então resolvemos alterar o sensor do lado do carona para o do lado do motorista, após alterar a anomalia persistiu e a roda do lado do motorista também parou de funcionar. Ressalto que o sensor dianteiro do volto do lado do carona é cinza e o do lado do motorista é preto. Então resolvemos comprar um novo sensor e voltamos com o sensor do lado do motorista para seu local de origem. E mesmo assim o problema persistiu, testamos o sensor novo e sua medição era idêntica ao que estava no veículo. Uma ressalva o sensor do lado do motorista é o mesmo do Ford Focus, o do lado do carona "cinza" é diferente. Quando efetuamos a compra do sensor, não compramos o material original mais sim do paralelo. E após todos esses testes resolvemos comprar o sensor original, o sensor do paralelo custou R$105 o original R$1.200. Foi batata, colocar e de imediato a luz do ABS apagar assim como o controle de tração. Já tivemos casos com sensores do paralelo dando defeitos principalmente em sistema de ABS na nossa oficina. Infelizmente isso acaba fazendo parte do nosso dia a dia, até mesmo para tentar equalizar a redução de custos do cliente e fideliza-lo afinal estamos em época de crise, e todos buscam reduzir seus custos, caso contrário ele simplesmente conduziria o automóvel a volvo. Bom é isso, minha ideia em dividir esse caso com os senhores foi por três motivos, o primeiro é q entendo que o conhecimento por si só não tem validade quando não é compartilhado, o segundo por conta da alteração dos lados dos sensores, neste caso não é válido e acarreta em mais uma avaria, sendo esta gerada por um defeito provocado no caso do teste e a terceira referente a peça genérica de reposição que já havia sido instalada na oficina antecessora a minha, a nossa própria oficina com a compra do sensor em vão, havendo a necessidade da compra do produto original, além de demandar mais horas trabalhadas.
Grande abraço guerreiros....
Obs: Quando mencionado que o conhecimento é válido quando compartilhado entendo que a troca de ideias é de extrema importância, o reparador atual deve se atualizar e adquirir conhecimento técnico, com estudo e ferramental, não somente colando em fóruns.... Juntos somos mais fortes!!!!
Olá,
Já passei por algumas situações como essa...
O importante é que foi resolvido.
Parabéns.
Abraço.
olhe este colega ai falando...