COMO EU FAÇO PARA TESTAR UM VOLANTE BI MASSA QUAL CRITERIO EU USO UM VOLANTE RUIM PODE OCASIONAR QUAL SINTOMA NO VEICULO
Respostas:
O principal sintoma é um barulho muito alto durante a partida e na hora de desligar., mas é difícil um diagnóstico preciso, pois estes veículos(s-10 em geral, principalmente 4x4) tem histórico de ruidos na transmissão. Aqui já troquei 2 desses pelo volante rígido(original mwm para substituição, tenho o informativo técnico se precisar) e ambos os clientes ficaram bem satisfeitos.
Mas qual o seu caso? Ruído, vibração? Nos de detalhes...
CARO AMIGO EU JÁ TROQUEI A EMBREAGEM (QUASE MORRI PARA ENCAICHAR O CAMBIO HAHAHAHA) MAS EU NÃO TROQUEI O VOLANTE EU NÃO TINHA COMO AVALIAR COM PRECISÃO O TESTE QUE EU FAÇO É GIRAR ELE PARA FRENTE E PARA TRAS SE BATER SECO ESTÁ RUIM EU QUERIA TER MAIS INFORMAÇOES ; A ENBREAGEM FICOU MUITO BAIXA NÃO ADIANTOU SANGRAR NEM TROCAR OS ATUADORES EU PARA RESOLVER ALONGUEI A ASTE DO CILINDRO ATUADOR DE PEDAL
[email protected] SE PUDER ME PASSAR QUALQUER INFORMATIVO EU SOU VICIADO EM INFORMAÇÃO DE QUALQUER ESPECIE
Bom, este defeito de embreagem muito baixa pode ter certeza que não é do volante...hehe. Também já tive de usar este recurso de alongar a haste nestes casos.... Como disse antes, normalmente faz muito barulho quando está com defeito, e a diferença de preço do bi-massa para o rígido é quase 3x1... e o rígido funciona muito bem(detalhe, para usar o volante rígido obrigatoriamente o disco tem de ter molas).
GNAUTO JÁ FIZ ESSE PROCEDIMENTO DE USAR O VOLANTE MASSA SIMPLES DA MWM SO QUE CAUSA VIBRAÇÃO NO CAMBIO ,PRINCIPALMENTE NA ALVANCA EM UM CASO O CLIENTE NÃO GOSTOU TIVE QUE POR O DE BIMASSA ,MAS PENSANDO BEM É O CLIENTE QUE PAGA ,CONSEGUI POR R$2800 EM CURITIBA ,NOTE UMA COISA SOBRE A ALTURA DA EMBREAGEM O DE BIMASSA FICA OK ,JÁ O COMIN TEM QUE ALONGAR A ASTE .
PERGUNTA PRA CASA DO DIESEL VOCE QUE MANJA BEM DE DIESEL ,OVOLANTE DE BIMASSA É PARA BALANCEOR O VIRA ,SE USAR O COMUM NÃO PODE QUEBRAR O VIRA?
primeiro produtor na Europa conseguiu desenvolver e fornecer um volante bimassa para produção em série, com o qual foi possível realizar este princípio. O nome já diz: A massa do volante convencional foi dividida. Uma parte ainda pertence ao momento de inércia do motor. A outra parte aumenta o momento de inércia da engrenagem. As duas partes são unidas através de um sistema de amortecimento/molas. Um disco de embreagem sem amortecimento de torção entre a massa secundária e a engrenagem realiza a separação e a união. Efeito secundário adequado: a engrenagem pode ser acionada com maior facilidade devido a sua massa mínima e a sincronização sofre menos desgaste.
ejmmotorcenter escreveu:
GNAUTO JÁ FIZ ESSE PROCEDIMENTO DE USAR O VOLANTE MASSA SIMPLES DA MWM SO QUE CAUSA VIBRAÇÃO NO CAMBIO ,PRINCIPALMENTE NA ALVANCA EM UM CASO O CLIENTE NÃO GOSTOU TIVE QUE POR O DE BIMASSA ,MAS PENSANDO BEM É O CLIENTE QUE PAGA ,CONSEGUI POR R$2800 EM CURITIBA ,NOTE UMA COISA SOBRE A ALTURA DA EMBREAGEM O DE BIMASSA FICA OK ,JÁ O COMIN TEM QUE ALONGAR A ASTE .
PERGUNTA PRA CASA DO DIESEL VOCE QUE MANJA BEM DE DIESEL ,OVOLANTE DE BIMASSA É PARA BALANCEOR O VIRA ,SE USAR O COMUM NÃO PODE QUEBRAR O VIRA?
Amigo, a troca do bi-massa pelo rígido é homologada pela própria MWM(se quiser te mando via e-mail). No próprio boletim técnico existe a informação de que pode haver aumento da vibração na transmissão, mas nas duas vezes que troquei não ocorreu esta vibração e ambos os clientes ficaram bem satisfeitos. Lembrando que a vibração também pode ser proveniente de outras fontes como coxins por exemplo.
O fato da mudança entre um e outro por si só não tem influência na regulagem de altura da embreagem, então não significa que só por usar o rígido o pedal fique baixo.
Como vc disse, quem paga é o cliente, então devemos esclarecer a ele as opções e deixá-lo decidir.
GNOATO escreveu:
ejmmotorcenter escreveu:
GNAUTO JÁ FIZ ESSE PROCEDIMENTO DE USAR O VOLANTE MASSA SIMPLES DA MWM SO QUE CAUSA VIBRAÇÃO NO CAMBIO ,PRINCIPALMENTE NA ALVANCA EM UM CASO O CLIENTE NÃO GOSTOU TIVE QUE POR O DE BIMASSA ,MAS PENSANDO BEM É O CLIENTE QUE PAGA ,CONSEGUI POR R$2800 EM CURITIBA ,NOTE UMA COISA SOBRE A ALTURA DA EMBREAGEM O DE BIMASSA FICA OK ,JÁ O COMIN TEM QUE ALONGAR A ASTE .
PERGUNTA PRA CASA DO DIESEL VOCE QUE MANJA BEM DE DIESEL ,OVOLANTE DE BIMASSA É PARA BALANCEOR O VIRA ,SE USAR O COMUM NÃO PODE QUEBRAR O VIRA?
Amigo, a troca do bi-massa pelo rígido é homologada pela própria MWM(se quiser te mando via e-mail). No próprio boletim técnico existe a informação de que pode haver aumento da vibração na transmissão, mas nas duas vezes que troquei não ocorreu esta vibração e ambos os clientes ficaram bem satisfeitos. Lembrando que a vibração também pode ser proveniente de outras fontes como coxins por exemplo.
O fato da mudança entre um e outro por si só não tem influência na regulagem de altura da embreagem, então não significa que só por usar o rígido o pedal fique baixo.
Como vc disse, quem paga é o cliente, então devemos esclarecer a ele as opções e deixá-lo decidir.
EU TAMBEM TENHO ,NÃO É UMA VIBRAÇÃO QUE CAUSA DESCONFORTO E TAMBEM TIVE CLIENTES SATISFEITOS APENA UM NÃO GOSTOU E PREFIRIU O ORIGINAL, SO QUE A MWM DIS QUE PODE MAS ACONCELHA USAR O BIMASSA ELES TÃO DANDOUMA OPÇÃO,MASVALEU GNAOTO
CASA DO DIESEL VOCE MANJA BEM DISSO, PODE QUEBRAR O VIRABREQUIM POR CAUSAR VIBRAÇÃO .
Amigo esperiencia própia apareceu na oficina uma S-10 com barulho e ao pisar na embreagem o barulho parava ,retiramos o câmbio o volante estava com as molas quebradas, foi subistituido o volante por um sólido por motivo de $$$$$$$ o cliente não fico satisfeito ,mas ja havia sido informado do barulho,além do risco de quebrar o virabrequim.
Sei que a pergunta não foi pra mim, mas tomo a liberdade de responder, desculpe a intromissão. Segue abaixo o texto na integra do BOLETIM DE SERVIÇO da MWM.Se é homologado e produzido pela própria fábrica, o risco de quebra de virabrequim é o mesmo de qualquer outro.E não existe referência a "aconselhar" este ou aquele, apenas a informar ao cliente das características de cada um.
B.S.N°: 04/07 - rev.1
DATA: Setembro/2007
MOTOR: Sprint 4.07
BOLETIM DE SERVIÇOS
ASSUNTO: Motor Sprint 4.07 - Volante rígido
REFERÊNCIA: Comunicado Externo CE 120-07 ? LANÇAMENTO ? VOLANTE RÍGIDO
publicado em 28 de maio de 2007.
APLICAÇÃO: GM ? S10 e Blazer
OBJETIVO: Esclarecer aos distribuidores quanto às diferenças e características
técnicas dos volantes de motor dos tipos rígido (novo) e dupla
massa, ambos disponíveis para venda.
CARACTERÍSTICAS E RECOMENDAÇÕES:
O novo volante rígido foi avaliado, testado e homologado pela
MWM INTERNATIONAL Motores quanto aos níveis de
vibração, ruído, durabilidade e desempenho.
Quanto à percepção ao conduzir, o volante rígido pode
apresentar maior nível de ruído quando comparado ao volante
de dupla massa. Isto ocorre em decorrência da maior
intensidade de vibração sendo propagada à transmissão,
característico no volante do tipo rígido e, deste modo,
situações como estas não devem ser tratadas como possível
falha no componente.
Durante a venda do produto, recomendamos informar ao
Cliente, sempre que necessário, para que o mesmo possa
escolher o componente que melhor atenda às suas
expectativas.
INSTRUÇÃO DE MONTAGEM:
Para montagem do volante rígido, deve-se utilizar os parafusos
No..0200.70.0.1255 e os mesmos procedimentos recomendados
no manual de serviço para o volante dupla massa.
Outra coisa muito importante é aquela "espuma" que fica em cima do câmbio. Muitas vezes está rasgada ou esfarelando e na hora da montagem acaba-se deixando sem. Ela é fundamental para redução do ruído interno e custa uns R$50,00 nas concessionárias.
É ISSO AI GNOATO ,ISCLARECEDOR MAS ANALISE UMA COISA CASO QUEBRE UM VIRABREQUIM O CLIENTE SEMPRE CULPA O MECANICO PORQUE Á UM RISCO DE QUEBRAR ,CASO ACONTEÇA E CLIENTE PROCURAR SEUS DIREITOS QUEM SERA RESPONSABILISADO É O MECANICO ,POR ISSO
TEMOS QUE TER CUIDADO .
Olá pessoal , por favor não façam isso , tirar o volante bimassa, tu vai quebrar este virabrequim, não aconteceu comigo, mas constatei a causa.
Pensem nisto, quem vai pagar o volante bimassa é o cliente !!!!!!!!
Amigos, de uma vez por todas, o que causa quebra de virabrequim não é o volante rígido, e sim o volante "desbalanceado". Não é o caso de ser rígido ou bi-massa, mas sim da montagem correta. Não estou aqui dizendo que sou o dono da verdade, mas a própria MWM HOMOLOGA E VENDE o volante rígido em sua rede de distribuição, e tanto o rígido quanto o bi-massa vêm de fábrica devidamente balanceados!!!!!!!!!!!! Problemas no DAMPER e no kit de embreagem também podem causar a quebra do vira. Vide INFORMATIVO DE SERVIÇO 017/2000 DA MWM.
Já que é o cliente que vai pagar, como disse o amigo, pelo menos dê a ele a opção da escolha....
: : : NÃO FIQUE EXTRESSADO É ISSO AI JÁ CRIEI MUITO CABELO BRANCO AGORA NÃO ESQUENTO MAIS HEHEHE.
Existem realmente algumas recomendações da MWM / GM / Nissan para a substituição dos volantes bi-massa por modelos rígidos, porém é sempre bom lembrar que o nível de barulho e vibração no câmbio será muito mais alto.
Aqui na oficina, sempre indico montar o modelo bi-massa e o disco com mola, diminui e muito o barulho durante a marcha-lenta.
Atualmente, no mercado de reposição somente a Luk e as concessionárias fornecem este volante para a venda.
Para quem quiser, no site da Luk existe um manual sobre volantes bi-massa com instruções de montagens e testes, que vocês podem acessar pelo link:
http://www.schaeffler.com/remotemedien/media/_shared_media/library/downloads/luk_fail_diag_zms_es_pt.pdf
Um abraço a todos.