Prezados Amigos,
Muitas vezes nos deparamos com problemas veiculares, que surgem e desaparecem aleatoriamente. Sensores perdem a funcionalidade, alarmes são desconfigurados e requerem nova regulação básica, imobilizadores perdem suas configurações, entre outras panes que vencem o Reparador pelo cansaço.
Existe um fenômeno gerado pelo conjunto motor chamado de Emissão de Rádio Frequência indevida.
Neste material, tento explanar sucintamente o assunto, além de medir e comprovar a emissão de espúrios indevidos pelo ar.
Seja por curiosidade ou sede por novos conhecimentos, trata-se um estudo simplificado de Eletromagnetismo e Compatibilidade Eletromagnética.
Quem se interessar, fiquem a vontade de solicitar o material pelo email: [email protected]
Estou à disposição para possíveis questionamentos.
Abraço
Respostas:
um assunto e muito interessante q muitos de nós já tivemos problemas mas não conhecemos o culpado.
parabéns pelo material
Se alguém preferir disponibilizar o site eu envio o material.
Abraço.
Prezado Blitzkrieg. Se puder envie para mim. Obrigado. [email protected]
Prezado Blitzkrieg, recebi e agradeço. Sou do tempo em que não havia a FM, e a maioria dos autoradios eram somente AM. Em muitos carros, se não se usassem os "cachimbos" de velas supressivos, os rádios "tocavam" a musica das centelhas do motor (radio frequência espúria). Com a era das emissoras FM, a ruideira das velas diminuiu ou até acabou. Abraço.
Amigo Tuck,
Primeiro agradeço suas considerações, pois elas me incentivam à escrever novos materiais.
Você disse que era do tempo dos Rádios AM, e por isso era perceptível uma ruidera proveniente do rádio. E isso tem uma explicação prática, embasada em uma teoria rebuscada.
Ondas AM, ou frequências moduladas trabalham na faixa de kHz. Commo você pode perceber os ruídos gerados possuem maior magnitude em frequências de kHz (frequências mais baixas), um sinal limpo de rádio em kHz tende a ser somado aos espúrios de mesma frequência, e com isso a amplitude dos rídos tendem à serem maiores que os sinais de rádio. Observe que em marcha lenta o sinal anda é baixo, porém ao aumentarmos a rotação o ruído do motor torna-se mais alto. Isso ocorre pelo fato que uma estação AM captada na frequência 1080 KHz, quando o carro encontra-se em marcha lenta o ruído possui amplitude de harmonica bem menor, e pouco influencia. Agora ao aumentarmos a rotação as harmonicas em torno de 1080 kHz tendem á aumentar suas amplitudes e aplicar ruídos de maior amplitude, aumentando o ruído audível.
Já Rádios FM, funcionam com frequência modulada, de 88,3 MHz à algo em torno de 106,0 MHz, ou seja, as harmônicas de Rádio Frequência para serem afetadas por ruídos de grande amplitude, requer uma rotação do motor em torno de 5 milhões de rpm's, algo inimaginável. Os ruídos em FM também ocorrem, porém à cada 1 mihão de harmonica limpa, o que se torna imperceptivel aos nossos ouvidos. Rádios mais modernos possuem um Capacitor eletrolítico na entrada do sinal a fim de filtrar ruídos de baixa frequência.
Aí os "Manos Espertões", de tanto ligar e desligar a bateria estouram o capacitor, e percebendo o surgimento de ruídos no som ao acelerar o carro, seguem conselhos de alguns "bonezudos" e aterram a blindagem da antena na carcaça do rádio, e como num passe de mágica o som fica limpíssimo, e o fã do MC Gui saí por aí com seu som de vender pamonha, mostrando à todo mundo que é surdo. Tá errado! O cara vai curtir ostentação nos quintos dos infernos. Quando se aterra a extremidade da malha no rádio, ele está aterrando no GND virtual, diferente do GND da antena, isso cria uma ddp no cabo da antena, e consequentemente uma corrente entrando constantemente no seu Rádio parcelado em 240 vezes. Resultado, a proteção do módulo vive atuando, e o seu Rádio, que ele comprou com o dinheiro do IPVA, queima. Pensando bem é um espertão a menos para te incomodar, sem falar que você ainda pode prestar manutenção e garantir o churrasco do domingo.
Abraço
Abraço.
se voce puder me enviar [email protected] de ja agradeco seu empenho em querer da estas informacoes que para todos nos e de um valor IMENSO
Se puder me enviar agradeço desde já([email protected]).
amigo, se puder enviar para min agradeço [email protected]
Agradeço se enviar para mim também. [email protected]
Obrigado!
Olá amigo Blietzkrieg, também me interesso nos materiais técnicos
Obrigado.
e-mail = [email protected]
Radiofrequência, eletrônica, motores, sons, música.... : : :
Qualquer material que reúna tudo isso com certeza me interessa. Manda pra mim também, por favor! [email protected]
Valeu!
B) B)