Olá pessoal! Tenho uma cliente com um Fiesta ano 2004 que não aciona a ventoinha! Esse veículo já é velho conhecido de minha oficina e já está com uma gambiarra nesse sistema de arrefecimento. A central não consegue enviar sinal para acionar a segunda velocidade da ventoinha, então, algum entendido alterou o chicote de maneira que ao acionar a ventoinha já entre direto a segunda velocidade. Porém, isso não tem interferido no funcionamento do veículo nos últimos meses! O fato é que agora só consigo acionar a ventoinha pelo scaner na função de teste de atuadores. A leitura da temperatura está aparentemente normal mas sobe a mais de 110°C e só é acionada a ventoinha após enviar o referido comando a central, feito isso a temperatura baixa normalmente.
A questão é a seguinte: pelo meu entendimento, se a central recebe sinal de temperatura, se ela consegue acionar a ventoinha via comando do scaner e ainda assim não liga quando o carro aquece só pode ter terminado de dar problema! Ou estou deixando passar alguma coisa?
Se puderem me ajudar ficarei grato!
Agradeço aos amigos do fórum, especialmente ao mbo2010 que acertou em cheio. Desliguei a bateria e aterrei os dois cabos por uns 15 minutos. Após isso voltou a funcionar normalmente.
Respostas:
temperatura vista pelo scaner, o carro vai chegar daqui a pouco e eu consigo mandar mais informações
amigo qual seu scaner? peguei alguns casos em que com o rasther tive que desligar a bateria por uns 5 minutos e fazer os testes via scaner rasther da primeira e segunda velocidades, apos isso voltava a funcionar normalmente.
Olá amigos!
Vou tentar esse procedimento da bateria! Pode até dar certo! Meu equipamento é um SCANITEC.
Ao amigo SERVCAR, já desfiz a gambiarra uma vez mas o sistema não funcionava sempre, as vezes ligava a ventoinha e as vezes não ligava, por isso tive que deixar como estava. Como é uma central que já apresentou um problema acredito que deve ter deixado de funcionar de vez. Amanhã vou mecher no carro!
Eu estive com esse problema na minha oficina por dua vezes, troquei reles fusiveis, fiz de tudo ai descobrir que dava mais o problema quando ligava o ar condicionado, e meu scaner nao conseguia arma a segunda velocidade, o meu scaner é da rasther II versao 12 , então foi quando resolvir trocar o modulo de injeção. modulo de injeção trocado e o problema resolvido