Boa noite Pessoal, venho por meio deste pedir ajuda pois estou com um grande problema em minha Santana Quantum 1992 automática GLSi, pois bem este carro se der a partida nele e em seguida desliga-lo e isso pode ser de manha de noite quente ou frio de qualquer maneira o mesmo arma a ventoinha e ela fica mais de 30 minutos ligada direto. Já não sei mais o que fazer com este carro alguém tem alguma ideia do que pode ser. Já levei em varias pessoas e ninguém me deu um diagnostico concreto e ficar trocando peças para achar o defeito eu não estou podendo fazer pois estou desempregado. Desde já agradeço a ajuda de todos.
Obrigado
Salomão Andrade BH/MG
Respostas:
amigo, vc sabe se seu carro possui interruptor de temperatura(alguns chamam de cebolão do radiador) ou funciona com relé?, se possuir o cebolão, vc desligue os conectores do cebolão e verifica se nao dispara, se nao possuir cebolão pode ser o sensor de temperatura, pode ser o fio negativo tbem que esteja encostando em alguma parte da lataria
pode ser rele com ferrugem na mola que segura os contatos
Meu carro possui sim o Interruptor de temperatura do radiador o famoso cebolão. Desliguei o mesmo e a ventoinha dispara assim que desliga o carro mesmo frio. Verifiquei toda a fiação mesmo onde eu achava que estava mais ou menos eu isolei e continuou o mesmo defeito.
Obrigado pela dica.
Salomão Andrade
Verifiquei o rele e ele esta funcionando perfeitamente o tic-tac. Porém o mesmo possui tipo uma placa ou uma central nele ai eu não sei conferir.
Obrigado
Salomão Andrade
Esse carro alem do interruptor do radiador ele tem outro sensor preso em uma chapa de metal no parafuso da tampa de valvulas,sua funçao e quando a temperatura aumenta muito no cofre do motor e acionada a ventuinha pra refrigerar.Ou e o sensor,fio em curto a massa ou rele...
amigo, vc deve verificar o seguinte, existem dois fios que se conectam no cebolão, ou tres se o carro possuir ar condicionado, se for só dois vc vai fazer o seguinte, com um multimetro vc testa do positivo da bateria no fio que conecta no ceblão, pra ver se é negativo, testa nos dois fios, um decada vez, se nao der nada, testa do negativo da bateria , nos dois , do mesmo jeito, um de cada vez, descobrindo se é positivo ou negativo fica mais facil, depois desse teste, vc vai testar se os dois fios da o mesmo resultado, pois só um deles que pode ter corrente, o outro é continuidade que vai até a ventoinhadesse fio que vai até a ventoinha e que esta o problema
Pois então meu carro não tem este sensor preso a tampa de válvula porem existia um fio solto, o que o esperto aqui fez aterrei ele no polo negativo da bateria achando que o mesmo era de lá. Tirei o mesmo e o carro não armou a ventoinha frio. Queria saber se alguém tem o código deste sensor ou foto dele para eu providenciar um igual.
Obrigado
Salomão Andrade
O cebolão está funcionando perfeitamente fiz os testes.
Obrigado
Salomão Andrade