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Respostas:
Boa tarde amigo, bem, infelizmente podemos observar pela propria internet que o uso de torquimetro pra muito é ser "Nutella" se não apertam nem um cabeçote corretamente que dirá se preocupar em usar um torquimetro na montagem de velas. Creio que o etanol tb é um agente que acaba sim criando ferrugem e ajudando muito nesta questão de quando vai remover dar a travada ali. Bem aqui eu uso uma fina camada de pasta de cobre na rosca das velas e ai aperto com torquimetro sempre.
Em primeiro lugar vela de ignição é NGK e segundo lugar as velas de ignição dos motores de hoje em dia não necessitam de aperto igual a vela de ignição de um motor AP abraços e fiquem com Deus 🙏🙏🙏
a maior parte dos casos está relacionado ao uso de álcool e corrosão.
Eu me deparei com uma situação bem delicada uma vela muito travada e o carro era um Fusion, resumindo para trocar a vela eu precisei avisar ao cliente sobre uma possível quebra e o que deveria fazer mediante a essa situação. A vela quebrou. Vocês fazem o que quando a vela está muito travada a ponde de não sair ?
Eu acredito que o calor seria a melhor forma - colocar desengripante e deixar de um dia pro outro. Depois tentar com soprador esquentar muito - uma vantagem da vela Bosch que ela não enferruja - pois tem um banho tipo cromo e evita isto e a NGK é mestre pra dar isto.
Aqui na concessionária removemos o cabeçote, pois na tentativa de remoção das velas com o cabeçote no lugar pode cair limalha nos cilindro e riscar o mesmo e ai sim o prejuízo pode ser grande ao proprietário do veiculo e muitas das vezes o reparador ter que assumir o prejuízo.
Eu acredito que o calor seria a melhor forma - colocar desengripante e deixar de um dia pro outro. Depois tentar com soprador esquentar muito - uma vantagem da vela Bosch que ela não enferruja - pois tem um banho tipo cromo e evita isto e a NGK é mestre pra dar isto.
Aqui na concessionária removemos cabeçote, pois se tentar tirar a vela com o cabeçote no local pode a vir cair resíduos de limalha no interior do cilindro e riscar os mesmo e assim seria mais prejuízos.
Pessoal o correto é isso mesmo, sempre sermos bons profissionais, usar o torquímetro com o torque recomendado pelo fabricante, com isso evitamos problemas futuros.
Quero comprar Torquimetro pra cada carrinho_andei comprando uns na china_comprei de bicicleta_ela vai até 25Nm. Quero comprar de marca conhecidas como Raven, Sata, Sata ou Gedore. Porém dependendo custa mil reias cada um dependendo da marca.
ola boa noite uma dica que dou também para os profissionais e sobre a graxa especial de passar na rosca da velas, existe varias marca tenho usado em revisões, e torquiado as velas igual pedi o fabricante e zero novidade fica muito bom a qualidade do serviços e ate mesmo em próximas revisões.
ola boa noite uma dica que dou também para os profissionais e sobre a graxa especial de passar na rosca da velas, existe varias marca tenho usado em revisões, e torquiado as velas igual pedi o fabricante e zero novidade fica muito bom a qualidade do serviços e ate mesmo em próximas revisões.
também o que está ocorrendo, nas revisões de 10 20 e 30, ninguém tira as velas para inspeção, tenho visto muito isso.
e vários casos que a vela quebra, e bora retirar o cabeçote.
EXCESSO DE TORQUE EM VELAS DE IGNIÇÃO Problema: aperto demais = rosca do cabeçote danificada, isolador trincado, fuga de compressão e dor de cabeça na remoção. Se já apertou além do ponto: Rosca espanada → helicoil ou rosca-postiça. Vela travada → soltar com motor frio e lubrificante penetrante. ⚙️ Como evitar: Usar torquímetro (20–30 Nm na maioria dos casos). Respeitar o tipo de assento (plano c/ arruela ou cônico). Nunca usar graxa/óleo na rosca (só anti-seize se fabricante recomendar). => Regra prática: encostou + ¼ a ½ volta (quando sem torquímetro).
Como a maioria das velas é de iridium e tem a troca longa por isso que travam, o certo é tirar a cada 10 a 15k pra uma limpeza, assim não trava, alertar o cliente para não ter uma despesa extra.
Isso mesmo...graxa cobreada
Eu confesso que nem em todos os casos eu utilizo o torquímetro para apertar vela, hoje mesmo fui tirar vela de um VW Virtus pra verificar o desgaste e quase que eu desisto de tirar a vela, que ainda era original. A rosca estava toda oxidada, mas fica uma dúvida, pois as velas ainda estão boa. O torque que o fabricante recomenda sera o mesmo para aplicar a mesma vela usada? Porque o anel de encosto, ele ja esta "amassado", não existe substituição (o que acredito que deveria ter, assim como o bujão do cárter), então se eu aplicar o mesmo torque de uma vela nova, será que não poderia correr o risco de ter uma insuficiencia de aperto?
Lucas, uma observação posso afirmar quanto os veículos forem montados com pessoas, com certeza vamos encontrar muitas falhas.
ja peguei alguns casos velas originais renegade t-270. acredito ser devido ao uso de etanol bico fica com leque alterado velas originais renegade t-270.
uma dica legal, é soltar as velas com motor leve aquecimento. Isso facilita um pouco nestes casos.
Prezados, 👨🔧 Com a evolução dos motores, aqui na concessionária temos observado velas de ignição travando no cabeçote. Muitos atribuem ao combustível, mas o principal causador tem sido excesso de torque na instalação. ⚙️ Fiquem atentos: Torque das velas é muito baixo, seguir sempre especificação do fabricante. Evita dano ao cabeçote e retrabalho. 💡 Fica a dica pra galera!