Prezados,
Com a evolução dos motores, aqui na concessionária nos deparamos muito com velas de ignição trava da no cabeçote, muitos se falam em combustível, más temos nos deparado com excesso de torque, ficam atentos a isso, torque das velas é muito baixo, fica a dica.
Boa tarde amigo, bem, infelizmente podemos observar pela propria internet que o uso de torquimetro pra muito é ser "Nutella" se não apertam nem um cabeçote corretamente que dirá se preocupar em usar um torquimetro na montagem de velas. Creio que o etanol tb é um agente que acaba sim criando ferrugem e ajudando muito nesta questão de quando vai remover dar a travada ali. Bem aqui eu uso uma fina camada de pasta de cobre na rosca das velas e ai aperto com torquimetro sempre.
Em primeiro lugar vela de ignição é NGK e segundo lugar as velas de ignição dos motores de hoje em dia não necessitam de aperto igual a vela de ignição de um motor AP abraços e fiquem com Deus 🙏🙏🙏
Eu me deparei com uma situação bem delicada uma vela muito travada e o carro era um Fusion, resumindo para trocar a vela eu precisei avisar ao cliente sobre uma possível quebra e o que deveria fazer mediante a essa situação. A vela quebrou. Vocês fazem o que quando a vela está muito travada a ponde de não sair ?
Eu acredito que o calor seria a melhor forma - colocar desengripante e deixar de um dia pro outro. Depois tentar com soprador esquentar muito - uma vantagem da vela Bosch que ela não enferruja - pois tem um banho tipo cromo e evita isto e a NGK é mestre pra dar isto.
Aqui na concessionária removemos o cabeçote, pois na tentativa de remoção das velas com o cabeçote no lugar pode cair limalha nos cilindro e riscar o mesmo e ai sim o prejuízo pode ser grande ao proprietário do veiculo e muitas das vezes o reparador ter que assumir o prejuízo.
Eu acredito que o calor seria a melhor forma - colocar desengripante e deixar de um dia pro outro. Depois tentar com soprador esquentar muito - uma vantagem da vela Bosch que ela não enferruja - pois tem um banho tipo cromo e evita isto e a NGK é mestre pra dar isto.
Aqui na concessionária removemos cabeçote, pois se tentar tirar a vela com o cabeçote no local pode a vir cair resíduos de limalha no interior do cilindro e riscar os mesmo e assim seria mais prejuízos.
Pessoal o correto é isso mesmo, sempre sermos bons profissionais, usar o torquímetro com o torque recomendado pelo fabricante, com isso evitamos problemas futuros.