Boa noite!!
Chegou em minha oficina um vectra 2.0 16v, 1999, com bomba eletrica torrada.O carro chegou de guincho, Substitui a mesma por uma original, e ao dar a partida o carra nao pega.Passei o raster e deu codigo 031 (sem sinal sensor de rotação).Verifiquei o sensor e o mesmo estava com o chicote do sensor detonado na coxeção do circuito.Substitui por um bosch final 150, e o sintoma se manteve.Por indicação de um colega, o mesmo afirmou que o sensor bosch nestes veiculos, costuma nao enviar sinal. Entao parti para uma peça original, e o sintoma persiste, sem sinal de RPM.
Estou em duvida quanto a engrenagem do virabrequim!!
Gostaria da opiniao dos colegas, pois estou com o carro parado na oficina
scalabrin oficina mecania ltda
Respostas:
bom tenta testar com pilha enviando 1,5v na central pelo chicote mas isso se ele for capacitivo
ele tem tres fios ou so dois ?
tres fios capacitivo
dois fios indutivo
da uma lida nesses feras
http://arquivo.oficinabrasil.com.br/forum/verpost.asp?codPOST=6403&codForum=2&status=1
Amigo .
de imediato o que voce poderia fazer é medir no fio do sensor se esta gerando um sinal quando se da partida no motor.
este sinal poderia melhor ser medido com ociloscopio.
se não com um led vermelho. colocando o led nos fios 1 e 3 do sensor. ele deve pulsar quando na partida do motor.
ou medir com um multimetro. na partida o pino 1 e 3 gera uma tensão de +- 3 volts.
Pra começar
ajudei.
obrigado audi, testei o sinal e nao vem sinal nenhum, sendo que o sensor é novo original GM 93384389, e o mesmo aconteceu com o Bosch 0 2161 210 150.
Amigo se não vem sinal do sensor. O proximo passo é retirar o carter e ver a roda fonica.
Te agradeço audi. É o proximo passo, te informarei amanha, te agadeço pelas dicas.Por hoje so pesquiza na net.Amanha pela manha, mãos a obra.!!
BOM DIA!!!
Tirei o carter do motor, verifiquei roda fonica, tudo ok, verifiquei se havia obstrução no furo do sensor de rotação e o mesmo esta limpo.O que me chamou atenção foi que o oleo do motor estar contaminado com agua, não sei se isso influencia no sinal do sensor de rotação.
aguardo respostas
abraços a todos!!
AMIGO BOM DIA.
Se você verificou a roda fonica e éla esta no lugar e bem fixa.
e o sensor esta parado bem perto dos dentes da roda fonica
Com certeza tem que existir um sinal nos terminais do sensor. dando partida é lógico.
se não houver sinal nenhum É porque o sensor novo não esta bom ou o virabrequim esta quebrado e a roda fonica não esta virando.
Agua no oleo não influi no sinal do sensor.
Faça o teste só no conector do sensor(sem conectar ao conector da UCE) funcione o motor na partida e com voltimetro digital na escala de 2 volts AC observe a voltagem gerada deve ser acima de 1,5 volts normalmente.
Caso esteje gerando voltagem ,procure algum curto entre fios ou massa no chicote da UCE.
Bom serviço.
amigo voce verificou se ha alimentação positivo nos bicos, bobina, consiga um simulador de sinal e injeta sinal no terminal do meio do conector do sensor de rotação, se mesmo assim bicos nao pulsarem e bobina nao liberar centelha voce deve verificar a alimentação da uce, fusivel queimado. Como voce falou que a bomba estava torrada provavelmente o fusivel queimou pra proteger o sistema, verifique.
obrigado robsonn, verifiquei e a mesma esta ok!!!
Ola scalado, se voce passou o scaner nesse sistema sem que o motor esteja em funcionamento com certeza esse sistema apresenta o codigo 031, so avisando que o motor esta parado,mais isso nao indica que o sensor esteja com problema mais sim que a unidade de injeçao nao esta recebendo pulsos, pois se voce funcionar o motor e passar o scaner, vera que esse codigo 031 some de imediato, se o sistema nao tem pulsos do sensor certamente ou sera problema de chicote eletrico ou defeito na proria UCE, verifica ai de depois fala no que deu
Boa noite!!! Amanha pela manha, vou buscar um UCE nova para teste, ja peguei veiculos com o mesmo sintoma a muito tempo, mas era 8v, a ponta do conector do sensor de rotação estava em curto, e pelas outras experiencias que tive, tinha danificado a central.Hoje trabalhei o dia inteiro, tendo uma aula de vectra 16v, fiz todos os testes, concluindo que a parte de sensor esta ok, desde roda fonica ate chichote.A UCE não esta alimentando o sensor, verifiquei caixa de fusiveis, reles principais e secundarios, todos ok.Chega positivo na UCE, mas a mesma não esta enviando ao sensor.Nao pulsa bicos, nao pulsa bomba e muito menos bobina.Amanha farei o teste e depois posto o resultado.Valeu pela dica
valeu robson, testei o mesmo e esta em perfeito estado.A luz da injeção fica normal!!!
Pode ser interferencia magnetica do motor de partida,tenta um tranco:
obrigado robson, fiz os testes conforme relatou, e esta tudo em orem.Estou aguardando a verificação do modulo, para ver se esta ok tbem.Amanha terei resposta da UCE,posto noticias
Boa Noite!!!!
Depois de 20 dias, apos a ECU ser consertada e remapeada, fiz a instalação da mesma no Veiculo. Analizando o chicote na parte interna, descobri que havia um ninho de ratazanas dentro do capuz do motor, onde roeram o chicotem, provocando o curto do mesmo. Após sanado o problema do chicote e reinstalado a ECU o carro funcionou perfeitamente.Gostaria de agradecer aos colegas que opinaram neste forum e dizer que o problema esta resolvido.
Abraços!!!!
>obrigado robson, fiz os testes conforme relatou, e esta tudo em orem.Estou aguardando a verificação do modulo, para ver se esta ok tbem.Amanha terei resposta da UCE,posto noticias
Ker dizer então ki era fio sem continuidade, um teste de continuidade daria pra matar esse problema, é bom ter o esquema elétrico e o multimetro e usar ele nestas ocasiões,
FOI FEITO TESTE DE CONTINUIDADE, VERIFICADO O PROBLEMA E CONSTATADO CURTO NA UCE DO CARRO. HAVIA CONTINUIDADE NO CIRCUITO MAS EM CURTO.
>FOI FEITO TESTE DE CONTINUIDADE, VERIFICADO O PROBLEMA E CONSTATADO CURTO NA UCE DO CARRO. HAVIA CONTINUIDADE NO CIRCUITO MAS EM CURTO.
keir me desculpar então, faltou então foi o teste de curto e não o de continuidade, apenas estou frisando pra todos nós sabermos o quanto é importante este teste de curto circuito, ás vezes não damos importãncia, e por causa disso o problema se torna imenso,
não tenho aqui a intensão de desmerecer o seu trabalho, se entender assim me desculpe,
eu apenas queria ter respondido este tópico mas não encontrava um meio de ajudar, ainda bem que voce conseguiu, eu jamais conseguiria, é isso ae fez todos os testes e conseguiu