Boa tarde,
Estive vendo muita gente instalando sistemas nos veículos onde o motor passa a ser alimentado por vapor de gasolina, inclusive muitos clientes tem me perguntado sobre o assunto, e pedem para eu fazer em seus carros.
O sistema parece funcionar, o carro realmente economiza, mas me surge uma grande dúvida: quais as implicações do vapor de gasolina para o motor?
Como fica a relação estequiométrica nas diferentes situações de carga do motor?
Isso não pode superaquecer a cabeça do pistão?
Já vi até estudos de faculdade na prática com sistemas similares, no caso vapor de álcool.
Não me refiro a riscos de explosões, que está parte fique de lado por enquanto, mas me refiro a danos ao motor.
O que isso acarreta a longo longo prazo?
Respostas:
Colega Ernane:
Não cai neste eu sei que você e profissional.Tem gente que inventa maneiras toscas de toda forma.
Vende anuncio como o abaixo:
Uma forma certeira de economizar e criar um reservatório com álcool congelado.
Assim economiza, mas tem que congelar o álcool.
A primeira ilusão do homem começa na chupeta que chupa e não sai leite, e depois já acostumado a ilusão acredita em tudo e compra até avião caindo.
Um abraço:
Diaz
Diaz, pode explicar porque o vapor de gasolina é ilusão?
Eu sou novato na área ainda estou engatinhando, e acredito que no mínimo o que eu tenho de idade você deve ter só de experiencia, entao por favor me ajude a entender.
Ernani,
Os veículos automotivos contam com vários componentes elétricos. eletrônico e mecânicos a fim de executar de modo correto seu funcionamento, de mistura ar e combustível, então não adiante fazer qualquer gambiarra sem cálculos matemático que agregam melhoria mecânica e térmica ao motor , remapeamento entre outras mudanças. Caso vapor de combustível e eficaz deixaremos o controle de canister de lado e ligar diretamente ao tanque uma manqueira.
A utilização desta ideia absurda não traz benéficos entre alguns danos vejo, contaminação do óleo do motor, poluição ambiental entre outras.
Então querendo ou não a realidade e veículos elétricos, isto e certeza e o foco da engenharia automotiva, e não em outro projeto para futuro.em meu caso sou fã dos projetos TESLA.
Um abraço e conte comigo,
Att Diaz
Esse é o Diaz... O problema é que tem gente que ainda acredita em papai noel.
Interessante Diaz, obrigado pelo esclarecimento.
Mas digamos que esse vapor de gasolina fosse injetado de modo inteligente e controlado por uma ecu, ainda existiria todos os malefícios comentados por você?
Por exemplo, o golf tsi, pulveriza o combustível nos cilindros numa pressão em torno de 140bar, o que pode-se dizer que ele injeta vapor.
Eu não quero dizer que as gambiarras que estão fazendo por ai são boas, eu só quero pensar num meio de melhorar algo, da forma correta, como você falou, com cálculos estudos e tudo mais que for necessário.
E a questão não é acreditar em algo que não existe, mas desenvolver o que ninguém ainda acredita ou pensou que é possível.
Afinal tudo que temos de novo, tecnologias, não existiria se alguém não tivesse pensado a respeito.
Ernani,
Todo injetor tem a função de pulverizar , em um sistema de alta pressão a engenharia faz como prioridade o sistema de Injeção Direta,
Ou seja injeção direta de gasolina, o sistema de combustível de alta pressão é alimentado pela bomba de alta pressão, que gera a pressão de gasolina recomendada na galeria de combustível. O injetor de combustível de alta pressão acoplado na galeria de combustível mede e atomiza a gasolina em alta pressão diretamente no cilindro para fornecer preparação de mistura ideal diretamente na câmara de combustão.
..........................IMPORTANTE A TODOS.....................
Sobre o motor 1.0 TSI utilizado pela VW no Brasil, estão aparecendo rumorosidade ( Barulho ) nesta motorização, Que tal o Jornal Oficina Brasil apurar isto e informar aos reparadores .
ATT. DIAZ
Diogo Vieira,
Obrigado pelo comentário, e por participar da discussão de forma a agregar valor, inclusive ja tinha assistido a esse vídeo, e vários outros sobre geradores de energia magnéticos.
Concordo que o futuro é esse, e com certeza vou estudar sobre o assunto.
Mas de imediato, eu quero pensar em algo tangível, que eu mesmo possa fazer com segurança com minhas ferramentas e baixo investimento dentro da minha própria oficina, com minhas simples ferramentas, o que no caso o motor elétrico ja não é plausível.
Então por isso insisto na questão para saber claramente de quem tem mais experiência e conhecimento do que eu, sobre quais sãos os prejuízos do vapor de combustível?
Porque o vapor de combustível são vários passos para trás?
Sobre facilidade de trabalhar, estocagem ou seguranca são questões que se pode resolver.
Eu quero saber se existem danos, riscos ao motor, como por exemplo o Diaz comentou meio por cimação do óleo do motor.Mas até que ponto? Com que intensidade? Como isso ocorreria?
Se os colegas acham essa discussão perda de tempo, e não querem ajudar com seu comentário de forma a agregar valor, tudo bem, eu entendo, só peço então que não comente nada que não contribua, assim nem você nem eu perdemos tempo na nossa própria visão.
Colega Ernani,
Acredito que todos estão aqui para ajudar ou aprender, Diogo ( Auto Motriz ) e super prestativo e dedicado a passar os seus conhecimentos com os demais pessoa inteligente e não vejo ele desmerecer ninguém e acho que as pessoas que não opinem deve ter razões diversas a este assunto.
Mas vamos entender o simples vapor de gasolina que não resulta em benefícios, o combustível teria que esta pressurizado e aquecido a temperatura elevada para ter a ainda pouca eficiência então, caso chegasse a temperatura na qual um combustível liberasse vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor. O ponto de inflamação, não é suficiente para que a combustão seja mantida.
Quanto a contaminação de óleo do motor,vapor de combustível são passando em pequena quantidade dos cilindros para o cárter e caso isto aconteça em grande escala contamina o óleo, lembrando que o óleo tem em sua formula aditivos detergente entre outros para não acontecer danos mas , dentro da especificações.
Assim, caso aconteça em grande escala a lubrificação será incapaz de acontecer, outra situação do vapor será a condensação entre varias como já disse e o vapor deste combustível arrebenta o ser vivo.
Então o argumento que faça acredito que entendam, não precisando fazer uma proposição em caso de caso de contestação.
Acreditaria em alguém que criasse uma nova fonte de combustível a partir de resíduos e rejeitos domestico com base de ácido hidro clorídrico que gera gases superaquecidos, não precisa ser gênio que resíduos e rejetos gera gases e o clorídrico venda a alta temperatura, e só a forma certa de produzir e armazenar.
Então Ernani, eu vejo muito valido este tópico, e gostei de participar.
UM ABRAÇO...
att. Diaz
Ernani,
Como já disse, este tópico e muito valido, quem participa ou observa esta agregando valores.
Você e profissional e seu interesse em descobri formas práticas em resolver e aprimorar sistemas já e abito dos brasileiros, todos nós fazemos isto.
E de maneira nenhuma você ofendeu ninguém,
Um grande abraço, e que seu dia seja aproveitoso,
att Diaz
Bom, sobre a estocagem, eu não vejo necessidade disso.
Não se pode simplesmente utilizar o vapor que é gerado no instante?
Pode-se utilizar os vapores do próprio tanque (sei que o canister ja faz isso) mas poderia ser de um modo mais intenso, não apenas em raras ocasiões.Ainda até mesmo pode se utilizar um reservatorio a parte para apenas conter a gasolina em estado líquido, e neste mesmo reservatório produzir apenas o vapor desejado e que sera utilizado pelo motor.
Vejam esse vídeo, achei muito interessante:
Senhores, boa noite. Alguém poderia explicar exatamente como funciona esse sistema miraculoso? Dei uma procurada rápida no Youtube e só achei videos com carros já com o sistema instalado e pessoas afirmando que a economia é fantástica. Aí fica esquisito...Qual é a teoria desse sistema? Talvez ele produza economia somente em faixas baixas de potencia, numa reta com o motorista apenas encostando o pé no acelerador. Será que numa ultrapassagem ou subindo uma serra com o carro pesado a tal geração de vapor supriria a demanda gerando potencias de, por exemplo, dezenas de cavalos ou mais num carro de passeio? Seria bom alguém que já viu e constatou as vantagens e/ou falhas desse sistema explicar a respeito ou se isso é mais uma história da carochinha, ou se tem algum fundamento cientifico real. Quem sabe até, é um sistema que dá certo? Abraços a todos.
Olhe, eu não posso dizer com clareza como funciona, pois ainda estou estudando a respeito.
Mas a princípio é simples:
A gasolina em forma de vapor teoricamente duraria mais tempo do que se utilizada na sua forma líquida.
Acredito que por as moléculas tanto da gasolina e do ar estarem mais homogêneas,(digo a mistura em si) podem queimar de forma mais rápida e completa, e isso se deve ao motor estar sendo alimentado pelo vapor.
Pois é um raciocínio lógico e simples: quando o combustível está em forma líquida, a chama precisa penetrar nas gotas, fornecer calor para então vaporiza-las, resultando na sua queima.
E com a gasolina na forma líquida, a queima acaba tendo um atraso na ignição por completo, retardando o processo de combustão de cada gotícula da gasolina.
Por isso então pode-se dizer que a gasolina na forma de vapor tem uma faixa mais ampla na razão ar/combustível fazendo com que se tenha ganhos de eficiência e rendimento.
Mas de qualquer forma o objetivo desse tópico nao é saber como funciona, nem se é possível ou não, mas principalmente saber das implicações para o motor, e aproveitando o embalo do auto motriz, excelente questão levantada: como resolver a dosagem em várias rotações do motor? (Boa pergunta)
Bom, a princípio eu pensei numa solução meio boba: não existe o Siena tetrafuel? Gas/alc/Gnv , eu estive pesquisando e pelo o que eu vi, o seu injetor é responsável pelos 3 combustíveis, então significa que é possível controlar a injeção do vapor de gasolina também.
Colega Ernani,
Tenho certeza que e mais um mito para tiram aproveito dos proprietários de veículos, não tem possibilidade alguma de economizar a não ser danificar peças e diminuir a vida útil do motor.
Então conforme já tinha passado alguns danos provocados:
1° Contaminação do óleo do motor
2° Desgaste de peças interna e peças eletrônica.
3° Durabilidade do motor cai
4° Fuligem demasiada no catalizador
5°Com o tempo acumulo de carvão nos pistão e caneletas de anéis.
Entre outros fatores, então o meu humilde conselho, Gaste o seu tempo em aprender as inovações que estão sendo aplicada nos veículos, criar e para construtores que tem equipamentos, equipes e fornecedores para criar protótipos.
Quanto ao Siena Tetrafuel utiliza 8 injetores e não 4 injetores para os combustíveis aplicados.
Espero que tenha sido claro para não jogar dinheiro fora e tempo.Veja o tópico que criei sobre o motor VW TSI tem inovações e acontecendo defeitos.
Um abraço
att Diaz
Prezado Ernani. Estive pesquisando na Internet, Youtube, etc, e pude constatar que: Primeiro não há uma explicação séria de como funciona o sistema. Segundo, pelo que eu pude perceber, a quantidade de vapor de gasolina é pequena, só servindo para alimentar o motor e dar a impressão de economia quando o cambio está em ponto morto, ou seja está sem carga. Na minha compreensão, um gerador de vapor de gasolina para tocar um motor veicular teria que gerar uma quantidade grande, variável e controlável de vapor para o motor funcionar quando fossem exigidas as varias faixas de potencias dele, por exemplo 60 cavalos se necessário. Esse sistema está mais para "me engana que eu gosto" do que para um invento sério e utilizável. Tentam enganar a química e a física, mas é impossível. Abraço.
Tudo bem, os Senhores me convenceram.
Mas só queria explicar, que minha intenção não era fazer o motor ser alimentado somente pelo vapor, mas que o vapor fosse um acréscimo para abaixar o tempo de injeção.
Mas vocês tem razão, nao vale a pena gastar tempo com isso...
Agradeco a ajuda de todos e desculpem-me fazerem perder tempo também rsss...
Vou seguir a dica do Diaz e utilizar meu tempo ocioso para aprender mais sobre as inovações.
Abraços.
Prezado Ernani. Achei legal o seu interesse pelo sistema. Tudo é valido e a gente sempre aprende alguma coisa. As vezes aparece alguma coisa interessante e inovadora, ou a partir de uma ideia, a gente pode ter outra útil para alguma aplicação. Eu acho que hoje em dia tem muitas cabeças brilhantes e criativas no mundo todo pesquisando, desenvolvendo e inventando maquinas, circuitos, etc e temos que tentar acompanhar tudo que está aparecendo em termos de tecnologia. Sempre é bom conhecer e debater a respeito desses temas. Abraço.
Eu apenas pensei que fosse algo válido, pois até mestrado de faculdade existe sobre vapor de combustível em motores ciclo otto.
Vejam esse link: http://www.teses.usp.br/teses/disponive ... /pt-br.php
Só que no caso, se trata do álcool.
Eu sei que existem muitas pessoas por ai que só querem arrancar dinheiro dos coitados que saem acreditando em tudo o que aparece.
Mas eu nao sou assim, eu pesquisei, e por achar esse mestrado ai de cima, pensei que poderia se tratar de algo sério.
Mas de qualquer forma, vou esquecer esse assunto, já até desanimei kkkkk....
Prezado Joelson. O Amigo tem experiencia com esse sistema? Se tem, por favor comente se é bom ou não...para aprendermos mais. Abraço.
Prezado Claudio, valeu... bom post. Sempre acrescentando boas informações. Abraço.
Excelente seus comentários Cláudio, obrigado!
Concordo com tudo o que você disse.
Sobre os engenheiros não adotarem esse sistema, eu acredito que pode ser porque ainda não deve ter sido estudo mais a fundo, como você pode ver, tem esse mestrado que postei de uma faculdade de Santa Catarina, e é bem recente.
E podemos ver ja essa tecnologia em funcionamento de modo similar, no caso o Golf ja comentado a posts atrás, onde a pressão na flauta é de140 bar,o que mostra possivelmente que o combustível é injetado na forma de vapor (suposição minha, e também do Dr. Carro em um de seus vídeos).
Assim como os carros Flex demoraram para surgir, pode ser que essa ideia de combustível vaporizado também esteja por vir.
Agora um ponto interessante, no caso sobre o vídeo que postei demostrando o tempo de injeção caindo, você tem razão, cai porque a sonda identifica a mistura rica, só que ai surge outra dúvida relacionada ao mapa de injeção que você comentou: a central não vai admitir um tempo de injeção abaixo do registrado em seu mapa correto? Teoricamente ela entraria em conflito, pois "pensaria" como pode a mistura rica e o tempo de injeção baixo? Engraçado isso né rssss
Por mais que estejamos perdendo um pouco de tempo falando sobre isso, por mais que seja tudo ilusão e etc, eu acho muito bacana conversar e discutir sobre essas coisas, pois elas nos fazem pensar, colocar a mente pra funcionar, exercitam nossa faculdade de raciocínio.
Eu ainda estou lendo aquele trabalho, eu vi sobre a possibilidade de não haver borboleta, achei aquilo muito esquisito rsss...Mas deve ser porque não estou familiarizado com motores diesel.
Também vou ler mais aquele mestrado para entender melhor e poder comentar por aqui.
Boa tarde Sou novo aqui no forum, e andei lendo as postagem de vocês e acredito que vocês podem, tirar alguma duvida minha e que eu também possa contribuir com vocês.
Meu nome e Jose Carlos Mas podem chamar de Zeca, tenho 52 anos. estou no interior de são paulo novo horizonte.
Sou igual são tome quero ver pra quer então resolvi fazer uma modificação no meu carro.
Tenho um, honda CRV 2006 2.0 16v 4x4 media geral pista cidade de 9,58 km ante de iniciar o projeto vapor de gasolina.
De que forma estou usando:
A manqueira que vem do canister ligado no sensor de Purga coloquei um T nela e liguei em uma eletroválvula pós chave a saída passei em um registro e a saída do registro ligue próximo ao TBI na manqueira da caixa de ar para o TBI apos o sensor que fica na manqueira. bom ate ai tudo simples. ai comecei a verificar a sonda lambda e abrir e fechar o registro na lenta e observando se o sensor mudava o comportamento. não teve alteração alguma como se não estivesse nada alterado. pensei vixi que furada mas mesmo assim sai para fazer teste carro amarrado, diferente como se estivesse puxando um reboque de 10 toneladas. parei fui fechando o registro varias vezes ate um posição que o carro rodou normal. registro pouco aberto coisa minima e vamos rodar na cidade ja percebi que tinha melhorado o consumo pois o marcador de combustivel ja nao estava abaixando da mesma forma. apos rodar 100km na cidade e 200 em pista a media geral ficou em 10.3 muito baixo pois antes de tudo essa parafernália eu ja tinha 9.58. foi quando resolvi mudar de combustível e passei a usar a Vpower os mesmo 100 klm cidade e 200km pista a media vou para 12.5 e hoje esta nisso 12.5 chegando a fazer na pista uma media de mais de 14km por litro. segue imagem de monitoramento feito por um scaner obd2 instalado no carro. o meu problema esta sendo o seguinte a regulagem para cidade e uma para a pista e outra tenho que fazer isso manual e ai que entra a tecnologia agora como automatizar essa regulagem.
Amigo, de acordo com tudo o que li até hoje e pesquisei, o problema não é a "regulagem" em si.
Mas o principal problema desse sistema, é o gerenciamento da injeção ou liberação do vapor para o motor, conforme o regime do mesmo.
Pois não é a toa que a valvula de purga do canister é controlada (gerenciada) pela central.
Se você tivesse um sistema que gerenciasse esse vapor, você não precisaria de regulagem para Estrada e cidade, pois o sistema cuidaria disso, não só nesses momentos, mas todo o tempo.
Por exemplo esse novo kit gnv de quinta geração, se não me engano,ele é injetado, controlado por uma Central...