Estou trazendo ao conhecimento dos colegas um defeito que deixo minha meia duzia de cabelo em pé. trata-se de um defeito pouco comum pois tratava -se de ma peça nova e um defeito intermitente.
Primeiramente, vou deixar um agradecimento ao suporte técnico da MTÉ que me dispensou uma atenção digna de uma empresa que pretende chegar ao topo, parte do que colocarei aqui foi relatado de minha parte a empresa.
farei uma breve descrição dos inconveniente, pois tratasse de uma anormalidade, e de difícil identificação.
Em primeiro contato o proprietário procurou a oficina para uma analise do sistema eletrônico do veiculo pois após trocar a válvula e a carcaça da mesma, e anterior a isso segundo relato teve que fazer troca da junta e da bomba de água, a temperatura no painel estava com alteração para mais, chegando em alguns momento no máximo.
após uma primeira avaliação foi efetuado sangria, tratado de alguns mal contato no conector da válvula e feito teste de rodagem, onde tudo funcionou perfeitamente bem.
uma semana depois o cliente retornou com a mesma queixa, e mais uma vez nada apareceu durante os testes, sempre mantendo o dialogo e a cooperação do cliente prosseguimos refinando as busca e foi percebido durante uns teste uma alteração na temp, decidi para efeito de teste trocar o sensor,onde o mesmo andou por mais de um mês sem apresentar o defeito.
mas foi só ter uma queda de temperatura no clima algo abaixo de 15° e o problema voltou a dar as carras, como não tinha presenciado exatamente o problema passei alguns pontos parra o cliente observar, pois queria saber a origem da causa c erra circulação ou de água ou falha elétrica, parra encurtar a história a troca de informação levou a crer que a válvula possivelmente não estava abrindo pois quando apresentava o problema erra no momento da primeira abertura, o ciente desligava por um instante e ao religar não apresentava mais o defeito, por fim hoje com a temp favorável, segundo o cliente, parra o surgimento do problema, peguei o carro frio e como relatava o cliente o defeito c fez presente permitindo um diagnóstico mais técnico, constatei que a válvula não estava abrindo a circulação de água parra o radiador, fiz teste com osciloscópio parra corrente e tenção do circuito da válvula quais anexarei posteriormente, como em teste comparativo com uma nova na bancada ela apresentou rendimento inferior troquei a peça já no primeiro funcionamento antes de atingir temperatura de atuação da central via aquecedor já apresentou uma leve mornada na mangueira de retorno dando indicio de que a válvula estava começando a abrir.
Testedosistemaeltricodavlvulatermostaticaeletrnica.pdf
a peça foi encaminhada pela primeira oficina que executou a troca, parra garantia,foi trocado dia 4 onde tivemos clima similar parra os testes até o presente momento esta normal mas vou aguardar mais parra ter certeza.
caso na peça consiga chegar com a identificação que providenciei o técnico da mté c comprometeu em me informar sobre os teste em laboratório., c isso ocorrer compartilho aqui.
Respostas:
Por aqui Chico troco poucas,ppor ser uma funçao mais pra parte mecanica,mas ja fiquei bravo com meu chefe,coloco waler ou nem monto,aquelas carcaças completas(mte,valclei),todas deram retorno,experiencia aqui da oficina que atende uma frota de ecosport 2010..
Tive uma experiencia e um aprendizado fantástico com este mesmo Motor e esta mesma Válvula.
A Priori era Mamão c/ Açúcar, exceto pela não precisão de um detalhe.
VOLTANDO UM PARECER, ATÉ AGORA TUDO NORMAL ACREDITO Q FOI RESOLVIDO.
Prezado Chicoobice, que material rico em informações. Parabéns!
Podemos cravar como Resolvido ?
Att
ola bom dia amigo CHICO excelente material sobre valvulas termostaticas eletrônicas, o mais interesante que o sinal da central de injeção emite o sinal negativo para este componente alguns segundos antes de alcançar o pico de temperatura de trabalho, onde volta a agua quente encontrar com a agua fria do radiador, e cai novamente a temperatura da agua , onde pode ocasionar choque termico no material de confecção da valvula deixando a gente quase louco kkkkkk , e tem mais amigão vc pode anganar a central com uma valvula mecanica, pois a eletrônica éla auxilia mais para a conversão dos flex ,por isso a central manda o sinal para a abertura da valvula quase na hora de trabalho de refrigeração da agua.