Pessoal tudo bem?
Geralmente em vários modelos hoje, há uma válvula de retorno de óleo no cabeçote para que o mesmo não retorne para o cárter, isso ajuda pois mantém o óleo na parte superior e quando dado a partida do motor à frio o óleo chegará mais rápido nos tuchos e no comando de valvulas, ou seja,diminui o tempo de trabalho a "seco" no comando. Minha dúvida é a seguinte: Se essa válvula retem o retorno do óleo para o carter, substituir o óleo lubrificante pelo bujão do cárter vai ainda haver óleo pós válvula no cabeçote? e esse óleo não pode contaminar o óleo novo que iremos abastecer? essa pergunta nem um instrutor no senai do horto em BH soube me responder de forma convicente.
Abraço
Respostas:
>Pessoal tudo bem?
Geralmente em vários modelos hoje, há uma válvula de retorno de óleo no cabeçote para que o mesmo não retorne para o cárter, isso ajuda pois mantém o óleo na parte superior e quando dado a partida do motor à frio o óleo chegará mais rápido nos tuchos e no comando de valvulas, ou seja,diminui o tempo de trabalho a "seco" no comando. Minha dúvida é a seguinte: Se essa válvula retem o retorno do óleo para o carter, substituir o óleo lubrificante pelo bujão do cárter vai ainda haver óleo pós válvula no cabeçote? e esse óleo não pode contaminar o óleo novo que iremos abastecer? essa pergunta nem um instrutor no senai do horto em BH soube me responder de forma convicente.
Abraço
você tem razão, sempre vai ficar uma quantidade insignificante de lubrificante contaminado dentro do motor
não é somente na valvula de retenção,mas tambem dentro dos tuchos, dentro do pescador,dentro da bomba de oleo, dentro do variador, dentro das bronzinas,etc
solução, a cada troca de oleo desmonte todo motor e limpe ele,
ou não pense muito ,e nem fique colocando minhoca na cabeça, e apenas troque o oleo e filtro,e curta seu carro, ok