Amigos reparadores... alguém sabe o que fazer, alem de substituição desta maldita valvula, para a luz da IE parar de acender e melhorar o consumo?
Retirei a EGR, acabei não fazendo a limpeza quimica completa (ficou travada fechada igual). Erro meu... cliente precisava do carro no final da tarde e eu não quis deixa-lo na mão, agora vou ter que desmontar tudo de novo para tirar e destrancar ela :(
Alem de limpeza ou troca... alguma outra sugestão para melhora de consumo?
A luz da IE eu sei que vocês vão mandar colar fita isolante na lampada... hahahha!!!
Respostas:
Os que eu peguei fiz a limpeza com descarbonizante e resolveu...
Nao entendi pq vc tirou a valvula... so tirou e colocou de volta.?
Esse modelo pelos que e eu ja reparei,nenhum tem um desempenho e consumo satisfatorio....quanto a valvula tambem nunca troquei,so limpeza reolvia....
Não sei o que vou falar vai ajudar, mas sempre que tive problema com
essa válvula em especial, nunca precisei remover para desengripar
a mesma. O que eu faço é o seguinte, entro com o aparelho em teste
de atuador, funciono o motor e vou fazendo ela movimentar até ela
destravar, sempre fiz e deu certo, espero que ajude.
NUNCA TROQUEI UMA VÁLVULA DESSAS SÓ FAÇO A LIMPEZA È FICA BOM
Sassá, sim... retirei a valvula e acabei não fazendo a limpeza contra a minha vontade. Meu cliente estava junto, precisava do carro, 15h da tarde, falei que não adiantaria apenas desmontar e remontar... e agora vou fazer tudo de novo.
Paciencia... quem mandou montar e liberar o carro mesmo assim. Vamos lá... é sacar ela fora e "chamar" no Car80 até destravar.
O desempenho do carro até não é ruim, apesar de ser mais pesado que um Corsa. Após 4mil rpms ela anda muito bem. Um toque no acelerador e ela sobe giro até a faixa de corte.
O problema é consumo que está fazendo por volta dos 7-8km/l, o que acho meio inadmissível para um milzinho (todo o resto está em ordem, filtros, velas, correia devidamente sincronizada, valvula termostatica nova e funcionando direitinho; já chequei se havia algum problema de freio e está tudo ok).
Pelo vacuometro, não encontrei defeito no funcionamento.
Ah, e o regulador de pressão de combustivel também não está furado, e funcionando direitinho.
Velas com aspecto de queima perfeita também.
Edgar e o bicos? Equalização e vazão, imagino que ja tenha testado mas como não mencionou bicos estou dando uma lembrada. Abraço
Vicente
Mecânica São Judas Tadeu
Entao Edgar se o funcionamento estiver redondo e a sonda oscilando bem ,ai nao tem muito pra melhorar .
E essa dica do Jovino eu ainda nao testei mas no proximo vou testar e tomara que de certo kk pq pra tirar essa egr é osso...
A sonda está com otimo funcionamento, testei com equipamento a parte (PlanaTC) e com o scanner (Rasther ), tudo ok. Boa amplitude e funcionamento rapido.
Bicos eu não testei, falta-me uma maquina infelizmente :(
Cor de velas perfeita, todas com queima parelha...
Leitura estável com vacuometro, em 450mmg, acelerando cai a 0, fechando borboleta vai ao máximo e retorna. Ou seja, perfeito.
Parte mecanica (com exceção da EGR), está perfeita. Semana que vem arranco a EGR e destranco ela com Car80.
Obrigado e tornarei com a resolução!
Média do carro: por volta de 9km/l dentro da cidade, AC desligado.
Outra detalhe dessas EGR é que elas possui cinco fios, desses, dois são
para o comando do motor atuador da mesma, já os outros três são do TPS
da válvula, isso mesmo ela tem um sensor de posição para informar ao
modulo o quanto ela esta aberta, e é possível verificar se ela esta aberta ou
fechada com o scaner , com o motor funcionando em marcha lenta esta
posição tem de ser zero por cento, se for dez por cento ou vinte, ela esta
travada aberta, e quando se esta com o veiculo em movimento o modulo
envia um comando para uma abertura de vinte por cento e ela abre dez
por cento imediatamente a luz de injeção acendo. Estou dizendo isto apenas
para dizer que da saber se o defeito está ou não na válvula e evitar remover
sem ser preciso.