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Respostas:
<t><p>Prezados, que preciosismo. Não precisa isso. Se fosse um avião, ainda vai, mas tudo bem. Vale a antiga frase: Amarra-se o burro à vontade do dono. Abraço para todos.</p> <p>P.S. Quem sabe o proprietário já teve algum motor estourado por aperto errado em bujão de carter.</p></t>
<t><p>:) A A A apertar o bujao eta nos em polemico mas tudo bem trocar o anel de vedaçao aquele aperto classico nada tao simples operaçao conciencia 1.5nm mas se o q</p> <p>cliente quer,use o melhor pra ele vai pagar mesmo e melhor pecar pelo zelo que pelo desleixo.</p></t>
<t><p>Olá companheiro, acho este assunto muito relevante. Hoje em dia tudo anda muito corrido, as oficinas andam cheias e as vezes perdemos alguns princípios que não se deveria. No caso dos vw a maioria se fala 30Nm. Eu troco todos anéis de vedações dos carros mais não uso torquímetro com frequência. Este dias parei todos os serviços para conversar sobre apertos exagerados e uso de máquinas pneumáticas. </p> <p> Creio que investir mais em torquímetros menores e um pouco de mudanças de postura ajudariam. Isso pra quem já é experiente o cara aperta numa boa, mais tem gente q aperta demais.</p></t>
<t><p>Prezados. O técnico tem que aprender a ter o sentimento do aperto quando está realizando a desmontagem e montagem de equipamentos. Pelo tamanho e material do parafuso/porca/bujão, o bom senso tem que se fazer presente. Não dá para apertar uma porca ou parafuso qualquer sem critério apertando até espanar. A pistola pneumática pode ser usada mas não indiscriminadamente para não acontecer esses problemas de bujão emperrado porque foi apertado até o ponto de quase espanar a rosca. Abraço.</p></t>