O valor deve ser baixo mesmo, visto que se trata de um consumidor de alta potencia.
Mas testar a resistência nessa caso ai não é nada conclusivo...
Abraço
>O valor deve ser baixo mesmo, visto que se trata de um consumidor de alta potencia.
Mas testar a resistência nessa caso ai não é nada conclusivo...
Abraço
Concordo com o Daily. Não dá muito certo testar com multímetro porque vai dar valor baixo. Eu chutaria a corrente dessas ventoinhas em torno de 8 Amperes. Elas puxam bastante corrente. Ligue ela numa bateria e observe se vai rodar bem, se está esquentando demais, etc. Abraço.
Todos amigos apresentaram argumentos técnicos corretíssimos.
Mas devemos aceitar que nem todos nascem sabendo, e muito menos aprendem tudo durante a vida, então valos abordar de uma maneira bem fácil.
1) Se medirmos à resistência ôhmica de um motor de ventoinha, realmente encontraremos um valor muito baixo, como citado, em torno de 0,8 ôhms. Portanto aplicando-se 12V sobre essa carga a corrente ultrapassarpa 15A, e a queima do enrolamento será decretado.
2) Um bateria ou qualquer outra fonte de energia gera uma determinada tensão, que também é chamada de FORÇA ELETROMOTRIZ, E isso significa: FORÇA = Aplicação de um torque ao rotor - ELETRO = de natureza Elétrica, MOTRIZ=Movimento girante.
3) Um motor por sua vez, devido a indutância de seu enrolamento cria uma tensão contrária, chamada FORÇA CONTRA ELETROMOTRIZ que se opõe à primeira, e é sempre menor.
Façamos: FEM - FCEM = 12,6 - 5 = 7,5V (ddp)
Então a corrente para rotacionar o motor seria 7,5/0,8 = 9 A.
Façam uma experiência, entes da ventoinha começar à rodar segure-a com força e impeça sua rotação (por pouco tempo), e monitore a corrente. Sem a Força Contra Eletromotriz teríamos 12,6/0,8, ou seja algo em torno de 15A.
Interessante!
Abraço